Qual a importância das

vendas online

para impulsionar seu negócio?
vendas online

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 13/11/2017 em Loja virtual

Não há como negar o quanto os hábitos de consumo evoluíram nos últimos anos.

A internet se tornou parte da rotina das pessoas, e hoje uma quantidade infinita de atividades é realizada por meios digitais.

O fenômeno da virtualização dos serviços é uma realidade cada vez mais presente na rotina do consumidor.

Por isso, é necessário reformular a atuação empresarial para mantê-la alinhada às tendências e demandas do mercado, que prima pela comodidade, agilidade e segurança.

Foi nesse contexto que as vendas online se tornaram um padrão, e o crescimento do comércio virtual é reflexo disso. Para se ter uma ideia, espera-se que até 2021, o e-commerce cresça 12,4% ao ano e dobre sua participação no Brasil, segundo dados da pesquisa Forrester encomendada pelo Google.

Os empresários que ainda não exploram esse canal estão perdendo uma grande oportunidade de impulsionar seu negócio e inovar no mercado.

Quer entender de vez por que investir em vendas online é uma ótima decisão para o seu empreendimento?

Continue a leitura e confira os benefícios dessa estratégia!

CONTINUAR LENDO

Maior visibilidade para a empresa

Não há dúvidas de que vender na internet significa garantir maior visibilidade para a sua empresa.

No ambiente virtual, as barreiras físicas e geográficas praticamente não existem.

Dependendo das suas necessidades e dos investimentos em marketing, seu negócio pode atingir um público muito maior quando comparado a lojas físicas.

O mercado online oferece um potencial de visibilidade muito grande ao empresário, de forma muito mais acessível.

Hoje, o marketing digital desponta como uma ferramenta altamente estratégica e acessível a qualquer tipo de empresa, independentemente de porte ou segmento. A partir dos seus recursos, é possível:

  • expandir a área de atuação do negócio;
  • engajar um público maior;
  • aumentar as taxas de retorno da empresa.

Vale ressaltar ainda que tudo isso é alcançado sem a necessidade de investimentos astronômicos.

Melhor relação custo-benefício

Tratando-se de vendas online, é impossível não citar o ótimo custo-benefício como uma das principais vantagens dessa alternativa.

Quando comparado aos métodos tradicionais de vendas dos estabelecimentos físicos, vender online representa uma redução de custos bastante significativa: os gastos com pessoal, aluguel, custos operacionais, impostos e outros são praticamente eliminados.

Toda essa economia permite que o empresário redirecione os recursos da empresa em pontos estratégicos — diversificação dos produtos ou serviços, marketing e estoque, por exemplo —, além de repassar essas vantagens para os clientes ao oferecer produtos com um preço mais competitivo.

Esses benefícios garantem, de forma direta, uma otimização operacional capaz de aumentar as vendas.

Outra boa notícia é que você não precisa escolher entre o meio físico e o digital: a loja online pode representar um reforço estratégico para empresas que já atuam no comércio tradicional, oferecendo aos clientes mais canais para fazer negócio com você.

Dessa forma, você amplia e inova a atuação de um negócio que já funciona fisicamente, aumentando as chances de satisfazer e e fidelizar seu consumidor.

Segmentação de público mais eficiente

Outro benefício típico do comércio online é a facilidade de segmentar o seu público. Com o apoio do marketing digital e suas ferramentas, como o Google AdWords, sua empresa consegue investir em publicidade de forma muito mais eficiente e com grandes chances de retorno.

A segmentação de público evita que você invista em campanhas de marketing pouco eficientes e que não geram o resultado esperado, como é o caso da publicidade em rádio ou TV.

Por outro lado, as campanhas otimizadas de marketing digital conseguem atingir o público ideal por meio da exibição de anúncios para as pessoas certas.

Para definir os critérios de segmentação, são analisados fatores como:

  • região;
  • idade;
  • hábitos de consumo;
  • pesquisas realizadas no Google etc.

Maior facilidade para acompanhar os resultados

Um dos maiores desafios que o empresário encontra ao gerenciar um estabelecimento físico é o controle adequado dos expedientes administrativos, como fluxo de caixa, controle financeiro, entre outros.

Embora não seja algo simples, sabemos que acompanhar essas métricas é essencial para a boa saúde financeira do empreendimento.

Ao se valer das vendas online, porém, o empresário reduz grande parte da burocracia administrativa do negócio.

Como todas as transações realizadas são registradas automaticamente, as estatísticas são geradas com mais agilidade e precisão. Assim, fica muito mais fácil controlar o desempenho da empresa.

Os relatórios gerados permitem a você identificar prontamente quais são os produtos com mais saída para aumentar seu estoque de forma acertada.

O fluxo de vendas também fica mais visível, o que é bastante útil para acompanhar o aumento da demanda em certas épocas do ano.

Alinhamento com as tendências do mercado

Como dissemos no início deste artigo, os hábitos de consumo das pessoas mudaram, e a internet se tornou uma ferramenta eficiente para realizar diferentes atividades.

Nesse ponto, expandir as atividades da sua empresa para o mercado digital é também uma das melhores maneiras de inovar e se ajustar com as tendências atuais.

O consumidor de hoje está conectado, faz uso das redes sociais e procura alternativas mais ágeis, cômodas e relevantes para satisfazer suas necessidades.

Sabendo disso, é fundamental que o seu negócio se adapte a essa realidade, fornecendo serviços e produtos de forma mais dinâmica.

Os meios digitais — como as redes sociais, blogs e sites, por exemplo — podem tornar-se ferramentas de grande serventia na hora de estabelecer uma proximidade maior com seu público-alvo, entender quais as suas necessidades e, a partir daí, servir de apoio para ajustar a atuação da empresa.

Assim, ela pode se tornar ainda mais atrativa e competitiva.

Possuir um site próprio, no qual seja possível realizar as suas vendas, atrair seu público e fortalecer a sua marca é, sem dúvida, uma das formas mais inteligentes para melhorar os resultados da empresa e impulsionar os negócios.

Portanto, contar com o apoio de uma empresa especializada na elaboração da página e planejamento do marketing é essencial para garantir que seu site seja possua diferenciais como:

  • otimização para SEO;
  • contenha todos os elementos estéticos e de usabilidade (UX) necessários para agradar e facilitar a navegação do cliente;
  • operação responsiva, independentemente do tipo de dispositivo que o consumidor utilizar para acessar, já que hoje é bem comum usar as plataformas mobile.

Ao contar com apoio especializado, você também garante um suporte constante para solucionar qualquer problema na página, assegurando o sucesso das suas vendas online.

Esse post inspirou você a otimizar suas vendas na internet? Então baixe gratuitamente nosso e-book e conheça os 7 passos para o sucesso de uma loja virtual!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de vendas online, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Onde você está?*

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2017 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.