Os 31

tipos de sites

, explicados e com exemplos práticos para você
tipos de sites

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 07/07/2017. Última atualização em 07/07/2017.

Tempo estimado de leitura: 34 minutos.

Veremos detalhadamente diversos tipos de sites, para que serve, quando é usado, porque ter um site, talvez aqui você até pegará algumas ideias para um bom negócio.

Se você tem uma empresa já sabe que nunca poderá ficar parado.

Tem sempre um conteúdo novo para colocar no site, um conceito novo para aplicar, uma estratégia nova para incrementar.

Independente dos tipos de sites, eles devem acompanhar as mudanças de comportamento dos usuários e de sua empresa, e com isso precisam estar sempre se adaptando.

É por isso que existem tantos tipos de sites, que são usados para diferentes empresas, situações e necessidades, se você tiver um tipo de site segmentado, atenderá canais e consumidores de forma mais específica.

Se você acompanha nosso conteúdo, com certeza já deve ter observado vários tipos de sites que criamos, mas neste artigo vamos reunir muitos deles em um só lugar! São mais de 30 tipos para estudarmos bem cada modelo, analisando suas estratégias.

Na maioria dos tópicos, você terá condições de acessar o post completo no nosso site para se aprofundar ainda mais no tema.

Vamos lá?

CONTINUAR LENDO

Site Institucional

Nossa lista começa com esse site um dos tipos de sites mais utilizados no mundo e o nosso queridinho! Site Institucional é usado para apresentar uma empresa ou negócio ao mundo digital, nele você apresenta sua empresa, mostrará aos usuários seus produtos e serviços, quais soluções sua empresa tem e o que de fato ela resolve para seus clientes.

Sem um site institucional nos dias de hoje é como um ser humano não ter uma carteira de identidade, é como se sua empresa não existisse.

Junto com um site institucional você poderá aplicar diversas estratégias do marketing digital como Links Patrocinados, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais e outras.

Cada vez mais, o marketing está se voltando para o digital, já que as pessoas passaram a consumir conteúdo na internet, deixando de lado veículos tradicionais como TV e rádio.

Criar um site institucional e entrar no mundo digital é um caminho sem volta.

Landing Page

Landing Pages é um termo em inglês para páginas de conversão, esse é um tipo de site que se utiliza de páginas criadas com o objetivo bem claro de atrair clientes e produzir conversões para sua empresa.

Conversões são ações que a Landing Page irá realizar como o preenchimento de um formulário para fazer o download de um e-book, ou o preenchimento com o e-mail e nome do cliente para assistir um vídeo.

Depois que o cliente insere seus dados como e-mail, nome, telefone e outros, você montará uma base de dados com diversos contatos, e utilizará essa base para se relacionar e realizar possíveis negócios, e para isso não existe nada melhor do que a Landing Page.

Tipos de sites estilo Landing Page normalmente possuem elementos estratégicos e atraentes para realizar as conversões.

Quer saber tudo sobre Landing Page, veja nosso artigo completo?

One Page

Como o próprio nome sugere One Page é um conceito utilizado em sites para criar layouts de apenas uma página.

Esse conceito apareceu aproximadamente em 2012 e na época ganhou uma grande escala, e ainda hoje é um modelo bastante utilizado.

Toda a estrutura principal do seu site fica em uma página, e você tem um menu que fica normalmente sempre visível, e ao clicar em uma opção da One Page suavemente a página e deslocada para a seção desejada.

Normalmente a One Page tem um conceito visual muito atraente.

Se você está começando um negócio e tem ainda pouco conteúdo, é possível utilizar a One Page e concentrar tudo o que tem em uma One Page bem bonita, agora não tente colocar muita informação em uma única One Page, isso deixará poluído e carregado, seu usuário e o Google não gostarão nada disso.

Algumas dicas para sua One Page: Tenha um Layout bem trabalhado, conte uma história interessante, transmitindo uma mensagem simples, mas eficaz, e sempre mostre o que sua empresa poderá resolver para seus consumidores.

