Title Tag

: Tudo o que você precisa saber para melhorar o SEO
Title Tag exemplo

Por Comunicação Liguesite. Postado em 18/08/2018. Última atualização em 18/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 15 minutos.

Quando é adotada uma estratégia para otimização de uma página da web para buscadores, são considerados diversos fatores dentro e fora da página para que a estratégia seja eficiente. No que se refere à SEO on page (na página), um dos elementos que demanda bastante atenção é a title tag.

Pensando nisso, fizemos esse post para explicar o que é a title tag e como fazer o uso desse elemento de forma atrativa, para que ele seja usado a favor do seu negócio, gerando resultados cada vez melhores.

CONTINUAR LENDO

O que é Title Tag?

o que é title tag

A title tag é um elemento do código HTML que representa o título de uma página da web, como sites, blogs, lojas virtuais e anúncios. Ela é um dos itens que mais influencia a página quanto ao posicionamento nos mecanismos de busca.

Esses títulos aparecem em abas do navegador e na página de resultados dos mecanismos de busca (SERP), como o Google e o Bing.

Elas aparecem como um título clicável e são exibidas em azul, aparecem também nos posts das redes sociais quando compartilhamos um link.

Como funciona a Title Tag?

A title tag funciona como um identificador de conteúdo, isto é, os textos que são incluídos na tag de título de uma página da web tem a finalidade de mostrar ao usuário o tipo de conteúdo que terá dentro daquela página. Fazendo com que ele decida se irá clicar ou não no link.

Por isso, a descrição da title tag deve ser precisa e objetiva e principalmente ter relação com o conteúdo da página. Ao clicar na página, o conteúdo deve atender suas expectativas.

Porque a Title Tag é importante nas estratégias de SEO?

As title tags são extremamente importantes para as estratégias de SEO. Elas ajudam os mecanismos de busca a entender do que se trata a sua página, assim como o conteúdo presente nela.

Se a sua página não possui a title tag, os mecanismos de buscas mostrará a URL, e isso confundirá o usuário.

Nas redes sociais, quando alguém clicar no link aparecerá como título não encontrado.

Já nos mecanismos de busca, a falta deste título fará com que os algoritmos do sistema optem por exibir um cabeçalho, parte do conteúdo da própria página ou até mesmo algum outro tipo de informação relacionada.

Todos esses fatores comprometem o engajamento dos usuários para a sua página!  Isso acontece porque se a title tag não estiver bem colocada o usuário poderá se confundir, e não conseguirá encontrar a sua página. Fazendo com que o mesmo tenha interesse em outros sites.

Por isso, é importante que os títulos sejam elaborados com as palavras-chave que você deseja que o público-alvo veja e que sejam inseridas adequadamente na title tag.

Dessa forma, quando o usuário buscar por determinadas palavras-chave o seu conteúdo aparecerá nos resultados das pesquisas como uma opção para ele.

Por que a Title Tag é importante para as pessoas?

As title tags devem ser criadas de modo a se relacionar com o conteúdo da página. Tal mecanismo facilita que o público-alvo venha a clicar nos links com conteúdos que sejam de seu interesse.

Infelizmente alguns websites criaram a prática de criar a title tag somente a fim de atrair tráfego para a página, quando na verdade, ao clicar no link, o tema é completamente diferente do título.

A preocupação da empresa deve ser em não enganar seus clientes e sim em mostrar o seu real valor ao público-alvo, criando um conteúdo de qualidade e relevância.

As empresas que adotam esse tipo de prática acabam por agradar os mecanismos de busca, mas não ao público-alvo. Afinal, ninguém quer clicar em um link pensando ser uma coisa quando na realidade é outra, não é verdade?

As title tags devem ser criadas pensando principalmente nas pessoas, afinal, essa é uma das estratégias mais importantes do SEO. O objetivo dessa estratégia é a conversão, fazendo com que as suas personas venham a se tornar clientes.

Ainda assim, as title tags devem ser criadas e elaboradas pensando na sua influência sobre os resultados das pesquisas nos mecanismos de busca.

Como fazer uma excelente Title Tag?

Como fazer uma excelente Title Tag

Não há uma mágica para fazer uma excelente title tag. Mas, o primeiro passo, como tudo em marketing, é conhecer a fundo a sua persona. Você deve criar um perfil detalhado sobre os possíveis compradores do seu produto.

Isso inclui a idade, seus hábitos, de que maneira esses hábitos influenciam na sua decisão de compra, assim como seus sonhos e suas dores.

Você precisará também entender sobre o mercado onde está inserindo o seu produto. Além disso, o produto é um fator muito importante nesse momento, conhecendo os sonhos e dores da sua persona, você transforma o seu produto em solução para o problema dela. Mas fale do produto no momento certo.

Com o mercado fervilhando de concorrentes, você deve mostrar os diferenciais do seu produto e o porquê sua persona deve confiar na sua marca. Fazer testes também facilita na descoberta de qual estratégia poderá dar mais certo com o seu público.

