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E-book Tudo sobre marketing de relacionamento

E-book Tudo sobre marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em um combinado de ações estratégicas, que têm como objetivo manter um bom relacionamento com o cliente, e possibilitar à empresa uma melhor compreensão de seus desejos e necessidades.

Além disso, visa aumentar a percepção de valor de uma marca, e potencializar, assim, sua rentabilidade a longo prazo.

Os consumidores vêm cada vez mais escolhendo determinadas empresas e estabelecimentos comerciais, com base não somente na qualidade e no preço dos serviços e produtos oferecidos, mas na experiência de compra que lhes é proporcionada.

Assim, torna-se cada vez mais essencial adotar medidas focadas no consumidor.

Mas o que é exatamente marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento tem como objetivo, construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos da empresa com o cliente, visando resultados de longo prazo, e contribuindo para que a empresa se destaque no seu ramo de atuação, cresça no mercado, e gere mais lucros para o empreendedor. Nas pequenas empresas, as técnicas de marketing de relacionamento costumam ser ainda pouco efetivas, devido às dificuldades de infraestrutura e as limitações na equipe, bem como o fato de os gestores estarem envolvidos com outros processos.

E quais são as medidas para a implantação desta estratégia na sua empresa

Montar um plano de criação de uma cultura de fidelização de clientes é, porém, uma ótima forma de criar elos com os clientes já existentes, e até com clientes em potencial, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento da empresa no mercado.

Abordaremos ainda neste e-book sobre Marketing de Relacionamento:

  • Por que adotar uma estratégia de marketing de relacionamento;
  • Como adotar estratégias de marketing de relacionamento;
  • Iniciando a estratégia.

Ainda veremos tópicos do marketing de relacionamento

Customer lifetime value

O Lifetime Value é uma técnica de planejamento estratégico que visa entender o quanto seu cliente gasta com seus produtos e serviços ao longo do seu relacionamento com ele. Para tal, o cálculo do Lifetime Value deve-se multiplicar o valor médio das vendas realizadas pela repetição de vendas anuais, e pelo número de duração dos anos de relacionamento.

Percepção de valor

O valor percebido por um cliente está associado a questões como o diferencial que este apresenta com relação à concorrência, a qualidade deste e do atendimento prestado, e a experiência pessoal. A experiência de compra deve oferecer satisfação ao cliente, tornam-se um momento agradável e descontraído. Tomando-se como exemplo a rede de cafés Starbucks, pode-se perceber melhor estas questões.

Personalização de serviços

A personalização dos serviços oferecidos é uma forma eficiente de se oferecer experiências de compra satisfatórias ao cliente, contribuindo para o valor percebido por este. O atendimento personalizado é essencial para estratégias de fidelização, e pode ser realizado através das mais diversas estratégias, dependendo do tipo de negócio. Para tal, é importante conhecer o cliente, e adequar as soluções oferecidas às suas necessidades.

Live in Marketing

O Live in Marketing corresponde às estratégias que estimulam a troca de experiências, e a “comunicação viva” entre marcas e pessoas através de ações promocionais que geram maior engajamento e envolvimento dos participantes. O Live in Marketing valoriza a experiência ao vivo da marca, produto ou serviço, gerando resultados imediatos no público alvo.

Ficou curioso? As Franquias de Sucesso procuram neste E-book esclarecer o assunto, demonstrando sua importância e as diferentes formas de se atingir um melhor relacionamento com seus clientes.

Quer aprender sobre o tema e adotar uma estratégia de marketing de relacionamento?

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Agora se quiser saber mais sobre o tema, veja abaixo algumas dicas simples porém efetivas:

Marketing de Relacionamento com dicas para o sucesso

Marketing de relacionamento é um conjunto de práticas que podem mudar sua visibilidade perante seus clientes, vejamos:

Monte seu publico alvo ou personifique-o

O primeiro passo de uma estratégia de relacionamento é responder as seguintes perguntas:

  • Com quem devo falar;
  • Quantos anos tem meu cliente alvo;
  • Qual o gênero;
  • Onde mora;
  • O que ele faz;
  • Como ele faz;
  • Com quem ele faz;
  • Quanto ele ganha;
  • Como ele ganha;
  • Do que ele gosta;
  • Como ele gosta.