Hot Site

Hot site também é conhecido como micro site, trata-se de uma página temporária que sua empresa usará para dar ênfase em uma ação de comunicação ou marketing de forma pontual.

O Hot Site é utilizado principalmente para fazer lançamentos de um produto serviço, evento ou uma ação especifica do Marketing, o hot site tem data para entrar no ar e já tem uma data estabelecida para sair do ar.

Faça um hot site com um ótimo design e segmente bem seu público-alvo, assim você conseguirá alcançar o objetivo com uma mensagem direcionada.

Você ainda pode usar um hot site na tentativa de gerar mais trafego para o seu site, pois em um hot site você concentrará informações muito relevantes para seu consumidor, e isso pode até se tornar um ótimo marketing viral.

Quer saber mais sobre a estratégia de hotsite que grandes empresas usam, e agora chegou para a pequena e média também?

Sites prontos

Sites prontos tem um fim muito especifico, imagine você indo em uma festa e se depara com mais dez pessoas com a sua roupa, sites prontos podem estragar sua festa de ter um site chamado só seu.

Agora se você quer algo rápido procure uma empresa que consiga pegar um modelo de site, e adaptar as cores da sua Logo, fazer alguns ajustes para deixar esse site com o rosto de sua empresa, neste caso você pagará bem menos e isso poderá ser uma boa opção de sites prontos, mais barato e mais rápido para fazer.

Sites prontos são diferentes de templates, pois templates você ou uma empresa poderá trabalhar e deixar do jeito que é preciso ou no design que você quer, claro com as devidas limitações do template, já os sites prontos normalmente são utilizamos por programas para criar sites com a concepção de faça você mesmo - você deverá fazer tudo.

Então resumindo, para trabalhar com um template você precisará de conhecimento bem específicos para criar um site mas consegue otimizar bastante, os sites prontos são mais “engessados” e por isso você precisará de menos conhecimento.

Pouquíssimas empresas do mercado tem a opção de oferecer um modelo pronto que é barato, com algumas customizações, e quem faz tudo é a empresa.

É o caso da Liguesite.

Site de anúncios

O mundo digital mudou completamente a maneira de fazer marketing, e o site de anúncios serve como um portal de publicidade online.

Site de anúncios tem o propósito de anunciar produtos e serviços para incentivar a compra dos usuários.

Acredite, sites de anúncios começaram a aparecer em 1993, assim que a internet foi liberada para fins comerciais.

Existem site de anúncios até gratuitos, mas normalmente os sites de anúncios cobram algum valor para os anúncios, e quanto maior o destaque dos anúncios mais os sites cobram.

OLX é um exemplo de sites de anúncios gratuitos, ela é uma das maiores em todo o mundo, outro exemplo é o mercado livre.

Se você quiser entrar no mercado de sites de anúncios, e criar algo para você, tenha em mente que você precisará ter um valor altíssimo de investimentos em publicidade e propaganda para que o seu site tenha condições de competir com os gigantes.

Agora se o que você está buscando é impulsionar o seu site, uma das ferramentas mais robustas e que tem trazido ótimo resultados em anúncios é o Google AdWords.

Site de notícias

Site de noticias é utilizado para concentrar e distribuir conteúdo, e pode variar as fontes de informações, além de temas variados, ou ser utilizado para falar de um assunto especifico, isso é considerado site de noticias especializadas.

Normalmente site de noticias é utilizado em conjunto com guias de bairros, e também classificados, isso ajudará a monetizar o site de noticias.

Outro ponto que ajudará a monetizar o site de noticias é a venda de anúncios em formato de artigos, banners, disparo de e-mail marketing e compartilhamento nas redes sociais.

Algumas dicas para o seu site de noticias:

  • Faça um plano de negócio
  • Trate o site de noticias como um negócio
  • Mapeie seu público-alvo
  • Tenha blogueiros para escrever em seu portal, ou uma empresa de conteúdos
  • Compartilhe suas noticias em redes sociais

Atualmente os internautas já passaram 100 milhões de conectados, então expandir seu jornal do bairro para um site de noticias é uma ótima opção.