Confira abaixo algumas dicas de como criar uma boa title tag:

Crie a Title Tag descritiva e tome cuidado com o tamanho deles

Recomenda-se utilizar em torno de 60 caracteres para descrever a Title Tag. Caso a Title Tag seja muito extensa os mecanismos tendem a eliminá-lo e colocar reticências (...), podendo tirar palavras que seriam importantes.

Além disso, o título deve ser objetivo, ajudando a descrever o que o público irá de fato encontrar na página. Essa informação deve ser transmitida em poucas palavras, utilizando as palavras-chave mais importantes.

Entretanto, tenha cuidado para não ser muito genérico, pois se o título não for explicativo dificilmente atrairá as pessoas.

Coloque as palavras-chave à esquerda

Colocar as palavras-chave o mais próximo do início do título pode ajudar a chamar a atenção do visitante.

Além disso, as palavras-chave no início geram maior impacto nos resultados das buscas, fazendo com que seu conteúdo apareça de acordo com a palavra-chave digitada pelo usuário.

Criando títulos relevantes e de impacto, aumentam-se as chances de conseguir mais cliques e mais tráfego para sua página da web.

Insira o nome da sua marca

Se for possível, inclua o nome da sua marca ao final do título, mas sem que isso ultrapasse o limite de 60 caracteres.

Isso ajuda o usuário a identificar a quem pertence à página, gerando mais confiança. Para aqueles que já conhecem a sua empresa, há mais chances de que cliquem em seu link.

Um exemplo seria: “Título da página | Nome da marca”.

Dê a cada página um título

Cada página deve ter um título e é necessário se atentar para que as páginas não tenham títulos duplicados.  Dar a cada página um título faz com o que os buscadores saibam que o seu site possui conteúdos únicos e valiosos.

Caso você tenha páginas com títulos duplicados, isso representará um mau sinal aos mecanismos de busca, afetando diretamente no posicionamento de suas páginas e consequentemente em seus resultados

Quer mais dicas? Faça nosso Curso de SEO

Onde a Title Tag aparece?

A title tag aparece principalmente em três lugares: na aba do navegador, nas SERPs, que são as páginas de resultados de pesquisas dos mecanismos de busca, e também nas redes sociais quando compartilhamos um link ou buscamos algum conteúdo.

Vale lembrar que todos os sites, blogs e páginas virtuais possuem uma title tag.

Nas páginas de resultados a title tag determinará o titulo de exibição nas SERPs, essa é a primeira experiência de um visitante com o site.

Mesmo que seu site possua um bom posicionamento, o título pode ser um fator determinante para o usuário decidir se clica ou não no link.

Na aba do navegador a title tag aparece na parte superior, é um espaço reservado com o título e você consegue identificá-lo caso possua muitas abas abertas. Alinhando as palavras-chave no início do título o leitor não perderá o seu conteúdo, isso porque o reconhecerá por meio da aba do navegador.

Já nas redes sociais a title tag será utilizada para exibir o título quando você compartilhar determinada página.

Em todas as ocasiões as title tags apareceram como um título clicável e na cor azul, facilitando a identificação do link.

Quais os erros que você deve evitar

Criar uma title tag é um processo que exige atenção e cuidado como qualquer criação de estratégia, quando não se conhece a fundo o assunto, há chances de cometer erros que comprometam a eficiência da estratégia adotada.

Por isso, pensando em ajudá-lo a evitar tais erros, na maioria comuns, a seguir destacam-se os principais, o que não deve ter na title tag:

Palavras-chave em excesso

Se de repente você enche o seu título de palavras-chave a fim de otimizar o conteúdo, o Google poderá optar por reescrevê-lo, tirando as palavras mais importantes. Por isso, considere escrever um título mais descritivo e objetivo possível.

O título não corresponde à pesquisa

Se a página corresponder a um resultado de pesquisa que não esteja totalmente relacionado ao título, o Google poderá optar por alterá-lo, assim como a situação das palavras-chave em excesso.

Por isso, opte por escrever o título para que ele corresponda às palavras-chave e à intenção delas.

Cuidado com os títulos alternativos

Caso você opte por incluir dados de títulos alternativos, o Google poderá usar esses títulos. Isso não é considerado uma coisa ruim, entretanto, se for criado um título de exibição diverso do desejado talvez seja necessário reescrever os dados para que fiquem de acordo.

Deu para perceber o quanto as title tags são importantes para as estratégias de SEO, não é mesmo? Elas são um dos itens que mais influenciam a página quanto ao bom posicionamento nos buscadores.

Por isso, assim como todas as estratégias de marketing, elas devem ser criadas com atenção e pensando sempre no público.

As title tags não podem ser criadas pensando em agradar somente os buscadores, afinal, são as pessoas que compram os seus produtos.

Dessa forma, utilizando as estratégias de SEO e as title tags de maneira correta com certeza a sua marca obterá resultados cada vez melhores.

Aproveite para saber mais sobre marketing digital diretamente com profissionais e crie a melhor estratégia para o seu negócio já, estamos nos canais Facebook, no LinkedInYoutube e no Google+.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é garantir que, juntos, pessoas se conectem ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.