criação de sites

Guia Completo do Google Search Console

Baixe agora o Ebook gratuito:

Google Search Console

O Google Search Console pode ser utilizado para ajustar seu site, loja virtual ou blog, e trazer resultados incríveis para sua empresa no mundo digital.

É possível medir o tráfego de visitantes, a origem das visitas, o tempo que os usuários ficam presentes no site, e até descobrir que tipo de busca realizada pelos seus clientes fizeram com que encontrassem sua página.

Realmente são muitas métricas e possibilidades, que é comum ficar um pouco confuso e se perder entre os termos e novidades.

Por isso, nós das Franquias de Marketing Digital Liguesite preparamos uma série de artigos, cada um focando em um assunto específico, a fim de ajudar empreendedores e gestores de empresas que têm pouca familiaridade com as ferramentas disponíveis, mas estão em busca de melhorar a performance de seus negócios online.

Vejamos alguns tópicos que abordaremos neste E-book:

  • A história do Google Search Console.
  • Um passo a passo desta ferramenta.
  • Fundamentos básicos.
  • Principais Recursos.
  • Gerenciando o Google Search Console.

Search Console

Vamos dar um dica aqui super importante para você ter backlinks de qualidade no seu site – backlinks são links de entrada recebidos de um site externo para o seu site, isso ajuda seu  PageRank.

PageRank é uma variável super importante, ela quem diz como o Google vê a importância do seu site ou de uma página especifica. O PageRank soma-se as mais de 200 variáveis que o Google utiliza para avaliar a importância do seu site. É como se fosse voto de qualidade do site.

Para você não deixar sites de terceiros sem relevância atrapalhar seu website, e não se engane isso pode afetar a opinião do Google sobre seu website.

Vamos aprender aqui a rejeitar para seu site links inválidos ou links que violam as diretrizes do Google .

O próprio Google recomenda essa remoção dos links com spam ou de baixa qualidade, ou seja é como se o Google ignorasse esses links ruins.

Só tome cuidado este recurso  do Search Console é avançado e deverá ser usado com muito cuidado, pois o uso incorreto poderá prejudicar o desempenho de seu site nos resultados de pesquisa do Google.

O Google recomenda você rejeitar backlinks apenas se tiver certeza que tem um número considerável links de spam, artificiais ou de baixa qualidade apontando para seu site, e eles estão causando problemas para o seu site.

Veja na maioria das vezes o Google avalia os backlinks sem ajustes adicionais, de modo que na maioria das vezes os sites não precisarão usar o Search Console.

Search Console – Rejeitando backlinks de má qualidade

  1. Vá até o Google Search Console e clique no site que quer realizar a configurarão – lembre-se para o google o site com www tem muita diferença do site sem www.
  2. Na aba na esquerda, clique em Tráfego de Pesquisa e, em seguida, em Links para seu site.
  3. Em Maior quantidade de links do lado direito, clique em Mais.
  4. Clique no botão Fazer download de mais amostras de links. Se escolher clicar no botão Fazer o download dos links mais recentes, você também verá as datas.

Crie um um arquivo texto – precisa ser .txt e codificado em UTF-8 ou ASCII de sete bits, e deve conter somente os links que você deseja rejeitar, e precisa ter um link por linha.

Se quiser que o Google ignore todos os links de um domínio – dominio.com.br, adicione a linha “domain: dominio.com.br”.

Você pode fazer comentários sobre os links excluídos, basta cada linha do comentário comece com o caractere “#”, ou seja essas linhas que começarem com “#” serão ignoradas.

Atenção: faça o upload do arquivo .txt apenas com a lista dos links que você deseja que o Google ignore.

