Melhores práticas de utilização do

Vídeo Marketing

Vídeo Marketing

Por Comunicação Liguesite. Postado em 13/04/2018. Última atualização em 13/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Em uma Era completamente digital e praticamente sem tempo disponível, o vídeo marketing se mostra como uma excelente alternativa.

Valendo mais do que muitas palavras em um texto, acredite, cerca de 1,8 milhões para ser mais exato, essa opção tem gerado muito resultado.

Não sabe muito bem o que é vídeo marketing e como ele pode ser utilizado dentro do seu negócio? Quer entender melhor como usar essa incrível ferramenta para estar mais próximo ao seu público? Com certeza você veio ao lugar certo!

Neste post serão apresentadas informações que vão do mais básico ao mais relevante sobre o assunto.

Por isso, tire um minuto do seu tempo e veja como transformar o seu negócio a partir do vídeo marketing e espere os melhores resultados.

CONTINUAR LENDO

O que é Vídeo Marketing?

A primeira coisa que você precisa saber é que o vídeo marketing é uma estratégia para alcançar clientes e também para estreitar laços com aqueles que já fazem parte do negócio.

Na correria do dia a dia as pessoas simplesmente não param para ler reportagens e matérias. Entretanto, é claro que conseguem ver muitos vídeos entre um compromisso e outro. E é justamente aqui que a sua empresa deve entrar.

Investindo em criatividade e fazendo muita pesquisa, apostar em vídeo marketing significa ir além. Uma vez que você consegue transmitir diferentes tipos de mensagens por este meio, basta planejar tudo e pronto!

Aproveite para ver alguns números dessa estratégia. Esses dados reafirmam sua importância:

  • As chances de clique são aumentadas em até 96% quando o uso do e-mail está associado ao vídeo marketing. Por isso, mande links de vídeo junto com aquela promoção especial;
  • As pesquisas feitas nos mecanismos de busca têm 41% de chance a mais de cliques do que os resultados que não utilizam vídeos;
  • O fluxo de usuários do YouTube que acessam a página mensalmente gira em torno de 1 bilhão. A quantidade de horas assistidas, entretanto, ultrapassa a 4 bilhões!

Principais tipos de vídeo marketing

Como você já percebeu, o vídeo marketing é uma excelente alternativa estratégica. Mas, é claro que para dar certo, seu negócio precisa entender que há muitos tipos de vídeo.

O melhor é entender qual a necessidade do empreendimento para só então fazer o investimento e posterior publicação.

Veja a seguir quais são os tipos mais usados em vídeo marketing e comece a pensar qual deles é mais indicado para a sua cartela de clientes:

Depoimentos

Os vídeos de marketing que são depoimentos costumam envolver muito ao potencial cliente.

Gravados por outros consumidores, os mais fiéis e propagadores da sua marca, esse modelo é interessante por transmitir a mensagem de um jeito mais simples, contando a experiência que esse consumidor teve com seu vídeo.

Quem assiste acaba por se interessar e ter suas dúvidas respondidas graças a essa abordagem que é mais clara e direta.

O entusiasmo é passado e a confiança construída, tudo bastante benéfico para a reputação da empresa e para a conquista de novos clientes.

Além disso outros consumidores irão se identificar com a história desse depoimento.

Dicas ou demonstração

Nada melhor do que tirar as dúvidas do cliente sobre como usar um produto do que através de um vídeo marketing.

Rápido, simples e bastante preciso, as dicas e demonstrações costumam ser a porta de entrada para o canal virtual da empresa e sabe por quê?

As pessoas não têm paciência de ler manuais ou textos que explicam como usar determinada função, por exemplo.

O que elas querem mesmo é agilidade, algo prático que lhes auxilie. E os vídeos são ótimas respostas a essa necessidade!

E se possível coloque o texto do vídeo em forma de um artigo, isso para as estratégias de SEO é fundamental.

Institucional

O seu cliente sabe quem você é e o que a sua empresa realmente faz?

Se ele conhece o negócio apenas superficialmente, é claro que é uma excelente oportunidade contar-lhe um pouco mais sobre o negócio!

