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: tudo que você precisa saber para seu site gerar negócios
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Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 19/09/2017. Última atualização em 19/09/2017.

Tempo estimado de leitura: 32 minutos.

A internet é composta por mais de 1 bilhão de sites de todos os tipos.

Os endereços servem a diferentes propósitos, indo dos jornais e portais de entretenimento às redes sociais e aos endereços empresariais.

Diante de um número tão expressivo, é comum achar que esse já não é um elemento tão importante.

Porém, nunca foi tão relevante ter um site robusto, de fácil carregamento e que seja intuitivo, como acontece hoje.

Tendo um endereço adequado, sua marca poderá gerar negócios com maior velocidade e em volume aumentado, além de se fortalecer na internet e no mercado, em geral.

Saber o que fazer nesse sentido, portanto, é um imenso diferencial competitivo.

Para te ajudar nisso, trazemos este post com tudo o que você precisa entender para conseguir melhores resultados.

Preparado? Então continue lendo!

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Qual a importância de um site para meu negócio?

Com a chegada das redes sociais, é muito comum que as empresas achem que ter um site já não é necessário. Afinal, um bom perfil em uma rede famosa já garante interação e permite a postagem conforme o desejado, certo? Não é bem assim.

Ter um site ainda é muito importante para empreendimentos de vários tamanhos e reconhecer a sua importância faz a diferença nos resultados.

Entre os principais motivos para não abrir mão de ter um endereço virtual, estão:

É o primeiro passo para a presença digital

Não existe presença digital sem um site.

A presença nas redes sociais é importante, mas ela não substitui a existência de um endereço próprio e que contém os elementos importantes.

Inclusive, é muito provável que uma pessoa pesquise primeiro nos buscadores tradicionais e, somente depois, nas redes sociais.

Com isso, ter um endereço próprio é ter um espaço que é especificamente voltado para gerar negócios e obter melhores resultados para o empreendimento.

Favorece a percepção de marca

Outra questão que vale considerar é que o site funciona como cartão de visita virtual.

Muitas vezes, ele é um dos primeiros contatos diretos com os possíveis clientes, causando impressões diversas.

Se ele foi bem estruturado e conta com as informações necessárias, transmite a sensação de credibilidade, profissionalismo e de alinhamento com as exigências atuais.

Já um site mal organizado ou que não se apresenta corretamente, gera uma péssima impressão.

Além de tudo, a falta de um endereço como esse pode colocar em xeque a sua marca, o que ajuda a justificar a importância desse elemento.

Veja mais em 10 Dicas que o Google Afirma que seu site não pode deixar de ter.

Oferece um espaço próprio do negócio

Talvez você ainda não esteja convencido do poder dos sites, afinal, as redes sociais contam com cada vez mais recursos para empresas que desejam fazer negócio.

Porém, não se esqueça de que uma rede social sempre será de outra pessoa. Ou seja, ao basear toda a sua estratégia digital em um perfil na rede social, você está suscetível a qualquer mudança que possa ocorrer.

Caso o algoritmo passe a mostrar menos a sua página, por exemplo, haverá uma perda de visitas e você poderá fazer muito pouco para reverter o quadro — ao menos sem gastar nada.

Já ao ter um site, você adquire um espaço próprio para o seu empreendimento.

É quase como comprar um imóvel, em vez de apenas alugá-lo.

Tendo o endereço, poderá modificar o visual, adicionar ou retirar elementos e empregar a estratégia de divulgação que fizer sentido.

Serve para capturar novas oportunidades

Imagine que um cliente está procurando por uma loja que vende exatamente o que você oferece, no lugar em que atua.

Se ele pesquisar na internet e se deparar com seu site, provavelmente escolherá recorrer ao seu empreendimento.

Mais do que isso, ele poderá conhecer melhor como o seu estabelecimento atua, quais são as vantagens e produtos oferecidos e também poderá falar com um consultor, por exemplo.

No caso de um e-commerce, a loja virtual permite que as compras sejam feitas ali mesmo, no instante da visita.

Com isso, os sites são ótimos locais para capturar novas oportunidades, gerando mais vendas e maior alcance para a marca.

Amplia a competitividade da empresa

Apesar de muitos estabelecimentos ainda não conhecerem o poder desses endereços, vários já sabem o porquê de apostar nessas opções.

Inclusive, é provável que alguns de seus concorrentes já tenham ou estejam se preparando para ter os próprios endereços online.

Se você não reconhece os benefícios dessa estratégia e não age para aproveitá-los, algum concorrente fará e absorverá parte do seu mercado.

Por outro lado, ao sair à frente de boa parte das empresas, você ganha competitividade e não fica para trás em relação àqueles que já têm esse item.

Como planejar a estratégia para meu site vender mais?

Depois de entender por que é tão importante ter um elemento como esse, é fundamental montar um planejamento para obter os melhores resultados.