Vejamos um exemplo de um arquivo .txt válido para o Google Search Console:
# dominio.com.br segue comentário desejado
http://exemplo.dominio.com.br/help/home.html
http://exemplo.dominio.com.br/blog/texto.html
# Já entrei em contato com o dono do site e o mesmo não retirou o backlink
# então estou removendo em 07/06/2017
domain:dominiointeiro.com.br

Agora é fazer o upload para rejeitar os links

  1. Acessando o site de rejeição de links.
  2. Selecionar seu site.
  3. Clique em Rejeitar links.
  4. Clique em Escolher arquivo.

Agora é aguardar o Google processar o arquivo, enquanto isso não acontece os backlinks ainda ficarão aparecendo.

Ao enviar o novo arquivo substituirá todos os arquivos enviados anteriormente.

Aprenda sobre o Search Console, se aprofunde no marketing digital, e seja encontrado com mais facilidade por seus clientes.

Google Console aprenda a integrar com o AdWords

Uma das principais ferramentas de links patrocinados o AdWords é perfeitamente integrada com o Google Console, são poucos passos para você conseguir ver vários relatórios integrados entre o Google Console e o AdWords, vamos lá então:

Google Console com o AdWords o que eu preciso ter?

Para unir essas duas poderosas ferramentas você precisará ter criado sua conta do Google AdWords e também ter seu site ou loja virtual associada ao Google Console, você precisará ser administrador das contas, não se preocupe, se você não tiver algum acesso necessário no AdWords ou do Google Console as próprias ferramentas no momento da integração solicitarão através de um e-mail acesso aos proprietários da conta.

Então acredito que você já esteja com os devidos acessos, vá até o painel de administração do Google AdWords, (Se você administra mais de uma conta, seleciona a conta que deseja fazer a integração) e clique no canto superior direito de sua tela no ícone de uma engrenagem e depois na opção Contas Vinculadas, veja abaixo:

google console com adwords

Seleciona a na caixa Search Console clicando em Visualizar detalhes »

Muito bem quase lá, agora, preencha o endereço do seu site ou loja virtual no espaço em branco e clique em Continuar.

Se deu tudo certo, você receberá uma mensagem de Parabéns. Depois é só clicar em Concluído, e quando acessar novamente essa tela terá uma indicação de que o seu site ou loja virtual foi vinculado ao AdWords, para desvincular é só clicar ao lado na opção desvincular.

Relatório de pesquisas pagas e orgânicas

Agora que você integrou o Google Console e o AdWords você poderá comparar relatórios de pesquisas pagas com as pesquisas orgânica e avaliar como está presença digital em ambos os resultados de pesquisas.

É bem interessante pois com essa integração é possível ver quais termos ativaram seus anúncios de texto em pesquisas pagas, em relação aos termos que geraram impressões e também cliques na pesquisa orgânica, além de pesquisas que geraram interação nos dois ambientes o pago e o orgânico.

Só um detalhe importante, para que isso seja exibido é necessário que você aguarde algumas semanas para o AdWords ajustar o histórico das buscas.

Para acessar o relatório de pesquisas pagas e orgânicas, entre em suas campanhas, clique no botão Dimensões (lado direito), no botão Visualizar: Dia (Lado esquerdo), selecione a opção Pago e Orgânico. Veja abaixo:

Relatorio Pago e Organico

Google Console versus www Google Search

Se você digitar “www google search” encontrará milhares de artigos sobre o Google Search Console, mas nosso objetivo aqui é ser o mais prático e objetivo possível, para você economizar tempo e não precisar ser um usuário sênior para entender nossas dicas.

Gostou do nosso conteúdo sobre Google Search Console?

Então digite rapidamente suas informações ao lado e faça o download agora mesmo de mais conteúdo relevante.

100% GRATUITO!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou tiver dúvidas sobre Google Search Console, ou então simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!


Receba o contato de um especialista em Marketing Digital Liguesite

 

Nós das Franquias Virtuais preparamos para você um bônus totalmente grátis. Aproveite e faça o download!


blog-wallace

Um abraço, Wallace Castro.
Diretor de expansão da Liguesite.

ass-wallace-castro
criação de sites