E o melhor é que diferente do início da internet que uma plataforma para site de noticias era algo muito caro, agora você pode contar com uma ótima plataforma e com valor bem acessível.

Site grátis

Site grátis, mas nem tanto assim.

Normalmente as plataformas de site grátis oferecem templates básicos gratuitamente, porém muitas vezes esses tipos de sites não se adaptam aos perfis dos clientes que tem as horas dos dias contadas e não tem tempo nem o conhecimento mínimo de internet para ele mesmo criar um site.

Nesses tipos de sites grátis não é comum que exista personalização dos templates, eles já vêm com cores, tamanhos, fontes e posições pré-definidas, criando assim a possibilidade e probabilidade de que existam sites idênticos do mesmo ramo no mercado.

Nem sempre site grátis tratam da questão do domínio, geralmente alguns sites oferecem um subdomínio dependente do domínio principal, claro, cobrando um preço adicional, seria algo assim: Site grátis ficaria www.seusite.sitedaplataforma.com.br, e se você contratar um plano aí já não é mais site grátis, ficaria www.seusite.com.br.

Os clientes que optam por site grátis, podem se surpreender com propagandas em seus sites, imagine você faz um site grátis para sua academia, quando um cliente vai acessar seu site, aparece uma propaganda – Limpe seu nome por 22,90, algo bem indesejado que trará descrédito para sua marca.

A Liguesite tem um modelo, que o cliente não paga pela criação do site pois um franqueado faz todas as customizações necessárias e o cliente paga apenas um valor mensal, é um modelo bem barato, mas não é um site grátis.

Quer saber quanto custa?

Site de vendas

Site de vendas, loja virtual, e-commerce, ou comércio eletrônico todos esses adjetivos querem dizer a mesma coisa, ou seja, é uma forma de comércio, mas de forma online, que serve para apresentar e vender produtos e serviços utilizando principalmente e internet.

Com um site de vendas os consumidores compram diretamente de uma empresa, isso tem várias vantagens:

  • Redução de custos para os dois lados
  • Comodidade para os clientes receber seus produtos em casa
  • Atendimento especializado por meio eletrônico
  • Maior capacidade de escolhas
  • Menos tempo gasto por parte dos consumidores
  • E a lista não para...

Você também pode ver outros apelidos para site de vendas: Loja online, e-shop, estore, webstore, mas no final tudo tem o mesmo conceito do site de vendas, vender pela internet.

Tenha em mente que criar sozinho um site de vendas não é uma tarefa simples, então opte por uma empresa que possa te ajudar.

Mesmo que sua loja física esteja indo muito bem, expandir seus negócios na internet com um site de vendas é uma excelente opção, mas tenha a certeza que você precisará tratar o site de vendas como um negócio e não apenas um hobby.

Você pode ter dois modelos de negócios para aplicar em um site de vendas, são eles chamados de B2B Business to Business, são as vendas entre empresas, ou seja, uma indústria, distribuidor ou revenda, venderá seus produtos para outras empresas.

B2C Businnes to Consumer, são as vendas feitas de uma empresa diretamente para os consumidores.

Veja aqui como criar um site de vendas.

Site responsivo

Site responsivo é fundamental para que qualquer empresa esteja atualizada com seu site.

Existem muitos tipos de sites mas ter um site responsivo é dar uma melhor experiência aos usuários, pois independente do acesso feito pelo usuário ser em um computador, notebook, tablet ou smartphone o site será visualizado corretamente.

Acredite segundo uma pesquisa anunciada pela folha apenas 18% das grandes marcas estão completamente compatíveis com essa tecnologia.

Ter um site responsivo se encaixa e é uma obrigação para todos os tipos de sites.

Site para fotógrafos

Quando pensamos em site para fotógrafos a primeira dica é você utilizar a personalização, então evite utilizar sites prontos e tenha um site para fotógrafos com a sua imagem.

Falando em personalização você pode utilizar o marketing de experiência, e oferecer boas experiências para o cliente, isso significa gerar tipos de sensações positivas entre você e seus clientes.

