Quais os

Tipos de Franquias

que existem no Brasil?
tipos de franquias no Brasil

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 22 minutos.

O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os países mais empreendedores do mundo.

Nesse cenário, nada mais normal do que termos uma grande variedade de tipos de franquias disponíveis para quem busca crescer no mercado.

Além disso, vale chamar a atenção para estatísticas importantes: cerca de 70% das franquias abertas continuam suas atividades por mais de cinco anos, diferente dos negócios que começam do zero.

No post de hoje você poderá conferir alguns dos principais tipos de franquias que mais existem no Brasil e o que cada uma delas faz, qual o foco de mercado e suas principais características.

Aproveite e inspire-se com ideias de negócios.

CONTINUAR LENDO

Franquia do Tipo Alimentação

Quando falamos sobre os tipos de franquias em alimentação, estamos abordando um setor muito amplo.

No Brasil podemos encontrar marcas que atuam com foco em churrascarias, restaurantes, sorveterias, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, bolos e comidas típicas.

Para trabalhar com esse tipo de franquia em alimentação é importante que o franqueado tenha um perfil específico.

Isso quer dizer que se ele não entende de carnes não é nada interessante que ele abra uma churrascaria, ou pelo menos corra atrás de aprender e tenha uma excelente equipe.

Além disso, antes de investir nesse tipo de franquia, um estudo profundo do mercado deve ser feito especialmente no que diz a importância do produto que será comercializado ou segmento de trabalho.

O setor de alimentação é um dos mais sólidos para quem deseja investir em tipos de franquias.

Especialistas chamam atenção para a diversificação dentro desse segmento.

Por exemplo, a relação custo-benefício tornou-se algo fundamental para muitas pessoas, nesse sentido, franquias que apostam em pratos compartilhados (aquelas refeições grandes que dividimos com amigos) têm ganhado cada vez mais força.

Fora isso temos a constante inovação, pois para manterem os clientes fiéis esse segmento tende a ser mais criativo.

Saiba como uma franquia de alimento funciona!

Franquias de Serviços educacionais

O que faz uma franquia de serviços educacionais?

Bom, praticamente tudo que esteja ligado à educação.

É possível encontrar franquias que ofereçam serviços de reforço escolar para crianças e adolescentes, franquias que atuam com cursos profissionalizantes e de informática e até franquias com um segmento mais específico como as de treinamento para concursos públicos.

Esse modelo de franquia muitas das vezes acaba se esbarrando em franquias virtuais. O que é um ponto positivo uma vez que amplia ainda mais o alcance de novos clientes.

Profissionais ligados ou oriundos da área de educação se dão bem nesse setor.

Por outro lado, como há muitos aspectos ligados à tecnologia pessoas desse segmento também tem lugar garantido.

O mais interessante é que até mesmo universitários encontram nas franquias educacionais uma ótima oportunidade de negócio.

Quando o país passa por um período complicado as demissões em massa estão entre os assuntos mais recorrentes. Por isso, com ou sem crise, franquias que são centradas em serviços educacionais profissionalizantes sempre conseguem se manter em atividade no mercado.

Cada vez mais as pessoas precisam de qualificação para garantir a empregabilidade e a recolocação no mercado de trabalho.

Conheça os modelos de franquias educacionais para investir

Serviços automotivos mais um tipo de franquias

Realizar serviços dos mais básicos aos mais complexos é o que fazem as franquias automotivas.

O franqueado poderá escolher aquela que melhor se encaixe ao seu perfil empreendedor: franquias de limpeza de veículos em domicílio, de produtos de limpeza para carros, de manutenção e troca de equipamentos, especializadas em personalização de veículos, entre outras.

Existem franquias mais abrangentes que integram dois ou mais serviços dessa área aumentando ainda mais as chances de que o novo franqueado seja aceito mais rapidamente no mercado e consiga se estabelecer.

Para investir em franquias automotivas é necessário que o franqueado conheça bem do setor, ou se empenhe em aprender, bem como uma ótima equipe é sempre muito importante.

Pessoas que trabalharam em multinacionais automotivas, ou até mesmo oficinas mecânicas, têm destaque nessa área.