Isso otimiza a criação de sites e permite que os interesses principais sejam atendidos.

A estratégia é a palavra de ordem desse momento, pois é ela que garantirá o destaque do seu negócio em relação aos outros milhões de endereços que existem em toda a web.

Para não deixar nada de fora, as principais ações estão a seguir!

Defina um objetivo

O que espera do seu site? Como ele deve ajudar sua estratégia de marketing digital e o alcance do seu planejamento estratégico? As respostas para essas perguntas ajudam a garantir que a sua abordagem tenha um direcionamento adequado.

Sem um objetivo claro, fica mais difícil escolher os elementos certos ou saber como usar o endereço de forma adequada.

Porém, não vale ficar apenas no campo das ideias.

Dizer que deseja que o site “gere mais negócios”, por si só, não é tão relevante.

Em vez disso, experimente estabelecer interesses mais específicos, como “conseguir um tráfego de 5 mil visitantes no mês” ou “fechar 30 vendas por mês com pessoas que chegaram pelo site”.

Conheça seu público

Depois de definir os objetivos, é fundamental conhecer o seu público.

Todas as ações devem ser orientadas para ressoar com os indivíduos de interesse do empreendimento, porque é isso que gerará resultados.

Para tanto, invista em descobrir quais são as características fundamentais do seu público.

Entenda questões como localização, idade, sexo, classe social e quaisquer outras informações relevantes.

Nesse momento, as redes sociais são bem úteis, já que você pode utilizar os relatórios desses locais para conhecer mais sobre quem acompanha seu negócio.

A partir daí, trace estratégias que sejam condizentes com os interesses e com as necessidades dessas pessoas.

Pense em um design adequado

O design é um grande responsável por fazer com que os visitantes se interessem e permaneçam no seu site.

Portanto, cuide para que tudo esteja de acordo com o que é esperado pelo seu público.

Dê preferência para um site responsivo, ou seja, que se adapta a todas as telas, pois assim é possível estar com o cliente de onde quer que ele acesse.

Além disso, invista em uma navegação simples, intuitiva e descomplicada.

Assim, você amplia o tempo de permanência dos visitantes e garante uma melhor experiência para eles.

Entenda os elementos de conversão

Quando um dos objetivos é gerar negócios, os sites normalmente contam com páginas de conversão.

É o caso de uma que ofereça contato direto com um vendedor/consultor ou até os e-commerces, com suas páginas de produto.

Para conseguir que a pessoa tome uma ação favorável ao empreendimento, é fundamental entender os elementos de conversão.

Botões de chamada para ação com destaque, que contrastam com o ambiente no qual estão inseridos, chamam a atenção e induzem ao clique — seja ele uma compra ou um contato.

Além disso, manter o foco na ação que você deseja que seja realizada — como oferecer o e-mail em troca de um material rico — é fundamental.

Tudo deve ser simples de usar, mas precisa chamar a atenção para que o cliente aja em seu site.

Prepare-se para a otimização contínua

Todos os pontos anteriores ajudam a planejar o que fazer antes de o site entrar no ar, propriamente dito.

Porém, uma questão deve se manter ativa mesmo quando ele já estiver funcionando: a otimização de sites.

Pensar em tornar o endereço cada vez melhor, mais fácil de usar e adaptado às necessidades de quem o visita é crucial para que a taxa de conversão continue crescendo com o tempo.

Portanto, inclua em seu planejamento a necessidade de sempre realizar testes com pequenas mudanças de cada vez.

Assim, dá para saber o que funciona melhor e o que deve ser substituído.

Como implementar a estratégia para meu site vender mais?

Depois do planejamento, é chegado o momento de colocar essa abordagem em prática.

Como a intenção é gerar um número maior de oportunidades de negócio e vender mais, algumas questões precisam de máxima atenção.

A grande vantagem é que, ao seguir estes passos, ter um site se tornará ainda mais útil para o seu empreendimento.

Para não deixar nenhuma questão importante de fora, veja a seguir o que fazer!

Apresente as informações relevantes

Quando um cliente entra no site de um negócio, ele deseja ter acesso a alguns elementos importantes.

Em primeiro lugar, é fundamental apresentar a tríade conhecida como NET.

Ela corresponde ao conjunto de dados de nome da empresa (N), endereço (E) e telefone com código de área (T).

Essa questão é tão importante que ajuda, inclusive, o seu site a conseguir melhores posições nas buscas do Google.

Esses dados devem ser atualizados frequentemente, conforme a necessidade.

Além disso, crie páginas internas, apresentando os produtos e serviços oferecidos pela empresa, os valores, a missão e até a história.

Isso ajuda o visitante a conhecer melhor o negócio e a se conectar com ele, o que favorece as vendas.

Veja agora mesmo nosso e-book Marketing digital em 6 passos?

Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para fazer o seu site aparecer para os clientes.

Basicamente, ele foca na criação de conteúdos práticos, relevantes e úteis para a pessoa que o visita.

A ideia é tirar dúvidas, apresentar problemas e conduzir o cliente até a solução adequada — ou seja, aquela apontada pelo seu estabelecimento.

Além de tudo, é uma forma de construir autoridade e melhorar o processo de convencimento até a venda.

Para tanto, invista em criar temas que façam parte do interesse do público, com palavras-chave interessantes e títulos atrativos.

Também não deixe de investir em boas imagens e em uma variedade de conteúdos.

Os materiais ricos, como e-books, ajudam até a captar informações pessoais ― como os e-mails ― gerando leads ou oportunidades de negócio.

Veja nossas dicas de 50 tipos de posts para o seu blog.

Otimize o site por meio de técnicas de SEO

O SEO ou Search Engine Optimization corresponde ao conjunto de técnicas que otimizam o conteúdo para que ele apareça facilmente nas buscas feitas pelos usuários.

Como você viu, apresentar as informações NET é muito importante para o SEO local.

Outras ações sobre os conteúdos publicados, por sua vez, ajudam o site a ganhar relevância e a atrair um número maior de visitantes.

Aposte, acima de tudo, em bons conteúdos.

Também invista em textos escaneáveis e de fácil leitura, no uso de imagens e de links internos e para fontes de confiança.

Um bom layout e a otimização para mobile também são fatores que ajudam a conseguir ótimos resultados de SEO, melhorando o ranqueamento nas buscas.

Você já ouviu falar de SEO Local? Veja nosso artigo SEO local: por que é importante para meu negócio e como fazer.

Empregue o Google Adwords

Apesar de o tráfego orgânico — ou seja, aquele obtido naturalmente — ser importante, você deve considerar o uso de links patrocinados.

Ao anunciar no Google AdWords, a campanha oferece a possibilidade de o link do seu site aparecer no topo das pesquisas, em uma posição exclusiva para os anúncios.

Assim, as pessoas provavelmente ficarão inclinadas a clicar no seu endereço e você pode redirecionar para páginas com ofertas ou que sejam interessantes para os seus objetivos.

Com uma boa configuração de campanha, é possível atrair visitantes altamente qualificados e que estão próximos da compra.

Use redes sociais

Não é porque as redes sociais não substituem um bom site que elas devem ser ignoradas.

A promoção de conteúdo é importante e, de qualquer forma, elas são ótimos canais de exposição e alcance de marca.

Portanto, não ignore o poder desses elementos.

De acordo com o seu público, selecione as redes adequadas e crie uma estratégia para engajar e converter clientes.

Assim, seu conteúdo rompe barreiras, seu site ganha mais visitas e é possível gerar mais negócios.

Por que é importante utilizar um programa próprio e exclusivo para criar sites?

Na hora de criar sites, há vários recursos disponíveis na internet.

Alguns deles são gratuitos e muitos oferecem modelos prontos, que são replicados aos montes em vários outros endereços.

Para quem começa agora nesse universo, essas escolhas podem parecer o melhor caminho.

Entretanto, é muito mais vantajoso usar um programa próprio e exclusivo para criar sites.

Quer saber o porquê? Então confira alguns motivos na sequência!

Maior personalização do resultado

A maior parte das ferramentas gerais oferecem alguns temas disponíveis, mas todos eles são prontos e praticamente mecânicos.

Ou seja, você escolhe o tema que deseja e não pode ir muito além daquilo que já é apresentado.

Com milhares de pessoas fazendo a mesma coisa, é natural que o seu site não se torne único.

Já com o uso de programas próprios, você pode escolher todos os itens que fazem sentido para o seu negócio.

Com isso, consegue-se não apenas um layout inédito e personalizado, mas também um que é adaptado para exigências específicas.

Menor dificuldade para editar elementos

Mesmo depois de o site estar pronto, é necessário alterar certos itens.

A troca de um endereço de e-mail, do telefone ou o acréscimo de uma nova imagem na página inicial são aspectos que podem fazer a diferença nos resultados.

O problema é que essas ferramentas genéricas normalmente trazem dificuldade para a edição dos itens, exigindo grandes conhecimentos.

Por outro lado, com uma ferramenta própria, dá para escolher quais elementos devem ser editados de maneira simples e rápida, evitando transtornos e retrabalhos.

Menor tempo necessário para finalizar o site

A internet é muito dinâmica e, a cada dia que o seu site ainda não está no ar, oportunidades são perdidas.

Por isso, é preciso recorrer a uma possibilidade que permita a inauguração o quanto antes.

Por serem mais complexas, ferramentas não específicas normalmente incluem um tempo maior de finalização.

Ao usar um criador/editor exclusivamente dedicado à tarefa, é muito mais rápido finalizar o endereço e poder aproveitar todas as suas vantagens.

