Tráfego: Como impulsionar seu site?

Tráfego: Como impulsionar seu site

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 25/06/2018. Última atualização em 25/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 19 minutos.

Qualquer que seja a atividade desenvolvida no mundo virtual, o objetivo principal é que as pessoas possam encontrar aquilo que temos para oferecer, seja um conteúdo, um produto ou um serviço. O tráfego de um site pode ser resumido a isso, ou seja, é a audiência que ele tem composta dos visitantes que chegam até ele.

De acordo com dados levantados pelo IBGE, no Brasil são 116 milhões de usuários de internet. Já as expectativas para o e-commerce apontam para um faturamento de 69 bilhões de reais em 2018. Com isso, fica fácil entender que, além de estar na internet, precisamos encontrar maneiras eficientes para se destacar e atrair cada vez mais interessados.

Nos próximos parágrafos, trazemos uma série de observações importantes sobre esse tema. Confira e fique por dentro de tudo!

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Tráfego orgânico

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O tráfego orgânico é definido como as visitas que são geradas organicamente. Ou seja, elas vêm de plataformas e motores de buscas como o Google. Aqui, não pagamos para que o conteúdo ou site apareça para os potenciais interessados.

Por outro lado, é comum encontrarmos pessoas que afirmam que o tráfego orgânico é gratuito. Essa ideia não está completamente correta, uma vez que há sim investimentos, mesmo que eles sejam indiretos:

  • Há gastos com quem produz o conteúdo (freelas, agências, salário do redator);
  • Há gasto de tempo já que teremos que montar pautas, atualizar e revisar conteúdos;
  • Há custos com os servidores responsáveis pela hospedagem dos sites, entre outros.

Claro que esses e outros gastos são dissolvidos com o passar do tempo, uma vez que o conteúdo trará visitas e resultados para o negócio. Os gastos chegam a ser ínfimos quando os relacionamos com os aspectos gerais. Mas, ainda assim, é interessante saber que eles existem.

Tráfego orgânico é a mesma coisa que você ir incrementando o seu carro, quanto mais o motor for potente mais chances de você chegar nas primeiras posições.

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Tráfego pago

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O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é aquele gerado por meio de anúncios feitos em plataformas especializadas. Na maior parte das vezes, ele é utilizado quando precisamos de acessos rápidos. Por exemplo, para atrair interessados em um novo produto ou em uma promoção.

O tráfego pago é um recurso ofertado, geralmente, pelos gigantes da internet como o Google (Google AdWords), Facebook (Facebooks Ads), Uol (Uol Clicks), Youtube (Youtube Ads) e o Bing (Bing Ads).

Eles podem muito incrementar suas vendas, vejam no vídeo abaixo:

O tempo de duração e os valores (que serão pagos por você) variam de acordo com a necessidade. O orçamento a ser gasto é definido antes de a campanha começar a ser veiculada.

A grande diferença entre o tráfego pago e o orgânico é o fato de que nele pagamos por cada clique dos usuários. A principal vantagem desse modelo é que ele permite que escolhamos as palavras-chave ou público que tenham relação com aquilo que queremos promover.

Logo, isso aumenta significativamente as chances de que o site apareça nos primeiros resultados dos motores de busca de forma mais fácil do que quando usamos o tráfego orgânico. E tudo muito mais segmentado.

Tráfego pago é a mesma coisa que você colocar um nitro no seu carro, colocou dinheiro você impulsiona seu carro para chegar nas primeiras posições, e de forma imediata, agora acabou o dinheiro você para de aparecer.

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Compra de tráfego

A compra de tráfego é um ponto sensível nesse tema. E por isso, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas se vale ou não a pena investir nele. Mas, como ele é cada vez mais necessário essas dúvidas estão se dissipando aos poucos.

O problema consiste no fato de que alguns canais usados para comunicação com o cliente, a exemplo do Facebook, têm bloqueado contas e anúncios que estejam relacionados a uma série de nichos. Cada plataforma tem sua lista de nichos proibidos. Algumas não permitem ou diminuem a visibilidade de coisas relacionadas a apostas e tabaco, já outras proíbem remédios, consultas médicas e por aí vai.

Essencialmente, é por isso que a compra de tráfego é algo cada vez mais necessário. Mas, como isso é feito?