O fator chave é sempre se capacitar uma vez que estamos falando de um dos setores mais importantes da economia.

No ano passado o setor de serviços automotivos registrou o segundo melhor índice em termos de crescimento entre os principais tipos de franquias.

Um dos grandes motivos para o sucesso das apostas na área está no fato de que o mercado nacional de carros seminovos tem crescido significativamente.

Como consequência, há uma procura muito maior por serviços automotivos básicos e rápidos como troca de óleo e lavagem.

É interessante destacar que várias franquias desse setor procuram se diferenciar da concorrência.

Assim, há a possibilidade de disponibilizar algo único e personalizado para os clientes.

Saúde | Beleza | Bem-estar

Esses tipos de franquias que atuam nos nichos de saúde, beleza e bem-estar estão entre aquelas que mais crescem no país. Mas, o que essas franquias fazem?

A lista é grande, mas podemos destacar serviços de academias, consultas e exames médicos, cuidadores para idosos, produtos naturais e orgânicos, cosméticos, produtos para adeptos de academias, tratamentos odontológicos e auditivos, entre tantos outros.

Um dos principais diferenciais desse tipo de franquia são os preços mais acessíveis, especialmente se tratando de consultas médicas e academias.

O perfil ideal para o franqueado interessado nesse setor é aquele ligado a saúde e bem-estar.

De acordo com o segmento podemos citar profissionais relacionados aos esportes, quem já trabalhou em áreas de beleza ou ainda quem é formado em determinado campo, especialmente se a intenção for prestar serviços médicos.

Por outro lado, muitos investem em franquias desse tipo porque quiseram dar um rumo totalmente novo na vida.

Por exemplo, quem vivia trabalhando em um escritório, mas queria mesmo era trabalhar com saúde pode abrir uma franquia de academias aliada a alimentação orgânica.

Esses tipos de franquias que quase sempre estão no topo dos principais rankings de crescimento.

No caso do Brasil há várias justificativas, mas podemos destacar o fato de que o brasileiro está vivendo cada vez mais e com isso há o aumento de serviços destinados a terceira idade.

Outro ponto interessante é que as empresas têm demonstrado uma preocupação constante com a saúde de seus colaboradores. Ou seja, mais clientes para esses modelos de franquias.

Agora vamos destacar alguns setores de atuação. Claro como vimos acima existem mais, porém estes são alguns dos mais relevantes:

Saúde do idoso

A contratação de serviços para a terceira idade por meio de franquias é impulsionada pela dificuldade de se ter um atendimento descente na rede pública e até mesmo com os planos de saúde, um dos grandes campeões de reclamações entre os consumidores.

Beleza feminina

Já ouviu falar sobre negócios que resistem a qualquer tipo de crise? Pois bem, as lojas de cosméticos estão entre eles. 

Salões de beleza e clínicas de estética também garantem destaque no mercado brasileiro.

Barbearias

E não são apenas as mulheres que conseguem garantir o sucesso do segmento. Boa parte das franquias voltadas para homens ainda dispõe de alguns atrativos que agregam mais valor ao serviço como, por exemplo, o cliente ter direito a um copo de cerveja enquanto aguarda o seu atendimento.

Soma-se a conta positiva a questão de que nos últimos anos a mídia tem dado ênfase para a estética masculina fazendo com que seja visto como algo prático e de rotina, quebrando aquela ideia ultrapassada de que cuidar da beleza é apenas para mulheres.

Conheça as franquias de beleza mais populares no Brasil!

Odontologia

Nos últimos cinco anos diversas franquias voltadas para odontologia e tratamento dentário têm surgido e garantido sucesso.

Um das principais explicações para o sucesso é a junção de cuidados pessoais com saúde. Nos próximos anos podemos esperar um crescimento mais exponencial desse setor.

Franquia de Moda

Investir nesse tipo de franquia no Brasil dificilmente será uma má ideia.

Primeiro porque todos se preocupam com o vestuário e segundo, há no nosso mercado uma centena de redes e marcas de destaque.

Para termos uma ideia do tamanho da busca pela área basta observar que nos últimos cinco anos o crescimento registrado pelas franquias de moda apontou uma média entre 9 e 12 por cento ao ano.