Tenha em mente as seguintes prerrogativas:

  • Qual é sua buyer persona – saiba um pouco mais do que apenas um público-alvo, vá mais afundo e seja mais certeiro
  • Defina cada ponto da jornada de compra do seu cliente - o consumidor precisa se sentir bem à vontade e atendido de forma singular, tenha em seu site para fotógrafos uma navegação simples e rápida
  • Seja diferente – surpreenda com ações diferenciadas, isso pode ser simples mas precisa marcar seu cliente
  • No site para fotógrafos recomendamos uma boa organização mostrando quem você é, humanize – lembre-se lentes e máquinas de última geração todos que tem um pouco mais de recurso financeiro podem ter, mas a humanização fará toda a diferença.

Se quiser ter um ótimo site para fotógrafos mostre com qualidade para quem você já trabalhou, seu portfólio com imagens bem tratadas é uma boa pedida.

Você dar dicas em vídeo de alguns métodos que você criou seus clientes gostarão de ver isso.

Ainda em um site para fotógrafos de qualidade ter depoimentos dos seus clientes é fundamental, solicite autorização para colocar o e-mail e telefone dos clientes isso gerará mais credibilidade.

Por fim disponibilize as formas de contato que os clientes te acharão e onde sua empresa está localizada.

Utilizar um site para fotógrafos integrado com as redes sociais é algo muito recomendado, afinal são milhões de pessoas conectadas todos os dias.

Para impulsionar seu site é preciso você ter uma boa otimização, além de contar com sites de anúncios como os links patrocinados do Google.

Quer ajuda para site para fotógrafos? Fale conosco agora mesmo!

Site evangélico

Site evangélico se encaixa para igrejas, pessoas que gostam do assunto ou escritores, e existem muitos tipos de sites para você escolher, veja alguns modelos de sites.

Site do pastor

Um ótimo exemplo é o site do pastor que foi inaugurado em 2003 e tem uma série de seguidores.

Além disso um site evangélico você pode colocar informações pertinentes a doutrina, eventos, horários de cultos, endereços das igrejas, informações gerais e especificas, lembrando que já são mais de 100 milhões de conectados e isso poderá ajudar seus fiéis.

Veja aqui como criar um site do pastou ou igreja.

Site le livros

Site le livros é uma ideia bem criativa que foi para o ar em 2012 e já tem milhares de usuários.

A base do site le livros é oferecer livros para leitura online, download de Livros em PDF, ePUB e MOBI, só tome cuidado para não ferir direitos autorais.

Existem três maneiras de fazer um projeto de site le livros ir para o ar:

  • A primeira é desenvolver uma plataforma exclusiva, isso é bem caro e com certeza demorado
  • A segunda é utilizar um site Institucional e fazer cada link na mão – acredito que é mais caro que uma plataforma, pois lhe dará um enorme trabalho
  • Por fim existe a possibilidade de estudar uma adaptação de uma loja virtual conhecida como vitrine e tentar ajustar para o modelo desejado, essa acreditamos ser a mais ajustada para um site le livros

Site de receitas

Site de receitas é utilizado hoje em dia por empresas como a Maizena, por chefs de cozinhas, programas de TV e pessoas físicas.

É possível ter em um site de receitas, vídeos, artigos, dicas e pensar até em um site de noticias visto acima.

Então quer criar um site de receitas só seu? Compartilhar dicas, receitas da família e se comunicar com amigos?

Veja aqui como fazer seu site de receitas.

Site de casamento

Existem vários tipos de sites de casamento, aqueles de relacionamento que não é o nosso foco aqui, e site de casamento que serve para você ir postando passo a passo as fotos do seu noivado, local da cerimônia, telefones úteis, lista de presentes e assim por diante.

Ter um site de casamento é algo bem divertido para um momento muito especial.

E nós podemos ajudar você a criar site de casamento.

Site de concursos

Um site de concursos mais conhecido no Brasil é o PCI, a ideia é integrar um site institucional, com um site de noticias, desta forma você tem recursos para monetizar seu site de concursos.