Há várias formas de compras de tráfego fora desses canais de comunicação. Para ilustrar, podemos citar os banners display, posts patrocinados, serviços de native ads e o Google AdWords, um dos serviços mais populares nesse sentido.

Por outro lado, não basta apenas comprar tráfego e acreditar que tudo está resolvido. Na realidade, a regra aqui é a mesma válida para qualquer estratégia que adotemos para promover nosso site. Ou seja, testar e testar.

Sem analisar os resultados por meio dos testes não será possível saber o que está e o que não está funcionando.

O fundamental nessa situação é avaliar cada caso. Procurar entender quem é o público-alvo e onde ele se encontra, é o pilar para o sucesso de uma campanha de compra de tráfego.

Dicas práticas para gerar tráfego qualificado para seu site ou blog

gerar trafego qualificado

Quem está na internet precisa ficar atento e se empenhar na criação de um relacionamento sustentável com seus visitantes. Tudo deve ser feito visando um contato duradouro. Mas, para que isso seja possível, é preciso que tenhamos um tráfego qualificado. Ou seja, que os visitantes que chegarem até o site tenham um interesse real naquilo que está sendo oferecido.

Existem algumas práticas que ajudam na atração de tráfego qualificado. A seguir, você confere algumas delas.

Crie conteúdo de qualidade

A cada dia, os motores de busca como o Google, estão dando mais espaço para conteúdos relevantes e de qualidade. Ao produzir um conteúdo de qualidade o visitante será motivado a continuar a leitura e isso fará com que ele passe mais tempo no seu site.

Isso é fundamental, uma vez que o Google entende que, quanto mais tempo os visitantes permanecerem no site, mais importante é o que você está oferecendo. Logo, ele ajudará a melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

Especialize-se

Mesmo sendo um tanto clichê, não é difícil encontrarmos sites na internet que mais parecem uma salada de frutas. Ou seja, misturam de tudo um pouco e tentam fazer com que o visitante processe tudo o que lhe é apresentado.

Se você atua em dois segmentos distintos, por exemplo, moda e decoração, crie um site específico para cada um. Não há nenhuma relação, ao menos a princípio, que faça com que alguém que procure tendências de moda queira saber sobre como decorar um quarto de bebê.

Redes Sociais

trafego pelas redes sociais

As redes sociais são ferramentas interessantes para a geração de tráfego, entretanto, é preciso ter muito cuidado com elas. O ponto-chave é entender que aquelas pessoas que estão por lá não estão interessadas em compras! É por isso que criar uma estratégia bem pensada é fundamental para o bom aproveitamento delas.

Além de criar um perfil profissional, uma sacada interessante para se dar bem nas redes socais é criar um senso de colaboração. Por exemplo, se você tem um site que vende produtos para pets, crie posts com dicas e cuidados para donos de animais de estimação. Ou seja, você estará promovendo o seu negócio ao mesmo tempo em que está ajudando as pessoas.

É claro que podemos divulgar produtos e serviços. Mas, o foco central é criar uma relação entre os usuários que querem interagir com a marca. A regra é simples: procure entregar para seus seguidores materiais que levem valor para eles, que os faça confiar em você.

Vídeos, infográficos e outros formatos

Outra maneira de atrair visitantes é apostar em outros meios de comunicação que não o texto. Além disso, precisamos considerar que a comunicação visual, a exemplo dos infográficos e vídeos, faz com que as pessoas se interessem muito mais por aquilo que está sendo oferecido.

Regularidade

Não podemos criar um site/blog e nos acomodarmos acreditando que as visitas chegarão, como que em um passe de mágica, para conhecer o que estamos disponibilizando. É necessário que o conteúdo veiculado seja atualizado com frequência.

Além de oferecer algo novo para os visitantes, temos que lembrar que isso fará com que os motores de busca dediquem mais tempo ao site ou blog, uma vez que sempre há algo recente por lá.

Uma dica nesse sentido é apostar na criação de um calendário editorial e ser disciplinado para cumpri-lo. Isso ajudará para que você mantenha a frequência e que seu público crie o hábito de procurar pelo seu conteúdo.

