WhatsApp Marketing

impulsione vendas e fidelize clientes
WhatsApp Marketing

Por Comunicação Liguesite. Postado em 03/11/2017. Última atualização em 21/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Você já parou para pensar como o WhatsApp Marketing pode ajudar no marketing do seu negócio? Para empresas, freelancers e profissionais autônomos, as possibilidades de uso da internet para a execução de rotinas de trabalho e divulgação dos serviços e produtos ofertados são imensas.

Isso se deve ao fato de haver na rede uma infinidade de plataformas de comunicação com os mais diferentes recursos, fazendo com que as comunicações entre as partes sejam facilitadas e agilizadas.

No entanto, se na era da internet houve uma grande revolução, essa revolução corresponde com toda a certeza aos dispositivos moveis de acesso à internet, que permitiu que a conexão deixasse a sala, o quarto e escritório, locais onde ficam os computadores desktops, para nos acompanhar onde quer que estejamos.

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Dados do mercado de comunicação móvel brasileiro

O Brasil é o país da América Latina mais conectado, e toda essa conectividade se reflete no número de smartphones.

Atualmente, existem 198 milhões de aparelhos celulares no Brasil, sendo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas estima que até o final deste ano este número passará do total de habitantes do país, chegando a impressionantes 236 milhões em pouco tempo.

Diante desses números impressionantes, o mercado desperta para os smartphones como formas de anuncio.

Segundo estudo conduzido pela Leads360, SMS’s promocionais têm taxa de abertura de 98%, enquanto que nos e-mails promocionais essa taxa gira em torno de 20%.

No entanto, a ferramenta de mensagens preferida dos brasileiros é o WhatsApp, e as atividades promocionais realizadas por meio deste aplicativo são chamadas de WhatsApp Marketing, cujas possibilidades de usos em favor dos negócios veremos abaixo.

Quais opções para realizar o WhatsApp Marketing

Por ser uma ferramenta relativamente nova, as possibilidades de uso do WhatsApp Marketing estão se revelando, mas de acordo com os usos feitos é possível verificar que suas principais finalidades recaem sobre:

SAC

Esqueça os telefones 0800 e os formulários de contato.

Utilizar o WhatsApp Marketing como ferramenta de atendimento ao cliente é muito mais cômodo e ágil para o cliente, desde que os feedbacks recebidos, positivos ou negativos, sejam respondidos com rapidez.

Vendas

Todas as etapas do processo de venda com exceção da entrega podem ser feitas no aplicativo.

Da prospecção de cliente, exposição dos produtos e serviços, passando pela negociação e chegando ao pagamento e feedback.

Promoções

Divulgar serviços e produtos por meio do aplicativo também é uma excelente opção.

Você pode enviar mensagens informativas sobre novos produtos e profissionais contratados, mas tente achar um tom de linguagem adequado a seu público.

Não se esqueça que está fazendo uso profissional da ferramenta.

Envio de informações relevantes para fidelização

Fidelizar clientes pode sair até 80% mais barato do que realizar a conquista de novos clientes.

Soma-se a isso o fato do aplicativo ser gratuito mesmo para empresas e temos uma ferramenta ideal para realizar ações visando a fidelização de clientes.

Lembre-se de enviar sempre informações relevantes.

Pesquisas para engajamento

Quando bem utilizado, o WhatsApp Marketing pode ser uma valiosa fonte de informações, mas as perguntas devem ser feitas de modo sutil, não invasivo.

Além disso cuidado com a frequência, mas não ser um incomodo. Por fim bonificar pela ajuda é uma boa opção.

Integração com seus websites ou loja

Divulgue o número de seu WhatsApp profissional por meio de sua loja física (em embalagens, por exemplo) e em seu site, ampliando as possibilidades de contato de cliente e interessados.

Dicas de boas práticas do WhatsApp Marketing

O WhatsApp Marketing é uma ótima ferramenta, mas vamos mostrar como algumas boas práticas podem melhorar seus resultados:

Cuidado com SPAM

Muitas vezes, as pessoas que recebem suas mensagens podem considera-las como spam, por isso evite comprar listas de contatos, pois elas geralmente são arbitrárias, isto é, feitas sem nenhum critério na escolha dos contatos.

