Viabilidade financeira de uma franquia: aprenda a analisar sem erros

Viabilidade financeira de uma franquia

Por Comunicação Liguesite. Postado em 22/08/2018. Última atualização em 22/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Muita gente que tem o sonho de ser um franqueado imagina que ter uma boa marca, posicionamento e qualidade dos produtos é suficiente para investir nesse empreendimento. Na verdade, não é bem assim. É preciso ter mais segurança para justamente não quebrar o negócio de cara. O que pode garantir isso é a análise da viabilidade financeira.

Essa métrica é composta por uma série de variáveis, que, contadas juntas, oferecem um diagnóstico da lucratividade da empresa. Ameaças e oportunidades tecnológicas, grau de aceitação dos clientes e capital de giro são algumas dessas variáveis.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba como analisar a viabilidade financeira de uma franquia. Confira!

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Como é feito o estudo de viabilidade financeira para franquias?

O primeiro passo para entender sobre como funciona a viabilidade financeira é deixar um pouco de lado emoções e gostos pessoais. Isso porque viabilidade financeira tem a ver com números. São valores e prazos que devem servir de parâmetro para ter certeza da lucratividade do negócio.

Para compreender melhor o que está por trás da análise da viabilidade financeira de uma franquia, vamos conhecer seus principais elementos. 

Grau de aceitação dos clientes

Geralmente, um empreendedor fica deslumbrado com o produto ou o serviço oferecidos por uma franquia. Ele acha que o negócio vai dar certo apenas se baseando em seu gosto pessoal. É preciso ter cuidado com isso! Algo que pode ser bom para você não terá, necessariamente, apelo no mercado.

Por isso, é importante avaliar o grau de aceitação dos clientes. Por meio de pesquisas de opinião, é possível colher informações do público consumidor. Essas podem ser feitas por meio de questionários individuais ou pela elaboração de grupos focais.

Defina o nicho da franquia e contrate um serviço especializado para avaliar a audiência do produto — ou serviço — a ser ofertado. Caso haja baixa ou nenhuma aceitação, melhor trocar de franquia. Agora, se houver grande aceitação, já pode ir para o próximo passo.

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Oportunidades e ameaças externas à franquia

Os clientes têm poder para garantir o sucesso de uma franquia. No entanto, fatores externos também podem influenciar nisso. Mudanças tecnológicas, fatores ambientais e de mercado podem desestabilizar um negócio que, aparentemente, tem demanda por clientela.

Por exemplo, há franquias que não conseguem se dar bem em uma cidade muito pequena ou em determinado ponto da região. Seja porque há baixo fluxo do seu público de interesse, seja porque a região é pouco bem-vista e acaba afastando os clientes. E não adianta ter uma franquia de grande porte com baixas visitas, certo?

Por outro lado, há franquias que podem se dar muito bem dependendo do contexto tecnológico. É o caso de franquias de marketing digital. Hoje em dia, há um enorme público utilizando a Internet. São milhares de pessoas que estão conectadas às redes sociais, aos blogs e aos canais do YouTube, por exemplo. As empresas podem e devem aproveitar essa chance para atrair esse público e aumentar as vendas on-line.

Sendo assim, considere os fatores externos inerentes à franquia. Identifique tanto as ameaças que podem recobrir a franquia quanto as oportunidades.

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Capital de giro ou custo de capital

Para uma franquia começar a funcionar, ela precisa ter uma reserva no caixa disponível. Esse valor é o capital de giro. Ele é composto pelo investimento para formar o estoque inicial mais o caixa mínimo operacional.

Isso quer dizer que o capital de giro compreende os recursos necessários para a compra de matérias-primas ou mercadorias, o pagamento de despesas e o financiamento de vendas. Com base nesse valor, é possível ter uma ideia de como algumas franquias podem ser baratas e lucrativas

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Break even

Toda franquia exige um tempo de investimento, que não vai durar a vida toda, obviamente. Existe um indicador da variabilidade financeira que mostra exatamente onde o investimento já não é mais necessário. Estamos falando do break even.

Esse fator indica o momento em que as receitas obtêm valor maior ou igual aos custos. Em outras palavras, a franquia já está rodando com os próprios resultados. Essa métrica é fundamental para saber por quanto tempo você pretende investir num negócio.

Vamos dar um exemplo de como avaliar esse elemento: suponhamos que o break even de uma franquia é no quarto mês. Isso quer dizer que, a partir daquele mês, os investidores não precisam mais aplicar recursos próprios para a operacionalização da franquia. É por isso que o termo break even pode ser entendido também por ponto de equilíbrio.

Em sua analise de viabilidade financeira, verifique se a franquia tem a possibilidade de uma receita recorrente, conheça abaixo o caso do Ronaldo, da franquia Liguesite, de Caxias do Sul, que entende bem a importância da receita recorrente para o seu negócio.

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Payback

Custo de oportunidade — ou payback — é um fator essencial para a análise da viabilidade financeira de uma franquia. Isso porque esse indicador mostra quando é que você começa a recuperar o investimento feito no negócio.

O payback é o instante em que o fluxo de caixa acumulado é maior que zero. Ou seja, todo aquele gasto que você teve — considerando investimento, custos fixos e variáveis — está sendo coberto pelos lucros da franquia. Esse indicador é dado em meses ou anos, dependendo do modelo.

Por exemplo, se o payback for no sétimo mês, isso significa que a franquia está começando a lucrar a partir daquele período. Essa métrica é essencial para você saber em quanto tempo terá seu primeiro retorno financeiro.

"Quando falamos de franquias home office, esse Payback pode ficar ainda melhor, são franquias com custos menores e com possibilidade de um ótimo faturamento", diz Wallace Castro - Diretor da Liguesite, que apontou o case da Microfranquia Home Office faturou R$50 mil em um único mês.

Valor Presente Líquido

A franquia é rentável? Essa questão é respondida pelo indicador de viabilidade financeira denominado Valor Presente Líquido (VPL). Ele sinaliza quanto os futuros pagamentos valeriam hoje em dia, descontando os juros e o custo inicial de investimento da franquia.

Mas como assim? Vamos partir da ideia de que R$ 1.000 de hoje não equivalem a R$ 1.000 daqui a 3 anos. Isso porque esse dinheiro é corroído por juros e outras taxas do mercado que, com o tempo, sofrem desvalorização.

O VPL compreende a subtração do valor das entradas em caixa pelo investimento inicial da franquia. Se esse resultado for maior que zero, quer dizer que a franquia está com um retorno maior do que seu custo de capital. É o momento de dizer: a franquia vale a pena!

Esses foram os principais fatores que compõem a viabilidade financeira de uma franquia. Agora que você sabe analisar essa situação, procure encontrar um modelo que mais agrade a sua proposta de negócio. Por exemplo, há empreendedores que aumentaram o preço de venda de seus serviços ao investir em franquias. Informe-se e comece seu negócio próprio.

Quer encontrar um estilo de franquia lucrativa que tem tudo a ver com o mundo tecnológico em que vivemos? Entre em contato com a Liguesite. Essa rede de franquias de agências de marketing digital já tem mais de 100 franqueados em todo o Brasil e não para de crescer!

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