SEO

Otimizar e testar o site é uma ação que deve acontecer de tempos em tempos. Sempre existe algo que podemos fazer para melhorar nossa visibilidade nas buscas. A dica aqui é fazer uma coisa de cada vez, assim será possível avaliar se os resultados estão sendo positivos.

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Concursos

Poucas pessoas fazem uso desse recurso para atrair tráfego. Mas, o fato é que todo mundo gosta de ganhar algo.

Promover algum concurso que ofereça brindes que tenham um valor relativo para o visitante pode ser uma ideia interessante para a atração de novos usuários e divulgação da marca.

Blog (no caso de você ter apenas um site)

Criar um blog relacionado aos negócios que estão sendo promovidos por meio do site é uma das alternativas mais utilizadas quando o assunto é atrair visitantes.

Além disso, estamos falando de uma das maneiras mais simples e rápidas para colocar uma estratégia de geração de tráfego orgânico em prática. Basicamente, vamos precisar de duas coisas: o segmento definido e um conteúdo de qualidade!

Aposte em guest posts

O guest post consiste em publicar conteúdo em outros sites e blogs que podem ser de pessoas ou de empresas. Basicamente, você terá um espaço para promover seu conteúdo e aumentar as chances de conseguir mais tráfego.

Por exemplo, você pode publicar um artigo em outro site e incluir links que direcionem para o seu. Porém, é preciso ficar atento para escolher os sites mais relevantes para essa ação. Ou seja, eles precisam ter o mesmo público que o seu. Além disso, os guest posts ainda ajudam a aumentar a autoridade de seu site ante os mecanismos de buscas.

Por que o tráfego qualificado é considerado tão importante?

Anteriormente, falamos de forma superficial sobre o tráfego qualificado. Mas, vamos tentar entender melhor os motivos que o fazem ser tão importante. Aliás, nada melhor do que um exemplo para isso.

Imagine que você tenha um site que venda artigos esportivos para praticantes de diversos esportes. Em sua opinião, seria mais fácil que pessoas que não gostam muito de esportes tenham interesse no que está vendendo ou que aquelas que já praticam se interessem prontamente? Provavelmente, você ficou com a segunda opção!

É por isso que o tráfego qualificado é fundamental para quem está na internet. No lugar de investir e gastar tempo direcionando esforços atirando para todos os lados, tudo é feito para um público mais segmentado e por isso mesmo, mais passível de se tornar cliente.

Outro aspecto extremamente importante quando falamos sobre esse tipo de tráfego e que poucas pessoas consideram, é o fato de que quantidade não é qualidade. Por exemplo, você pode ter milhares de visitas em seu site e ter um índice de vendas muito baixo em comparação com o grau de movimentação.

Tráfego pago ou tráfego orgânico: Qual é o melhor?

Até aqui, analisamos as principais especificidades de cada um dos tipos de tráfego para site mais usados. Agora, podemos estabelecer uma base em relação a qual é o melhor. Ou seja, vale mais a pena investir em tráfego orgânico ou em tráfego pago?

Por mais incrível que possa parecer, a resposta para isso é muito simples: os dois valem muito a pena já que servem como complemento um do outro. Isso quer dizer que o seu site obterá resultados muito maiores e mais positivos se investir em ações nessas duas frentes!

Isso nos leva a outra questão: mas como decidir qual usar em determinado momento?

Qual seu objetivo é a pergunta chave

Considere a finalidade, o seu objetivo. Por exemplo, se você precisa de resultados rápidos e dispõe de dinheiro, aposte no tráfego pago. Agora, se o objetivo for criar um conteúdo que agregue valor e que seja utilizável por um período relativamente longo, aposte no tráfego orgânico. Lembre-se que ações nos dois casos podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo!

De fato, são muitos os aspectos que precisam e devem ser considerados quando o assunto central é a geração de tráfego. É muito comum que as pessoas que estão começando na área se percam entre tantas possibilidades. Para evitar que isso aconteça, basta apenas colocar em prática uma estratégia de cada vez. Claro, será necessário um pouco de paciência, mas isso é fundamental para que todos os processos apresentem resultados.

Então, depois de conferir todas essas dica sobre como gerar tráfego aproveite e entre em contanto conosco e confira o que a Liguesite pode fazer para aumentar suas chances de sucesso!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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