Os vídeos institucionais, chamados também de corporativos, são perfeitos para engajar o cliente, bem como para fidelizá-lo.

Neste material é possível mostrar mais sobre a personalidade do empreendimento e ainda ajudá-lo a se posicionar estrategicamente no mercado.

Vendas

Identificação, muita autenticidade e também credibilidade. Isso é o que costuma estar por trás de um bom vídeo marketing de vendas.

Para tirar de letra esse tipo de vídeo é imprescindível ter muita atenção aos detalhes.

Vender de um jeito mais leve e despretensioso, longe de ser uma daquelas propagandas que tem um único slogan “Compre”, essa é uma estratégia a se colocar em prática.

Tempo e conteúdo recomendado

Depois de saber quais são os principais tipos de vídeo marketing existentes para aplicar no seu negócio, vale a pena questionar o tempo ideal.

Apesar dos vídeos serem muito acessados e mais fáceis de se acompanhar, é essencial não ultrapassar o tempo recomendado.

Mas, qual o limite de tempo? É claro que para cada assunto e público existirá uma determinação mais precisa. Entretanto, para resumir, entenda que menos é sempre mais. Por isso, preze por vídeos rápidos, interativos e com muita criatividade.

Apele para humor ou drama conforme o seu objetivo e sempre dê uma caprichada a mais nos 10 primeiros segundos. Eles são determinantes para que seu cliente continue vendo o vídeo até o final. Não menospreze esse cuidado.

Os melhores canais para vídeo marketing em que investir

É claro que se lhe perguntarem qual é o melhor canal para veiculação de um vídeo marketing você responderá YouTube. Magnânimo em sua área, o YouTube tem um gigantesco público e é um dos principais mecanismos de busca para vídeos.

Ainda assim é importante lembrar que este não é o único canal existente. Além de suas estratégias direcionadas ao YouTube, lembre-se de traçar planos para o Facebook e para o Vimeo, por exemplo. A interação dos clientes a partir destes meios tem crescido muito!

Outra dica interessante é compartilhar os vídeos do seu canal do YouTube nas suas redes sociais.

3 Métricas para checar sua campanha de vídeo marketing

Por fim, depois de conferir tantos detalhes e informações sobre o vídeo marketing é imprescindível abordar mais um ponto: A mensuração do seu vídeo e da sua estratégia! Será que o seu investimento realmente valeu a pena e o vídeo está gerando engajamento?

Para responder a essas e outras questões e ainda melhorar a estruturação para um próximo vídeo, é indispensável trabalhar com métricas.

Assim como em outras páginas e conteúdos, existem algumas métricas decisivas para essa avaliação. Veja quais são elas:

Taxa de clique

A primeira métrica que deve ser avaliada diz respeito a taxa de clique.

Quantas pessoas se interessaram pelo título do vídeo marketing, pela sua imagem inicial ou pequena descrição?

Quanto maior essa taxa, maior a certeza de que a empresa está no caminho certo! Quanto menor, ligue o alerta e fique atento para fazer melhorias a fim de obter bons resultados!

Tempo assistido

De nada adianta ter uma alta taxa de clique se, conforme o tempo vai passando, os internautas simplesmente abandonarem seu vídeo. Até porque o interessante mesmo é que eles possam assistir até o final, certo?

Portanto, sempre verifique qual o tempo assistido e aproveite para avaliar em quais partes do vídeo a desistência está maior. O que pode ser melhorado neste ponto? A linguagem? A expressão? Como ser mais criativo?

Quantidade de compartilhamento

Importantíssima, essa métrica permite que você saiba o nível de engajamento do lead.

Se ele gostou do que viu, com certeza irá compartilhar nas suas redes sociais e essa propaganda gratuita é um dos bons resultados a se colher com o vídeo marketing!

Agora que você já sabe qual é a importância do vídeo marketing para o seu negócio não perca mais tempo. Aproveite para começar a planejar as primeiras veiculações e saia na frente dos concorrentes ao embarcar nessa estratégia que lhe trará excelentes resultados!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.