Terceirizar os serviços de Marketing: o que sua empresa ganha com isso?

Terceirizar os serviços de Marketing: o que sua empresa ganha com isso?

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 16/02/2017. Última atualização em 16/02/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Quem deseja terceirizar os serviços de marketing pode ter muitas dúvidas e receios em relação à contratação de um serviço. De fato, existem vários mitos em torno da terceirização, e é preciso que o gestor tenha um planejamento estratégico para decidir se essa é a melhor solução para o seu negócio.

Nesse contexto, é ainda mais comum que o empreendedor tome para si mesmo, ou repasse a um de seus colaboradores, as tarefas que extrapolam suas funções. No entanto, esse pode ser um grave problema para a dinâmica da equipe, principalmente se o negócio ainda estiver se consolidando.

Além sobrecarregar os colaboradores e a si mesmo com trabalhos não relacionados, pode-se perder o foco e desorganizar o cenário por completo. No post de hoje, mostraremos o que é e como pode ser feita essa terceirização dos serviços de marketing.

Continue a leitura e veja as principais vantagens para quem escolhe essa opção!

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O que é a terceirização em serviços de marketing?

Basicamente, terceirizar o marketing é contratar profissionais especializados para traduzir, ao público, toda a essência da empresa. Isso ocorre por meio de produção de conteúdo no ambiente online e offline, com campanhas de marketing digital, materiais institucionais e publicidade em geral.

Ao terceirizar o marketing, você passa a contar com uma equipe que não apenas analisará o cenário para prestar uma consultoria personalizada ao seu negócio. Os profissionais terceirizados também serão responsáveis por executar a proposta, acompanhar o processo e mensurar os resultados, já visando as próximas ações.

A terceirização do setor também não impede que a sua empresa possua uma equipe de marketing interno. Ao contrário, ela contribui para que a sua equipe foque em informações e serviços mais estratégicos, enquanto a equipe externa (terceirizada) fornece o apoio, suporte e insights necessários para um trabalho completo.

O que eu posso terceirizar?

Tudo que está relacionado ao marketing e à comunicação pode ser terceirizado. Vejamos alguns exemplos a seguir:

Criação de sites

Para quem deseja criar um novo site e dar um up no conceito visual da organização, a terceirização desses serviços pode ser ideal.

Além de entregar a parte operacional para que uma equipe de especialistas planeje e execute, você ainda obtém ideias diferenciadas de quem está de fora e possui uma visão externa sobre o seu negócio.

Sugerimos um boa leitura no nosso artigo sobre conceitos de criação de sites.

Redes sociais

Ao contrário do que possa parecer, gerir redes sociais é um serviço que exige muito tempo, pesquisa e dedicação. Afinal, é preciso criar e gerir canais onde o público está, criar conteúdos realmente interessantes e cativantes e manter uma relação de via dupla — o que exige tempo e esforço.

É preciso acompanhar, responder o público, monitorar o que dizem sobre sua empresa serviços e produtos. Além disso, é fundamental mesurar, periodicamente, todos os dados para que o trabalho prossiga sempre melhorando e se adaptando às expectativas e interesses do público.

O Facebook que é a maior rede social da atualidade, conta com uma ferramenta para segmentar seu público, mensurar resultados, impulsionar suas publicações e alcançar ainda mais resultados nessa rede social, veja nosso artigo sobre Facebook ADS.

Campanhas de comunicação interna

Sim, é possível terceirizar a comunicação interna! Desde que você conte com profissionais capacitados e especializados na área, esse é um trabalho perfeitamente possível.

Contratar uma equipe externa para tomar conta da comunicação interna pode trazer novos ares para organização e ideias realmente inovadoras. Vale a pena experimentar!

Criação de peças publicitárias e institucionais

Cartões profissionais, material de papelaria, folders, cartazes, peças digitais, banners virtuais: são tantas as possibilidades de investimento para fazer com que seu negócio apareça que não é difícil ficar um pouco perdido, não é mesmo?

