Vender

: o pulmão de qualquer negócio
Vender

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 24/11/2017. Última atualização em 24/11/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Diferente de algumas décadas atrás - em que para ter uma loja e realizar a comercialização de produtos ou serviços era necessário ter um espaço físico para tal, o que inclui uma série de despesas fixas e variáveis, como aluguel, conta de água e de energia, impossibilitando que empreendedores com capitais de investimentos baixos tivessem seus negócios - hoje praticamente qualquer pessoa pode começar um negócio com pouquíssimo investimento.

Mas é claro precisa de planejamento e os parceiros certos!

Isso se deve principalmente a utilização e consolidação da internet como plataforma para o fechamento de negócios, permitindo que através do comércio digital as pessoas possam ter uma loja virtual sem ter que arcar com os custos da loja física.

No entanto, isso não significa que é necessário menos empenho para fazer o negócio dar certo.

Pelo contrário, com a imensa quantidade de informações e de opções disponíveis aos consumidores, é necessário investir em qualidade e credibilidade, e um dos requisitos básicos para tanto é contar com um site ou loja virtual.

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Como vender pela internet

Possuir um site ou uma loja virtual é um pré-requisito para que você possa conquistar uma grande quantidade de clientes e atraia cada vez mais interessados para seu negócio.

Isso porque um canal institucional como esses faz com que a empresa tenha mais credibilidade devido às informações disponibilizadas sobre a empresa.

Disso podemos deduzir que apesar das redes sociais serem importantes, elas devem ser utilizadas como canal de publicidade e interações rápidas com o público-alvo, mas nunca como canal institucional ou como principal forma de comunicação, uma vez que isso retira credibilidade do negócio.

Além disso, não podemos esquecer que através do site ou da loja virtual que é possível utilizar as principais formas de marketing digital.

Um bom exemplo é o Google AdWords, ferramenta de anúncios extremamente barata que funciona através de palavras-chave, fazendo com que os sites apareçam no topo da lista das páginas resultantes de buscas de usuários, aumentando as chances de clique e, consequentemente, de fechamento de negócios.

Muito similar ao AdWords, mas com a vantagem de ser totalmente gratuito, o SEO, ferramenta que visa à otimização do conteúdo textual de sites e lojas virtuais para que apareçam dentre os primeiros resultados em páginas de buscas.

Para utilizar essas ferramentas de publicidade, outra ótima maneira é ter um blog anexo a loja ou ao site, pois através de conteúdo de qualidade e relevância para o seu público, você pode não só realizar ações de marketing, mas também se tornar referência em seu ramo de atuação, o que significa maior credibilidade é maior volume de oportunidades de negócios.

O que vender na internet

Com exceções de produtos e serviços ilícitos, basicamente qualquer coisa pode ser comercializada por meio da internet.

No entanto, uma boa dica é sempre estar atento às questões de logística, pois mesmo que os custos da operacionalização do negócio sejam reduzidos e o Brasil conta com ótimos serviços de logística fornecidos pelos Correios, o preço do frete pode acabar não compensando para o cliente, devendo o comerciante ter uma estratégia para resolver situações desse tipo.

Como criar um site de vendas

Os requisitos de desenvolvimento para um site de vendas são mais complexos em relação a sites comuns, pois eles não visam apenas informar os usuários, mas também servir como uma plataforma de vendas, por isso devem possuir uma ótima experiência de navegação, elementos que estimulem a compra e segurança dos dados dos clientes.

Assim como um site comum, as primeiras tarefas a serem realizadas é a compra de um domínio, isto é, do nome que deseja dar ao seu site juntamente com a extensão desejada (como “lojavirtual(nome).com.br(domínio)), e a compra de uma hospedagem, para garantir que o site esteja sempre no ar e seja protegido em caso de ocorrer algum erro.

Na sequência, é necessário pensar na estética do site como um todo, pois os produtos ou serviços devem ser organizados por categorias, serem exibidos em determinada quantidade por página, possuir menu que facilite a navegação e a busca e mesmo levar em conta aspectos mais subjetivos, como uso de cores que estimulam a percepção e o desejo de compra.

A partir dos requisitos desenvolvidos nessa fase, é possível realizar a programação do site, que deve contar com mecanismos de proteção de dados dos clientes para que não haja nenhum risco, integração com bancos e bandeiras de cartão de crédito para o processamento do pagamento, entre outros fatores.

Assim, desenvolver um site ou loja virtual não é uma tarefa simples, e por isso costuma ser cara.

Para conseguir o melhor serviço com a melhor relação custo/benefício conte com e Liguesite.

Oferecemos diversas opções de soluções de desenvolvimento de sites e lojas virtuais com toda a comodidade e recursos que você precisa, e com certeza uma será adequada às suas necessidades.

Como vender no mercado livre

Para vender no mercado livre é muito simples.

Basta se cadastrar na plataforma, criar um perfil e cadastrar seus produtos na página requisitada, o que inclui inserir boas fotos, descrição detalhada e formas de entrega.

Dentro da plataforma, você pode escolher qual visibilidade quer dar para seu anúncio, que padrão, com exposição baixa e gratuita, indo até o premium, com exposição máxima.

Se prepare para responder muitas perguntas, como tamanho, peso e outras dúvidas dos consumidores.

O mercado livre investe forte em publicidade, por isso é uma boa opção em conjunto com seu site de vendas.

Como vender pelo Facebook

Para realizar vendas pelo Facebook, basta criar uma página institucional seguindo os passos indicados pela plataforma.

Apesar de a rede contar com serviços de loja virtual, a melhor maneira de realizar vendas é fazer um bom relacionamento com seus seguidores.

Outra dica importante é fazer o cadastro e postagens em grupos relacionados com aquilo que você vende, mas não seja intrusivo, as pessoas não estão ali para comprar, comprar e comprar, lembre-se que é uma rede social, mas é claro que sempre sai muitos negócios.

É legal pensar em utilizar as publicidades pagas com o Facebook ADS.

Como vender pelo Instagram

O Instagram basicamente funciona como uma estante virtual por ser uma plataforma extremamente visual.

Assim, esse deve ser o foco no uso da rede, e por isso deve possuir fotos e vídeos que verdadeiramente valorizam os produtos.

A venda propriamente dita deve ser feita por meio do direcionamento dos usuários para seu site ou blog, apesar de algumas empresas terem desenvolvido ferramentas que permite a compra diretamente pela rede social.

Como vender na OLX

A OLX tem um funcionamento bastante semelhante ao mercado livre.

Depois de criar seu cadastro, basta acessar a página de cadastro de produtos, escolher a categoria do produto, título do anúncio, inserir (boas) fotos e, por fim, colocar o preço.

Para aproveitar todas essas vantagens que o ato de vender online pode oferecer, conte com a Liguesite para desenvolver seu site ou sua loja virtual e tenha as melhores ferramentas do mercado com a melhor relação custo/benefício.

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Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura para vender mais, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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