Seja o menos intrusivo possível para não causar uma má impressão.

Segmente seu público para enviar o que realmente interessa

A experiência é uma parte importante da decisão de compra, por isso as mensagens devem ser relevantes para seu perfil de cliente.

Enviar mensagem para pessoas fora do público-alvo ira somente prejudicar a imagem da empresa.

Use TAGs de interesses

Gerir a lista de contatos no aplicativo não é uma tarefa simples, mas com o uso de TAGs de interesse, pode se tornar mais fácil, sendo possível inclusive separar os contatos de acordo com o interesse predominante, ou seja, subdividir o público-alvo.

Para os interessados em Pet, coloque no início do nome -PET Nome, se o interesse for por Alimentação Saudável, coloque no início do nome -ALSALD Nome, entendeu?

Seja honesto com seus clientes

Não crie promoções com falta de transparência ou prometa descontos e ações promocionais que não possa cumprir.

Lembre-se que o cliente ou interessado está cedendo algo bastante pessoal, o número de seu telefone, e uma atitude como essa merece ser respeita.

Teste a quantidade de envio, dias e horários

Há poucas pesquisas sobre os aspectos de conversão das mensagens por WhatsApp Marketing, e é necessário lembrar:

  • O que funciona para uma empresa ou profissional pode não funcionar para outra.

Assim, para otimizar suas campanhas não há outra saída do que fazer testes.

Envie a mesma mensagem para alguns contatos no mesmo dia em diferentes horários, faça o mesmo aos finais de semana, pois as pessoas teoricamente passam mais tempo nas redes sociais e veja qual o melhor dia e horário para disparar as mensagens e garantir que elas sejam visualizadas e que haja interação.

Por fim, outros cuidados incluem:

  • ter uma linguagem mais personalizada, pois isso passa maior credibilidade;
  • evitar o envio de respostas prontas, já que tira todo o objetivo do uso da plataforma de comunicação;
  • utilizar os recursos da própria plataforma, como emojis no lugar de algumas palavras, uma vez que isso adéqua sua comunicação ao canal;
  • usar a criatividade;
  • fazer interações rápidas e honestas é sempre uma ótima opção.

Seguindo as dicas e boas práticas acima, você garante uma comunicação altamente eficaz por meio do aplicativo, tendo em vista que é preciso fazer duas ressalvas.

A primeira diz respeito às possibilidades de uso, pois apesar de termos listado algumas opções, existem diversas outras que podem ser empregadas utilizando o WhatsApp Marketing, dependendo de seu ramo de atuação e de seu público.

Por isso, não fique restrito somente a elas, com um pouco de criatividade é possível fazer coisas incríveis por meio do WhatsApp Marketing.

A segunda ressalva diz respeito à lógica de uso, pois as ações em WhatsApp Marketing devem ser feitas no contexto de uma estratégia digital com objetivos bem definidos e com a utilização de outras plataformas de comunicação, pois o aplicativo por si só não é capaz de fornecer todos os resultados necessários a divulgação.

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Para que a sua estratégia de WhatsApp Marketing tenha sucesso, pode usar o aplicativo WhatsApp Business!

WhatsApp Business: um aplicativo para novos negócios

O WhatsApp, como vimos,tornou-se uma ferramenta muito popular nos negócios, ao ponto de se tornar um dos canais diretos de comunicação mais fáceis para contatar clientes e fechar novos negócios.

Vendo essa oportunidade, o Facebook, dona do aplicativo desde outubro de 2014, prometeu lançar o WhatsApp Business, feito especialmente para vendedores e empresários que utilizam a plataforma para facilitar o contato.

No final de janeiro de 2018, foi lançado o aplicativo que promete revolucionar a maneira como clientes e vendedores interagem entre si.

Como baixar o novo aplicativo?