A terceirização pode te ajudar a ter mais tempo para pensar de maneira estratégica, enquanto os profissionais terceirizados executam suas ideias. O serviço abrirá também um grande leque de novas possibilidades, já que você contará com uma equipe exclusiva para cuidar desse setor e analisar as ações de forma personalizada.

Vídeos

Quem não precisa de um vídeo institucional? Que tal então um vídeo simples e atrativo, que fale com mais detalhes sobre o seu produto? Pois esse também é um tipo de serviço passível de terceirização.

Vale ressaltar que, para todos os trabalhos citados aqui, é importante que o gestor acompanhe de perto, aprove cada etapa e se certifique de que tudo está sendo feito com base em pesquisas de mercado, planejamento e embasamento.

Quais são os benefícios em terceirizar serviços de marketing?

Se você chegou até aqui, provavelmente já observou nos outros tópicos uma série de benefícios que a terceirização pode oferecer. Ainda assim, vamos listar mais alguns para não restar dúvida!

Versatilidade

Um dos principais benefícios da terceirização de marketing é a possibilidade de contar com uma equipe de profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas da comunicação: jornalistas, redatores, designers, editores, relações públicas, publicitários etc.

Ao colocar na ponta do lápis, você percebe que a contratação de profissionais de diferentes especialidades para sua empresa exigiria muito mais investimento do que a contratação de uma rede de franquias, por exemplo.

Assim, a disponibilidade de profissionais das mais diversas áreas da comunicação e a tranquilidade de contar com uma equipe de qualidade para orientar e ajudar na execução de marketing é, sem dúvida, um grande benefício da terceirização.

Olhar plural e atualizado

Uma diferença fundamental entre uma equipe de marketing interno e uma equipe de marketing terceirizada é, sem dúvida, a atualização.

Não é bom generalizar, mas, geralmente, os profissionais de empresas de comunicação são mais atualizados sobre o mercado, as tendências, as ferramentas e as novidades que podem ser úteis ao negócio do cliente.

E o fato de atenderem diversas empresas, de vários segmentos, a participação em eventos e o contato com outros profissionais do ramo traz uma bagagem sólida e muito importante para quem deseja estar sempre à frente dos concorrentes.

Experiência com serviços de marketing

A terceirização do marketing permite a contratação de profissionais com muita experiência, mas a um custo que cabe no orçamento.

O que, por si só, já é um grande benefício — seja para uma contratação pontual ou fixa. Afinal, quanto mais experiência, mais qualidade.

Infraestrutura

Nem todo empreendedor pode, ou quer investir em uma estrutura completa de equipamentos e ferramentas para a execução dos serviços de marketing da empresa.

Os motivos podem variar: Talvez o negócio seja específico demais para misturar os setores, talvez não haja espaço para esse setor, ou por qualquer outro motivo.

De toda forma, ao terceirizar os serviços de marketing você terceiriza também o investimento em equipamentos, ferramentas e infraestrutura. E se livra de mais uma tarefa.

Mão de obra qualificada sem sobrecarregar o RH

Por fim, a terceirização do marketing tira ainda um peso do RH, já que a responsabilidade pela contratação e manutenção dos profissionais de comunicação fica a cargo da empresa contratada, e não da sua empresa.

É claro que é importante se certificar de que a empresa contratada cumpra com todas as obrigações legais, garantindo que nenhum resquício de ilegalidade recaia sobre o seu negócio. Ainda assim, a execução do trabalho, de forma geral, fica de fora.

Em suma, essa será uma preocupação a menos para você e para os seus gestores, que terão mais tempo para dedicar a assuntos de sua especialidade!

Esperamos que este texto tenha ajudado a esclarecer as dúvidas para quem pensa em terceirizar os serviços de marketing. Quer ficar por dentro de outras dicas exclusivas? Curta nossa página no Facebook e receba mais informações relevantes para o seu negócio!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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