A personalização é fundamental, assim você criará uma abordagem única que fala realmente com seu público alvo.

Não podemos ter a mesma comunicação para um homem de 50 anos e uma jovem de 22, procure saber em detalhes qual é seu publico e depois utilize essas informações na estratégia de relacionamento.

Uma ferramenta tecnológica vem de encontro com essa estratégia.

Conheça profundamente seus clientes utilizando a tecnologia

Atualmente não podemos ser superficiais quando falamos de clientes, precisamos saber os gostos, dias que os clientes nos visitam, mesmo aqueles dias que eles não compram nada, e também os dias que os clientes pararam de nos visitar.

Claro isso não é algo que conseguimos em 24 horas, mas se não começarmos nunca teremos essas informações.

Tabular essas informações em uma planilha certamente haverá um banco de dados desatualizado, incompleto ou você irá desistir rapidamente, e isso não é eficiente.

Então, a pergunta de um milhão: Como você pode conhecer melhor seus clientes para se relacionar bem com todos?

Tenha em mãos um planejamento, um software de relacionamento que possibilitem manter os atualizados de forma rápida e prática. Imagine assim que o cliente não aparecer nos dias habituais, o sistema enviar um e-mail dizendo que você sentiu falta dele, ou então no aniversário do cliente ele receber em primeira mão seus cumprimentos, e melhor ainda: nas quintas que a maioria de seus clientes gostam de algum item em seu buffet (pare os casos de restaurante) sempre encontrarem aquele item.

Além disso, com uma ferramenta automatizada você poderá promover com frequência pesquisas, conceder brindes, fazer campanhas ajustadas que promovam a fidelização de seus clientes.

Essa é a dica número 02, mas precisa estar muito alinhada com a primeira, pois é muito valiosa.

Seja metódico

Assim que criar sua estratégia, não desista nos primeiros per causos, para empreender resiliência é chave, lembre-se que esse tipo de estratégia é de médio a longo prazo, é como alguém que quer casar, primeiro vem o namoro, o noivado e depois um eterno namoro com o casamento.

Encante diariamente seus clientes, surpreenda-os, e tenha sempre algum novidade em suas estratégias, sem isso a fidelização pode não ser como você espera, vale lembrar que segundo o Sebrae conquistar um novo cliente é muito mais caro do que fidelizar um cliente existente.

Se você não tem ainda tanta experiência em estratégia de relacionamento, busque um profissional que possa auxiliar e montar suas campanhas.

Mensuração é fundamental para essa estratégia

Talvez você ainda não saiba, mas o marketing de relacionamento quando utilizado em conjunto com a tecnologia, fica intimamente ligado ao Marketing Digital, e com isso é podemos mensurar todas as etapas da estratégia.

Como falamos acima é importante existir continuidade na estratégia, e para com isso a mensuração é fundamental, realiza uma nova estratégia, mensurando, ajustando e verificando os resultados, isso deve ser algo continuo.

Algo importante é saber de quanto em quanto tempo enviar um e-mail para o seu cliente é bom, pode ser que para o seu público alvo uma vez por semana seja ótimo, ou talvez ele se irrite com isso, então precisaremos ajustar para uma vez por mês, por isso mensurar é fundamental, para evitar desgastes na estratégia de relacionamento.

Você já se pegou chateado com um vendedor importuno, ou com aquele que não lhe dá atenção alguma? A estratégia de relacionamento precisa ser ajustada para não estar nesses estaremos, nem além, nem aquém.

Encontrabilidade

Nenhuma estratégia de relacionamento terá sucesso se os clientes não conseguirem chegar até você, então veja abaixo rapidamente algumas dicas para passar essa etapa.

Se ainda quer mais dicas, digite rapidamente suas informações ao lado e baixe agora mesmo.

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Wallace Diretor das Franquias de Sucesso Liguesite

Um abraço, Wallace Castro.
Diretor de expansão das Franquias Liguesite.

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