Tudo o que você precisa saber para medir o sucesso da sua loja virtual

Tudo o que você precisa saber para medir o sucesso da sua loja virtual

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 25/04/2017. Última atualização em 25/04/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Todo empreendedor está em busca de aumentar as vendas do seu negócio. O que nem todos sabem, porém, é se estão alcançando o objetivo e aproveitando as oportunidades do mercado.

Acompanhar e avaliar o desempenho de uma empresa é fundamental para definir as melhores estratégias e redirecionar os esforços. Para te ajudar a avaliar seu desempenho e ter uma loja virtual de sucesso, separamos aqui 5 dicas valiosas. Confira!

Entendendo os KPIs

A primeira coisa que você precisa conhecer quando o assunto é mensuração de resultados são os tais KPIs (key performance indicators). A sigla, que quer dizer “indicadores-chave de performance”, nada mais é do que números que você deve usar para entender o que o seu negócio tem adquirido como frutos.

É importante ressaltar que esses índices podem variar entre modelos de negócios — sendo que, em vários casos, é possível criar os seus próprios KPIs.

Em qualquer dos casos é sempre bom contar com uma plataforma digital para que a coleta de dados seja mais automática — pode ser do seu site ou do seu blog, por exemplo.

Imagine que você calcule quantos quilômetros um veículo consegue percorrer com alguns litros de combustível. Essa conta (quantidade de quilômetros percorridos dividida pelo número de litros) indica o consumo do seu carro.

Você ainda pode medir quantos quilômetros percorre em um mês, de quantos em quantos anos troca pneus e outros fatores. Todos eles são KPIs bem comuns utilizados para acompanhar o desempenho de um veículo.

A mesma coisa acontece na sua empresa. Alguns índices ou números são muito importantes a ponto de se acompanhar mais de perto. Para definir os seus KPIs, o que você precisa fazer é escolher bem quais deve acompanhar.

Ter um volume muito grande de indicadores é perigoso, porque você vai passar muito tempo olhando cada um e pode se confundir. O melhor é escolher os principais e que sejam de fácil identificação. Nada que vá exigir muitas contas o tempo todo.

Lembre-se ainda que utilizar uma estrutura de sites bem preparada para fornecer todos os números que você precisa na palma da mão é fundamental para aumentar a eficiência das suas estratégias de marketing digital!

Tem dúvidas se Vale Investir em Marketing Digital? Recomendamos verificar as dicas de nosso e-book.

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Faturamento total

Já bem conhecido pelos empreendedores, o faturamento total é o volume de vendas realizado em um determinado período.

Sem descontar gastos ou impostos, esse número mostra o valor do dinheiro que entrou na sua empresa. É um índice importante, pois com base nele você decide algumas coisas — por exemplo, sua forma de tributação.

Ao fazer o acompanhamento do faturamento total de um comércio comum ou de uma loja virtual, tome muito cuidado com os períodos sazonais. Todo negócio tem alguma sensibilidade às festas de final de ano, carnaval, verão, férias escolares, dia das mães e outras comemorações do tipo.

Por isso, fique à vontade para conferir, mas cuidado com as oscilações e lembre-se: esse valor não desconta suas despesas.

Quando você fizer uma campanha no Google Adwords por exemplo, pergunte no momento das compras ao seu cliente físico, como ele encontrou sua Loja, pois 90% das compras fisicas começam na internet (SPC Brasil), e some aos resultados de sua campanha virtual, mensurando os resultados com mais assertividade.

Taxa de conversão

Já mais ligada aos controles digitais do seu negócio, a taxa de conversão é o valor encontrado quando se compara o número de todas as vendas que você fez no período com o total de visitantes. Com uma plataforma de marketing digital, fica fácil fazer esta conta!

Se você utilizar o Adwords ou o Facebook Ads, é muito recomendado que utilize as Tags de conversão.

Avaliando tudo isso perante um mesmo intervalo de tempo, dá para perceber o quanto você vende por cada cliente que entra na sua loja.