Mas também no site de concursos pode ter noticias dos concursos, dicas, informações relevantes, o que não falta é informações para colocar no site de concursos.

Site de vídeos

Para site de vídeos existe uma série de utilizações, desde você postar dicas sobre filmes, vídeos interessantes, vídeos de receitas como vimos acima, filmes, existe uma gama gigante das possibilidades para um site de vídeos.

Para esses tipos de sites só tome muito cuidado com os direitos autorais que é algo muito sério.

Site de estudos

Diferente do site de concursos que é focado no tema concursos, site de estudos poderá ser montado para dar dicas sobre temas variados.

Hoje existe site de estudos completamente gratuitos, mas acredito que não seja o seu caso, pois site de estudos normalmente são financiados por leis governamentais ou universidades.

Você pode utilizar um site de estudos integrado a um site de noticias e um site institucional para lhe dar mais flexibilidade.

Site de venda de imóveis

Acreditamos que é importante ter um site de venda de imóveis para você que é do ramo, mesmo se você anuncia em portais especializados de anúncios de imóveis.

Podemos fazer a seguinte comparação, quando você investe em anúncios nos portais, analogicamente você está investindo em uma casa alugada, já se você tem um site de venda de imóveis seu, você está investindo em sua casa própria, e para você que é no ramo entende bem as diferenças.

Além disso com o Google AdWords e geração de conteúdo, você pode ter um site de venda de imóveis que aparecerá no Google da sua Região.

Sempre é bom avaliar as duas opções - ter um site de venda de imóveis ou apenas anunciar em portais especializados.

Site de humor

Hoje em dia com a Internet você pode criar um site de humor e ser conhecido, mesmo que você utilize o YouTube, é importante você ter um site seu.

Nesse site pode conter como contratar, agenda de shows, e muitas outras informações relevantes.

Pode ser que você tenha um grupo, e para esse caso um site de humor também é uma boa pedida.

Site de trocas

Normalmente um site de trocas terá sua monetização através de anúncios, não é muito comum no Brasil a moeda troca, mas se você tiver uma publicidade acertada um site de trocas pode ser uma excelente opção.

Site de curiosidades

Um site de curiosidades pode ser utilizado para diversos temas, e é uma boa oportunidade pois são aproximadamente duas mil e quatrocentas buscas por esse tema em um mês.

Em site de curiosidades você pode utilizar dicas, vídeos e artigos completos, e você poderá monetizar com propagandas ou então trazendo um tema do site de curiosidades mais especifico, por exemplo falando sobre uma profissão como fotografo.

Site promoções

Um site promoções que já foi muito conhecido foi o GROUPON, mas você poderá utilizar um site promoções para falar de promoções de sua empresa.

Independente da utilização cuide com o visual, e lembre-se que o site promoções devem ter um conteúdo honesto, confiáveis – e o seu funcionamento precisa ser simples para trazer uma boa experiência aos utilizadores.

Site de moda

A moda está ligada a um contexto de constantes novidades, por isso ter um site de moda precisa ser descolado e antenado nas tendências como consumo, design, comportamento e dicas, isso pode criar um relacionamento com seus consumidores.

Pensando nisso e com o crescimento do Marketing Digital, algumas estratégias se fortaleceram com o objetivo de alcançar o sucesso do negócio utilizando a internet.

Se você precisa de um site de moda para sua empresa, uma mistura de um site institucional com um site de vendas são ótimas opções.

Você pode optar para ter um site de moda com um site de noticias, para esse segmento certamente seria uma ótima opção, nele você poderia falar sobre conceitos, tendências, além é claro de dar dicas relacionadas aos seus produtos.

Site de filmes

Buscas por site de filmes passam de 20 mil ao mês só no Google, normalmente site de filmes podem ser usados para falar sobre dicas de filmes, lançamentos, séries, melhores lugares para assistir filmes online ou não.

Se quiser fazer um site de filmes tenha certeza que existem muitas possibilidades de layout, variações de cores, e formatos de negócios.

Só tome muito cuidado com direitos autorais isso é muito sério.