É muito simples. Essa versão extra trouxe funcionalidades úteis para os vendedores, mas manteve o mesmo padrão visual do aplicativo normal.

Para diferenciar os dois aplicativos, a logo do WhatsApp Business ganhou repaginada. Ao invés do tradicional telefone, o aplicativo tem a letra "B" no centro.

As novas (e algumas não tão novas assim) funcionalidades do WhatsApp Business

O aplicativo manteve algumas funcionalidades da versão normal, mas também ganhou outras que podem ajudar a empresa. 

WhatsApp Web

Assim como o aplicativo tradicional, você vai conseguir acessar seu perfil comercial na web. Tudo para que o atendimento continue dinâmico.

Tipo de conta

Sua conta será listada como um perfil empresarial. Para que seus clientes tenham certeza que o perfil é confiável, a empresa pode solicitar uma verificação de conta, onde vai ganhar um selinho de verificação.

Análise de informações

Será possível ter acesso a todas as informações do aplicativo, como já é possível acessar no aplicativo tradicional. Por exemplo, você vai saber a quantidade de mensagens enviadas, quantas foram entregues e até mesmo quais foram lidas em seu perfil corporativo. Mais para frente, o WhatsApp pode incorporar novas informações para análise.

Perfil da empresa

Vale lembrar que sua empresa terá um perfil também. Atualmente você acrescentar algumas informações como localização da sua empresa e seu segmento de atuação. Em breve, será possível adicionar uma descrição, seu site e e-mail para contato.

E as mensagens antigas? Que estão no outro WhatsApp?

Não se preocupe. O WhatsApp vai disponibilizar uma ferramenta que permite migrar as mensagens para a versão Business. Se você já usava o perfil do WhatsApp como perfil comercial, vai poder migrá-lo também.

Programe as suas mensagens e respostas automáticas

Você está em horário de descanso e deixou seu celular no escritório? Sem problemas. Você pode programar respostas automáticas no aplicativo.

Para deixar mais pessoal, a ferramenta permite que você use emojis e todas as funcionalidade de edição já existentes no aplicativo.

Além das respostas automáticas, você pode agendar o dia e horário para disparar as mensagens.

Sabe aquele cliente que você quer desejar feliz aniversário, mas não tem tempo pra ficar olhando na agenda todos os dias e por isso acaba esquecendo? Agora ficou mais fácil mandar parabéns para ele.

O WhatsApp salva todas as mensagens?

O backup é essencial quando você trabalha com uma plataforma online como o WhatsApp, um dos aplicativos mais populares no Brasil.

Para não perder nenhuma conversa ou mídias do aplicativo, você pode salvar seu backup no Google Drive e não se preocupar com imprevisto. 

Todos os usuários que tiverem uma conta registrada no Google Drive podem fazer esse backup. Confira o passo a passo:

1. Abra o WhatsApp.

2. Clique em Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas.

3. Clique em Fazer backup no Google Drive e selecione a frequência com que o backup deve ser feito (uma opção diferente de Nunca). 

4. Selecione a Conta do Google que você deseja fazer o backup  do seu histórico de conversas. Caso você não tenha uma Conta do Google cadastrada, clique em Adicionar conta e insira as suas informações.

5. Clique em Fazer backup em para escolher a rede que você deseja usar para fazer o backup. É importante ressaltar que o backup feito pela rede de dados do seu celular pode resultar em cobranças.

Você também pode fazer o backup das suas conversas manualmente para o Google Drive a qualquer momento. Para isso siga o seguinte passo a passo:

1. Abra o WhatsApp.

2. Clique em Menu > ConfiguraçõesConversas > Fazer Backup para iniciar o backup no Google Drive. Esse processo pode demorar alguns minutos.

Dependendo do tamanhos das suas conversas, o primeiro backup pode demorar um pouco mais. Para evitar qualquer problema, conecte o seu celular a fonte de energia. Os backups seguintes podem ser mais rápidos, dependendo da quantidade de novas mensagens você tiver.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

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O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

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