Esse indicador é muito importante, pois com ele é possível fazer um planejamento estratégico interessante. Se você tiver um valor constante da taxa de conversão e fizer uma campanha de mídias online, vai dar para conferir se teve bons resultados ou não do seu esforço de marketing.

Pense bem: se sua loja aumentou muito o número de visitantes, mas teve uma menor taxa de conversão, provavelmente houve investimento no público errado, o que explicaria uma queda na quantidade de compras comparada ao volume de visitantes.

Ticket médio

Somando todas as vendas do período e dividindo pelo número de clientes que compraram alguma coisa, você vai encontrar o seu ticket médio.

Ele é importante para fazer projeções e cálculos de investimento em estoque e o desenvolvimento de novos produtos, pois mostra o quanto seus clientes costumam ter de disposição para gastar no seu negócio.

Com isso, fica a dúvida: será que é melhor você focar suas energias em trazer mais compradores ou vale a pena aproveitar sua clientela já formada e tentar vender mais, aumentando o seu ticket médio?

Essa resposta não é tão simples como pode parecer, mas vai fazer com que você reflita a respeito de suas estratégias e avalie se há outras possibilidades de alcançar melhores resultados no seu negócio.

Na verdade, esse é um dos grandes objetivos de acompanhar de perto seus indicadores: entender o que está acontecendo e refletir sobre possíveis melhorias.

Além disso com o acompanhamento do ticket médio, você poderá aumentar ou diminuir os investimentos em marketing digital.

Recomendamos a leitura do nosso e-book Marketing Digital em 6 passos.

Dias de compra

Com certeza você já deve saber quais são os dias e até mesmo horários mais favoráveis para vender, certo? Se você ainda não tem essas informações em mãos, trate de correr atrás!

Confira também quando há baixo fluxo e elabore promoções levando em conta essa variação. Você pode, por exemplo, veicular ações online para quem segue a sua página nas redes sociais, ou disponibilizar cupons de desconto no seu site. Isso certamente ajudará a movimentar mais a sua empresa!

Para ficar mais fácil de entender a importância desse KPI, vamos imaginar uma pousada ou hotel. Pense quais os dias mais movimentados e quais têm diárias mais caras. Exatamente: são os mesmos.

Quando a demanda é maior (como em finais de semana e feriados) e há público pagante em abundância, o preço da diária é mais alta. Por outro lado, dias mais vazios tendem a ter preços mais baratos para atrair as pessoas.

Caso o seu negócio não envolva prestação de serviços — como no exemplo da hotelaria, que deixa de ganhar dinheiro com quartos vazios — observe outra forma de usar essas informações de dias de compra ao seu favor.

Se deseja melhorar o faturamento em dias que costumam ser mais fracos, você pode, por exemplo, fazer promoções com alguns itens que tenham mais saída. Também utilize dias de maior movimento para desovar o estoque de produtos que precisam ser vendidos rapidamente. Assim, você dá espaço a uma nova coleção.

Com acompanhamento desse KPI em campanhas do Google Adwords por exemplo, você poderá aumentar ou diminuir o valor de investimentos de forma automática de acordo com horários de maior pico, e dias com mais movimentos, fique atento e esse indicador!

Entendendo melhor a lógica de funcionamento do seu negócio, você terá condições mais favoráveis de explorar o que ele tem a oferecer. Identifique quais são os KPIs que fazem sentido de acompanhar e atinja um nível mais alto de empreendedorismo, atuando com mais assertividade e potencializando seus lucros.

Uma loja virtual bem sucedida vai muito além da tecnologia, veja dicas em 7 passos para o sucesso de uma loja virtual.

Por fim, não se esqueça que é fundamental contar com um site seguro bem preparado para receber as demandas dos seus clientes. Se você não conta com uma equipe de desenvolvimento no seu negócio, não hesite em contratar uma empresa especializada no assunto.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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