O guia completo do

slogan

O guia completo do slogan

Por Comunicação Liguesite. Postado em 16/04/2018. Última atualização em 16/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Você já ouviu e leu muita coisa sobre a importância de ter um slogan para o seu negócio.

Mas, nenhuma dessas informações foi suficiente para que você entendesse e pudesse criar essa frase estratégica? Chegou então a hora de dar uma reviravolta!

A fim de profissionalizar ainda mais o seu empreendimento fazendo-o ganhar destaque no meio a que está inserido, confira tudo sobre a criação de um bom slogan neste artigo!

Tire todas as suas dúvidas e ainda confira os melhores exemplos para se inspirar.

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O que é Slogan?

Frase curta e que fica registrada na cabeça do cliente e do potencial consumidor, o slogan representa a empresa.

Seu objetivo mais simples é fazer a promoção da marca!

Além disso, o slogan também faz com que o mercado memorize os produtos e serviços que são oferecidos pelo negócio com uma maior facilidade.

Tal como um jargão que perdura por muito tempo, essa criação requer, portanto, extremo cuidado e atenção!

Uma vez que a empresa será identificada por essa frase, é indispensável que esta seja ao mesmo tempo descontraída, séria e também facilmente reconhecida.

Em outras palavras, slogan é como um grito de guerra dentro do seu negócio: Uma frase impactante e marcante que diferenciará sua empresa da concorrência. Por isso, capriche muito!

O slogan deve ser impactante, oferecer valor para o seu público e ainda contribuir com a personalidade da marca.

Quer mais dicas sobre como criar um slogan perfeito para o seu negócio? Continue lendo e saiba mais!

3 Dicas para criar um slogan

Antes de apresentar as três principais dicas para a criação de um bom slogan vale a pena destacar mais alguns pontos. Para que tenha sucesso, é indispensável que o slogan possua algumas características bem definidas.

Quer saber quais são elas? Em resumo são a persuasão, brevidade, fixação e comunicação!

Agora que você sabe quais são as características determinantes para o sucesso de um bom slogan, é chegada a hora de conferir dicas sobre o assunto!

Para criar essa frase de impacto, procure seguir a risca os três passos destacados a seguir:

Saiba tudo sobre o negócio

O primeiro passo e dica para criar um bom slogan é conhecer a fundo todo o empreendimento.

Uma vez que a frase de impacto deverá representar o negócio como um todo, não há meios de se fazer essa definição sem antes considerar o que a empresa faz, para quem faz e como faz, por exemplo.

É importante avaliar ainda o que a concorrência tem feito e pesquisar como a sua empresa tem sido conhecida e referenciada no mercado.

Aproveitar-se de situações já existentes no mercado é uma ótima saída. Quem fez isso foi a Pepsi com o slogan “Pode ser”!

Ponha as características determinantes em ação

Lembra das características determinantes que foram anteriormente mencionadas? Agora é chegada a hora de usá-las para a criação do slogan da empresa!

Para tanto, procure ser breve, simples e ter um foco bem definido.

Qual a mensagem que você pretende passar ao cliente e como quer ser reconhecido no mercado? Trabalhe com honestidade na criação dessa frase, pois é preciso que ela tenha a sua cara!

Faça a prova da eficiência do slogan

Por fim, não menos importante, mais do que criar o slogan é indispensável mensurar como ele está sendo recebido pelo público.

Será que as pessoas estão gostando? A associação da frase com a empresa está se dando como foi previamente planejado?

Provar a eficiência do slogan não só quando ele é criado, mas também de tempos em tempos é uma forma inteligente de manter-se sempre à frente. Quando a frase deixar de fazer sentido ou perder a força, é chegada a hora de investir em uma nova criação!

Exemplos de slogan

Para ter uma ideia mais prática sobre o assunto e se inspirar, a seguir estão alguns dos mais conhecidos slogans do Brasil e do mundo!

Veja como cada um deles é verdadeiramente simples e ainda assim facilmente associado a sua respectiva marca.

1001 utilidades

Quem não amava ver os comerciais criativos da marca Bombril que deixou gravado na cabeça do público o slogan “1001 utilidades”?

Sendo uma das melhores campanhas nacionais, o Bombril cresceu muito e tornou-se referência em seu mercado. É disparado o líder de vendas no que se refere a comercialização de lã de aço!

Amo muito tudo isso

Quem não usou essa mesma frase e entonação para falar de outras coisas de que gosta em seu dia a dia?

O slogan do Mc Donald’s é usado até mesmo em legenda de foto de casais, um perfeito exemplo daquilo que deu certo e que se fixou na mente do consumidor.

Creative Technologie

Marca internacional que está consolidada no mercado automobilístico, o slogan da Citroën é tão conhecido que automaticamente, ao ler a frase, já vem a cabeça do cliente a voz usada na propaganda junto a imagens de carros altamente tecnológicos.

Taste the Feeling

E é claro que não poderia faltar o slogan da magnânima Coca-Cola nesses exemplos.

Mudando de tempos em tempos, a atual frase de impacto da empresa foi traduzida na versão nacional para “Sinta o sabor”! Antes o slogan era “Abra a felicidade” que fez também um incrível sucesso.

Todo mundo usa

O que todo mundo usa? Você com certeza sabe essa: Havaianas!

O slogan está tão fixado no mercado que torna-se inevitável falar essa frase sem entrar no ritmo da propaganda, não é mesmo?

A Havaianas usa este slogan há um bom tempo e os resultados têm sido excelentes!

Não basta ser pai tem que participar

Para os mais "experientes" vamos recordar do famoso slogan das pomadas Gelol! Uau essa foi do fundo do baú laugh.

Quais dos slogans citados você não conhecia? Provavelmente, se não conhecia deve ser no máximo um ou dois, não é mesmo? Esse reconhecimento do grito de guerra das empresas se dá justamente pelo fato de que elas pensaram estrategicamente nessa criação!

Por fim, vale destacar que de tempos em tempos um slogan pode ser mudado, alterado ou modernizado.

A Coca-Cola, por exemplo, já teve vários outros slogans! E justamente por mensurar a eficácia dessa frase, após algum tempo pode ser necessário fazer esse reajuste.

O importante é se dedicar a essa criação!

Se sua empresa ainda não tem um slogan, siga as dicas e exemplos deste conteúdo e comece a trabalhar agora mesmo nessa frase. Torne-se conhecido em todo o seu segmento e não deixe isso para amanhã!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

E não podíamos deixar de lago o nosso slogan: Seja estratégico, conecte-se!

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