Site de músicas

A concorrência para se encontrar um site de musicas é maior que 90% no Google, então tenha em mente que investir em um excelente conteúdo, e em publicidade será determinante para o sucesso do seu site de musicas. Algumas ideias para site de musicas variam entre você disponibilizar letras de músicas, musicas para ouvirem online, dicas das mais ouvidas, tendências e até vídeo clips.

Se você for investir em um site de musicas, assim como site de filmes e vídeos tome bastante cuidado com direitos autorais.

Site de jogos

Fazer um site de jogos normalmente tem duas vertentes, uma é você hospedar jogos, e a outra é você dar dicas sobre jogos.

Podemos dizer que criar um site de jogos é tranquilo, o mais complexo é você capturar as pessoas que gostam de games e querem se afiliar ao seu site para ganharem rentabilidade.

Agora sem dúvida, trabalhar com diversão e ainda poder ganhar dinheiro é uma opção nada mal, certo?

Bem no seu site de jogos você pode buscar os sites que os oferecem jogos online - Free Online Games por exemplo, de modo geral esses sites liberam um código e permitem que você copie e cole no seu site, normalmente ao entrar nesses sites você deve procurar por termos como Embed ou Add to my Website.

Em seguida organize tudo no layout do seu site de jogos.

Sites para ganhar dinheiro

Se você chegou até aqui já viu vários tipos de sites, escolher um tipo de site para monetizar é sempre o desejo de todos os empreendedores.

Normalmente as pessoas fazem esse tipos de sites para ganhar dinheiro e utilizam de técnicas como marketing de conteúdo para gerar trafego – consiste basicamente em oferecer conteúdo relevante e precioso para a buyer persona, tendo como objetivo o engajamento dela ao longo de sua jornada de compra, alguns exemplos de conteúdos possíveis blogs, redes sociais, e-mail marketing, e-books e outros.

Afiliar em plataformas com o Google AdSense também pode ser uma oportunidade, o ideal para tudo isso é sempre estar de olho em seu site.

Você pode utilizar uma ótima ferramenta gratuita do próprio Google chamada Google Search Console.

Site de mulheres

Estamos vendo uma mudança muito linda com a concepção de site de mulheres, antigamente totalmente voltado para relacionamentos e encontros, agora com uma ótima valorização ao empreendedorismo feminino.

Veja exemplo de site de mulheres de sucesso - Rede Mulher Empreendedora, ou o Empreender Mulher, ou então Empreendedorismo Rosa, todos focados no empreendedorismo feminino.

Ai uns sites de mulheres podem ter diversos segmentos, falar sobre o empreendedorismo feminino, sobre finanças, couching e aí por diante.

Lembre-se um site de mulheres não precisa ser rosa, mantenha as cores de sua empresa, tenha sobriedade, e sempre um ótimo conteúdo para seus clientes.

Site de caronas

Acredite site de caronas é uma plataforma para integrar usuários que desejam ir para lugares em comum, isso em uma concepção comum, mas porque não criar um site de caronas onde você fala sobre lugares, viagens que fez, dicas de hotéis, restaurantes e o que fazer em uma determinada cidade ou pais.

Poderíamos falar mais muito mais sobre outros tipos de sites, mas acreditamos que já deu para ter uma ideia que um site é muito mais do que um cartão de visitas digital.

Tipos de sites são variados, mas qual é a melhor opção para o seu negócio?

Percebeu como é importante criar um site para o seu negócio?

Sem dúvida avaliando os tipos de sites você poderá entender qual a melhor opção para sua empresa, criar um site é a forma mais fácil e barata de atingir seus clientes ideais e mostrar aos consumidores que você sabe o que está fazendo a respeito de sua atividade profissional.

Independentemente do tipo de site que escolher forneça conteúdo otimizado e útil para sua buyer persona, através de um site bem construído, com layout prático e leve, que transmita sua identidade visual e 100% otimizado para todos os dispositivos, com isso você alcançará bons resultados nas vendas.

Se você precisar de ajuda para implementar os tipos de sites que acabamos de ver ou uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer sua empresa crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Escolha um dos tipos de sites, seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.