Existem franquias que oferecem produtos específicos para determinado setor como, por exemplo, para crianças. Outras já contam com uma gama muito ampla de produtos atendendo a todas as idades.

O interessante é que devido a ampla oferta o franqueado conseguirá dispor de produtos focados em sua região, de qualidade e sempre atuais.

Ao contrário do que muitos pensam franquias de moda não é algo apenas para quem é desse mercado.

Basicamente, basta gostar da área e acompanhar tendências. Mas é interessante observar que é preciso boa dose de conhecimento uma vez que gostar não significa entender. Além disso, criatividade ajuda.

Franquias de Prestação de serviços

O brasileiro tem adquirido uma mentalidade de pesquisador tendo em vista a necessidade de encontrar serviços de qualidade com um bom preço.

Nesse sentido, franquias que oferecem prestação de serviços nos mais variados setores têm uma boa solidez no mercado.

Franquias de prestação de serviços podem oferecer um ou mais tipos de atendimentos. Ou seja, é possível encontrar um marceneiro, um encanador e um eletricista no mesmo lugar. Tudo isso gera uma economia para o cliente final.

Tomemos o exemplo de uma franquia de prestação de serviços educacionais.

O perfil mais ideal é algum profissional da educação (professores). Porém, há casos em que todo esse conhecimento não é necessário como, por exemplo, o caso de uma franquia que oferece aulas de reforço para crianças. O que define é o nível de conhecimento.

Se o franqueado nunca trabalhou na área de construção dificilmente ele conseguirá vender bem serviços relacionados a reformas. Pode faltar comunicação, por exemplo

Além disso, as franquias voltadas para a prestação de serviços costumam ser mais baratas e por isso acabam sendo o foco de muitos profissionais que perderam o emprego e dispõe de pouco capital para iniciar um negócio próprio.

Um bom exemplo são franquias que trabalham com um nicho pequeno, mas muito rentável como serviços de limpeza para casas e escritórios ou ainda de pequenos reparos em equipamentos.

Saiba mais sobre as Franquias de Prestação de serviços!

Limpeza e conservação você conhecia esse tipo de franquias?

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do ano passado ressaltaram que o segmento de franquias de limpeza e conservação faturou 288 milhões somente no primeiro trimestre.

Vale lembrar que empresas de todos os portes que buscam reduzir custos costumam apostar nos serviços oferecidos por esse tipo de franquia.

O que essas franquias fazem?

Limpeza residencial, limpeza de escritórios, limpeza de áreas de lazer e até mesmo limpeza envolvendo a construção civil.

Aqui entram também as franquias de lavagem de roupas que detém boa parte desse mercado.

Como há um contato direto com pessoas é muito importante que o franqueado tenha habilidades de comunicação, assim como aqueles que prestarão os serviços.

Uma equipe que for limpar uma residência precisa saber lidar com as situações específicas de uma casa. A mesma coisa vale para qualquer outro setor.

Outro detalhe é que o franqueado não pode achar que porque trata-se de limpeza há um certo nível de desmerecimento.

Assim como qualquer outro tipo de franquia o ponto-chave é o negócio e não a percepção superficial que se tem dele.

Temos aqui um mercado bem amplo. Conheça mais sobre O que é uma franquia de limpeza e conservação!

Já ouviu falar das franquias de lazer e entretenimento?

Basicamente esse tipo de franquia vende diversão! Feitas para crianças, jovens e adultos, esse tipo de franquia tem uma ampla área de atuação.

Os shoppings são excelentes localizações para investir em entretenimento e lazer. Você encontra marcas que começam em R$ 18 mil e podem custar mais de um R$ 1 milhão! 

Tudo vai depender do quanto você tem disponível para investimento inicial. 

Você pode investir em grandes redes de cinema, parques, emuladores, teatros, franquias de viagem e muito mais! 

São muitas alternativas, para todos os tipos de empreendedores.

Já pensou em hotelaria e turismo?

Quem não gosta de viajar e aproveitar para relaxar? Acreditamos que todo mundo! É por isso que hotelaria e turismo são excelentes opções de franquias, principalmente para quem gosta da área e gosta de planejar bem-estar e alegria.

