O que é

User Interface

?
O que é User Interface?

Por Comunicação Liguesite. Postado em 09/04/2018. Última atualização em 09/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

O desenvolvimento de sites e programas tem diversos conceitos e parâmetros interessantes. Essas áreas do conhecimento ajudam a criar sites otimizados para o usuário e melhoram a experiência de seus visitantes no ambiente online.

Ignorar tais pré-requisitos pode fazer o seu site ficar sem visitas, ou frustrar as pessoas que tentam entrar em contato com você através dele. Com certeza você não quer passar por nenhuma dessas experiências, não é mesmo?

Veja neste post o que é user interface, como influencia no desempenho do seu site e conheça as regras básicas para implantá-la. Melhore as chances de atrair visitas e vendas para seu negócio por meio de um site com esse conceito, agora mesmo. Confira!

CONTINUAR LENDO

O que é User Interface?

User interface, ou interface do usuário, são as telas e recursos pelas quais o usuário interage com um sistema, aplicativo ou site. Em outras palavras, são os botões, ícones e comandos que possibilitam que ele domine a ferramenta e execute os seus objetivos.

Essa interface é a única forma que o usuário tem de controlar e interagir com o sistema, por isso essa relação precisa ser facilitada e o mais proveitosa possível para as pessoas que visitam o seu site, ou usam o aplicativo de sua empresa, por exemplo.

Diferença entre UX (user experience) e UI (user interface)

Um erro muito comum nesse contexto é confundir a interface do usuário (UI) com a experiência do usuário (UX). Ambas estão muito ligadas uma na outra, mas são conceitos completamente distintos no desenvolvimento web.

User experience, ou UX, é a área que se preocupa com uma boa experiência do usuário em um site ou sistema. Esse conceito leva em conta diversos critérios, incluindo a interface do usuário, para tornar a solução proveitosa e facilitar o cumprimento de seus objetivos.

Já o User Interface (UI) são os elementos que possibilitam essa interação de homem x máquina. Através desses elementos o usuário dá comandos ao site da sua empresa, por exemplo, e assim consegue navegar pelas páginas e conhecer melhor a sua empresa.

Principais cuidados com o User Interface

Agora que você já sabe o que é o User Interface e sua diferença em relação ao UX, vamos entender quais os principais critérios para colocá-lo em prática em seu site. Confira!

Aposte na simplicidade

A primeira regra de uma boa interface de usuário é ser simples, minimalista e o mais prática possível. Isso quer dizer que devem conter na tela apenas os elementos realmente essenciais, evitando a poluição da interface pelo excesso de recursos.

Para que este conceito fique mais claro, pense no seu smartphone: o que acontece se você tiver diversos ícones de aplicativos na tela inicial? Você com certeza vai demorar muito para encontrar o app que deseja e pode até acessar algo por engano.

O mesmo acontece com o seu site. Se você tiver muitas informações em suas páginas, muitos links no menu, fica difícil para o usuário decidir o que ele deve priorizar. Sendo assim, ele opta por abandonar o seu site porque a navegação fica muito complexa.

Promova a usabilidade

Usabilidade quer dizer tornar o seu site “usável”, ou seja, facilitar todas as ações que o visitante precisa tomar em suas páginas. O conceito de usabilidade no desenvolvimento web é bem amplo, mas tudo o que você precisa focar agora é: o meu site está simples de modo que qualquer pessoa consiga operá-lo?

Se a resposta for positiva, parabéns! Esse é um sinal que você levou em conta os princípios de usabilidade. Agora se for negativa, analise quais os pontos que pode melhorar o seu site para torná-lo mais fluído e “usável” pelos seus usuários.

Acesso facilitado das informações

Outro ponto importante quando falamos em user interface é o acesso as informações. Quando uma pessoa entra no site de sua empresa, ela deve ser capaz de encontrar com facilidade a informação que está buscando.

Nesse ponto você precisa conhecer o que é importante para seu usuário em primeiro lugar. Em seguida, deve garantir que esses dados estejam visíveis no seu site e sejam fáceis de encontrar.

Um site de um delivery, por exemplo, precisa deixar visível as formas para o cliente fazer o pedido. Caso contrário, ele perderá a venda.

Não esqueça da interação com o usuário

A interação com o usuário é muito importante para o UI, pois através dela é que o visitante do seu site entenderá o que está ocorrendo na sua página. Em suma, interações são respostas de seu site para a ação do usuário.

Alguns exemplos de interações são: alertas de erro, resultados de uma busca, orientações sobre como preencher um formulário, etc. Lembre-se de deixar essas informações claras e de acordo com o que está acontecendo no seu site no momento, assim seu visitante terá mais facilidade em se “encontrar” no site da sua empresa.

A responsividade também é importante

Outro conceito que ganhou muita visibilidade nos últimos anos é a responsividade. Trata-se da adaptação do seu site para os diferentes dispositivos de acesso a internet.

Sabemos que os internautas estão cada vez mais móveis e seu site precisa acompanhar essa tendência. A responsividade existe quando sua página se adapta ao tamanho da tela do dispositivo, redimensionando imagens, botões e todos os recursos para otimizar a experiência do usuário.

Principais ferramentas para o User Interface

Mas como melhorar a interface do usuário do seu site ou desenvolve-la de forma adequada? Você pode fazer isso através das ferramentas abaixo:

Adobe Photoshop: um programa de edição gráfica para criar os elementos de seu site previamente, muito usado pelos designers. Você monta o layout (nome dado aos elementos que compõem a parte visual de seu site) no Photoshop para ter uma ideia de como irá ficar. Depois esse esboço precisa ser transformado em código por um desenvolvedor experiente.

Ligue Speed: uma ferramenta completa para criação de sites, lojas virtuais, portais e blogs. Essa solução foi desenvolvida pela Liguesite e permite que qualquer pessoa crie um site em minutos, mesmo sem entender nada de programação. Saiba mais do nosso programa de criação de sites neste outro post!

E então, seu site está dentro dos padrões de UI (User Interface)? Agora que você aprendeu mais sobre esse conceito fica mais fácil aplicá-lo no site da sua empresa e aumentar as chances de sucesso.

Fique de olho nas suas páginas de internet e garanta que elas estão oferecendo o melhor para seus potenciais clientes.

Curtiu o nosso conteúdo? Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ e no YouTube!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.