Mais possibilidades de integração

Outro benefício é que esses construtores próprios normalmente consideram uma grande possibilidade de integrações.

Há a chance de fazer a ligação com as redes sociais, de criar um chatbot e de incluir vários outros elementos.

De outra maneira, seria preciso completar essa integração manualmente, aumentando as chances de erros e complicando o que pode ser simples, com apenas alguns cliques.

Como consequência, os sites ficam muito completos quando são construídos com ferramentas próprias para tal atividade.

E o melhor de tudo isso, é que você poderá contar com um franqueado perto de você!

Melhores resultados com o site pronto

Com a orientação completa que há em um programa próprio, os sites oferecem um efeito muito melhor.

Eles carregam rapidamente, ficam alinhados à personalidade da marca e aumentam as possibilidades de conversão.

Já quando se utiliza modelos prontos e pouco adaptados, corre-se o risco de não ter uma opção responsiva, bem como de sofrer com o lento carregamento.

Com isso, o endereço perde parte do seu apelo e há o desperdício de várias chances que poderiam ser convertidas em vendas e melhor desempenho.

Como monitorar a estratégia?

Depois que o site estiver no ar e pronto para gerar ótimos efeitos, é fundamental acompanhar como estão os resultados.

Isso permite, por exemplo, a identificação do que não está dando tão certo e precisa ser melhorado.

Ao mesmo tempo, é uma forma de priorizar ações que cumprem com os objetivos pretendidos e que garantem que o site seja um ótimo gerador de novas oportunidades.

Para monitorar a sua estratégia, as ações recomendadas incluem:

Defina as métricas corretamente

As métricas são ferramentas que servem para o acompanhamento do desempenho em vários sentidos.

Já que a intenção é gerar negócios, elas devem ser definidas de acordo com os objetivos.

Entender quantas pessoas visitam o site, por exemplo, é relevante, mas é ainda mais importante descobrir quantas convertem em determinada ação, seja a compra ou não.

O conjunto de métricas e indicadores é individual para cada empreendimento, mas entre os importantes estão:

  • número de visitantes únicos;
  • número de visualizações de página;
  • tempo médio de visita;
  • taxa de abandono do site;
  • origem do tráfego;
  • taxa de conversão no site;
  • páginas mais visitadas;
  • página de entrada e de saída.

Use as ferramentas adequadas

Para acompanhar esses valores, você precisa utilizar os recursos corretos.

O Google Analytics, por exemplo, é um dos mais poderosos e é totalmente gratuito.

Com ele, é possível reconhecer uma série de dados sobre quem visita seu endereço virtual e o comportamento nas páginas.

Há, ainda, outras opções, como ferramentas de automação de marketing e plataformas especiais.

O uso desses elementos, a princípio, não é obrigatório, mas buscar recursos qualificados ajuda a entender cada vez mais sobre os efeitos conseguidos.

Mergulhe nos dados

Além de somente olhar para as métricas, vale a pena aprofundar a análise em busca de traçar padrões de comportamento.

Quer ver? É o caso de cruzar a idade dos visitantes com o tempo médio de visita ou com a origem do tráfego.

Pode ser que note que visitantes jovens, normalmente, vêm das redes sociais, ajudando a direcionar a sua atuação para esse público.

Ao cruzar informações, a análise fica ainda mais rica e completa, o que permite a segmentação de ação e a conquista de um número cada vez maior de negócios concretizados.

Faça as análises nos momentos adequados

Outro ponto importante para a mensuração é a escolha do período em que essas medições serão feitas.

Para ter uma análise concreta e representativa, é indispensável buscar o equilíbrio entre mensurações.

Ao publicar um post e analisar o desempenho no dia seguinte, é provável que os números estejam muito aquém do esperado.

Porém, um post que só é analisado 6 meses depois que foi ao ar, leva à perda de oportunidades que surgem pontualmente.

Para não errar, olhe para seus objetivos e estratégias e encontre o equilíbrio entre os períodos.

Desse jeito, é possível agir com dinamismo, mas ainda dar tempo para que tudo aconteça.

Tenha paciência

Se, mesmo depois de colocar todas essas dicas em prática, você ainda não consegue observar resultados imediatos, tenha paciência.

Sites são poderosos, mas, normalmente, não oferecem efeitos instantâneos.

Por isso, mantenha a consistência de atuação, publicação e mensuração, além de otimizar o endereço de forma contínua.

Eventualmente, a performance, as vendas e os negócios começarão a surgir, demonstrando, de uma vez por todas, o poder desses elementos.

Ao aplicar todas essas recomendações, seu empreendimento terá resultados muito melhores.

Além de uma presença digital forte e destacável, poderá gerar mais vendas e oportunidades promissoras.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude a espalhar a importância dos sites!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet! Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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