E a melhor parte que toda a família pode viajar sem se preocupar em deixar seus bichinhos abandonados. Existem franquias especializadas em hospedar seu pet com todo o conforto do mundo. 

Venda diversão e proporcione os melhores momentos que a vida pode oferecer.

Conheça algumas franquias de hotelaria e turismo!

Informática e Internet: um tipo de franquias para quem gosta de um mercado aquecido

Nesse setor vale a pena destacarmos as franquias de marketing digital.

O próprio crescimento da área já indica um bom motivo para as apostas. Depois disso, temos que considerar que o marketing digital ainda tem muita estrada pela frente no Brasil.

Logo, os resultados tenderão a ser sempre promissores.

Aliado a tudo isso ao fato de que empresas grandes e pequenas têm buscado por consultorias, criação de sites, aparecer mais no Google dentre tantos outros serviços e produtos para conseguirem se manter no mercado e mais próximas dos clientes.

Um aspecto interessante desse tipo de franquia é a questão da inovação constante. Afinal, estamos falando de um setor que nunca estagna e que é altamente ligado com a tecnologia.

Jovens empreendedores têm-se destacado nesse mercado antes de mesmo de trabalharem em uma empresa tradicional.

Criação de sites, manutenção de sistemas, sistemas de gestão, gerenciamento e marketing digital são alguns dos produtos e serviços mais trabalhados pelas franquias de marketing digital.

No mais, é interessante destacar que boa parte desses serviços podem ser feitos home based. Ou seja, no conforto da casa do franqueado.

O principal perfil de franqueado para esse tipo de franquia é que tenha uma boa percepção de vendas, é claro que gostar de tecnologia e temas relacionados ajuda.

Aliás, não basta apenas saber vender e sim como vender, uma vez que o mercado envolvendo tecnologia e marketing digital cresce a níveis gigantescos. Mas isso não é um ponto negativo, pois se o mercado está crescendo é porque existe demanda para a venda de serviços.

Se quiser saber mais sobre esse mercado veja as dicas de Como trabalhar com marketing digital!

Casa e construção: um tipo de franquias com bom crescimento

Esses tipos de franquias fazem desde venda de artigos para casa em geral, vendas de colchões, decoração e presentes, vendas de tintas, reformas, construção e até galeria de artes.

Em 2016 franquias de casa e construção cresceram 13% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2015. Em 2017 tivemos um crescimento de 8,6% no último trimestre.

O brasileiro, ao conseguir um ganho do poder aquisitivo, mesmo que muito pequeno, tem a tendência de aquecer esse mercado. Além disso, temos a ascensão de novos perfis de consumidores.

A expansão do crédito e os novos modelos da família brasileira também impactaram positivamente esse setor que, em um nível mais amplo, afeta a economia como um todo.

No mais, ainda temos que considerar que franquias de casa e construção são muito democráticas conseguindo aceitação em praticamente todas as regiões do país.

Saiba mais sobre os tipos de franquias de construção!

Franquia de Seguro é um tipo de franquia fácil de entender

Esses tipos de franquias são fáceis de entender e operar pois o que fazem está no dia a dia do brasileito.

Seguros de carro, seguro de casa, de obra, fiança e muitos outros fazem parte do dia a dia de uma franquia de seguro.

Se você é organizado e um bom vendedor certamente se dará muito bem nesses tipos de franquias.

Com a falta de segurança, a correria do dia a dia, os intempéries climáticos e outros fatores da nossa geração, procurar uma franquia de seguro para comprar um produto não é nada incomum, afinal ficar se seguro hoje em dia é muito complicado.

Assim como as franquias de casa e construção, uma franquia de seguro pode ser aceita em pequenas, médias e grandes cidades, bem como em praticamente todas as regiões do país.

Interessou nessas franquias? Então aprenda mais sobre Franquia de Seguro!

Existem outros tipos de franquias?

Claro que no Brasil não existem apenas esses tipos de franquias. Como indicamos logo no início, o perfil empreendedor do brasileiro impulsiona esse mercado o que faz com que oportunidades para todos os tipos de fraqueados estejam sempre a disposição.

Basta uma boa análise e um planejamento sólido para investir no modelo ideal com a assistência de quem conhece do assunto para se obter sucesso.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.