Quero anunciar no Google? Quero ter resultados em meus negócios? Veja neste artigo as respostas para essas perguntas.

Investir em campanhas publicitárias no Google AdWords está entre as estratégias de marketing digital mais interessantes para pequenas empresas e negócios que estão começando.

Anunciar no Google funciona como um investimento e pode trazer muitos benefícios para sua empresa a curto e longo prazo.

Vamos lembrar que caro é o que não traz resultados!!!

A partir de campanhas bem segmentadas e relacionadas aos objetivos de seu negócio, é possível gerar mais tráfego para o site de sua empresa, ganhar visibilidade na internet e alavancar as suas vendas.

Se você quer saber como utilizar os links patrocinados para fazer o seu negócio crescer, confira o nosso post. Vamos te explicar os passos essenciais para iniciar a sua estratégia no Google AdWords e conquistar grandes resultados!



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1. O que é o Google AdWords?

Eu quero anunciar no Google mas o que devo fazer?

O Google é uma empresa gigante com muitos recursos e o Google AdWords é a plataforma do Google criada para que as empresas possam fazer anúncios na internet de seus produtos e serviços.

Esses anúncios, chamados de links patrocinados, são veiculados no site de busca e aparecem entre os três primeiros resultados da página ou em sites de parceiros do Google.

Você já pode ter percebido que, ao efetuar uma busca, alguns resultados ficam em destaque e marcados como “Anúncio”. Esses são os links que as respectivas empresas pagaram para ficarem no topo da página.

link patrocinado

Qual o melhor tipo de campanha

Não basta apenas querer anunciar no Google, você precisa escolher o tipo de campanha que mais se adequa ao seu negócio, vejamos algumas dicas no vídeo abaixo:

2. Como o Google AdWords funciona?

Eu quero anunciar no Google, já entendi que o Google AdWords é a plataforma que preciso utilizar, mas como o Google AdWords funciona?

A partir da compra de palavras-chave, que são os termos mais relevantes pesquisados por seu público-alvo e que estão relacionados ao seu nicho de mercado.

A partir disso, as empresas definem o preço que pagarão por cada clique em seus links, de acordo com a concorrência da palavra-chave, e o Google realiza um leilão, definindo a posição de cada link entre os resultados.

Dicas de palavras chave

Se palavra-chave é tão importante, eu quero anunciar no google de forma certa, então paremos um pouco nosso artigo para mostrar um vídeo do google sobre dicas para escolher as palavras chaves corretamente.

Mas não é apenas quem paga mais por cliques que aparecerá primeiro.

Os mecanismos de busca levam em conta a qualidade da sua palavra-chave, ou seja, como ela foi trabalhada em certo conteúdo e se é um material interessante para seu público-alvo.

Para que isso aconteça o Google “entra” no seu site, blog, loja virtual e executa uma serie de avaliações.

Esses anúncios são feitos de forma segmentada, ou seja, levam em conta as características da persona que sua empresa deseja atingir, local, dispositivo, idioma e palavra-chave.

A partir disso, você pode optar por anunciar na Rede de Display (sites parceiros do Google) ou na Rede de Pesquisa (site de busca), que tem maior visibilidade, ou fazer Remarketing.

Todas essas avaliações e muitas outras, geram uma nota chamada Índice de Qualidade, e tem uma nota de zero a dez, onde zero é péssimo e dez é a nota máxima.

Dicas de palavras chave negativas

Acima verificamos a importância das palavras chaves para quem quer anunciar no Google, agora veja as dicas de palavras chaves negativas e não perca dinheiro com elas.

Facebook, OLX e outros funcionam bem com Google AdWords?

Algo muito importante para quem tem apenas uma página no Facebook, anúncios no OLX ou outros, o robô do AdWords não consegue varrer esses elementos, baixando a zero ou perto disso o Índice de Qualidade, tornando seus anúncios caríssimos.

3. Por que é importante anunciar no Google?

Como já citamos, os links patrocinados geram visibilidade e tráfego para sua empresa, ampliando seu alcance na internet — pois aparecem no topo da página e têm mais chances de serem clicados primeiro.

Entre as outras vantagens, está a possibilidade de realizar testes A/B com anúncios em diferentes formatos, linguagens e títulos, observando qual é a melhor forma de atingir o seu público-alvo.

Além disso, a plataforma possibilita que seus resultados sejam mensurados com maior facilidade, além do controle do seu orçamento, onde você definirá quanto quer gastar por dia em certa campanha.

É importante ressaltar que os links patrocinados proporcionam um retorno mais rápido para sua empresa, já que aparecem nos primeiros resultados de busca em curto prazo, diferentemente do SEO.

Mas não desconsidere a importância do SEO para sua empresa na internet; ele é essencial para que suas estratégias digitais deem resultados.

4. Quanto custa anunciar no Google?

Eu quero anunciar no Google, mas quando preciso de dinheiro?

Investir em anúncios no Google AdWords é mais vantajoso do que optar por campanhas publicitárias tradicionais.

Isso porque o valor gasto na compra de uma palavra-chave é relativamente baixo se comparado a um anúncio na TV, por exemplo.

Além disso, você só paga quando tiver o seu objetivo atingido, ou seja, se tiver cliques em seu link ou anúncios visualizados.

O Google não determina um custo mínimo para criar campanhas publicitárias. Você deve escolher um valor que está disposto a pagar por cada clique ou visualização, e observar se está tendo resultados. Caso contrário, vale a pena investir um pouco mais.

Realmente quero anunciar no Google, entenda mais!

Geralmente, as campanhas pré-pagas possuem um valor mínimo de R$ 40. Já o valor definido para anúncios do tipo CPC (custo por clique), é descontado de acordo com o número de cliques em seu link.

As campanhas CPM (custo por mil impressões) são cobradas quando seu anúncio tiver sido visualizado mil vezes. O CPA (custo por aquisição) funciona a partir de uma ação executada em seu site, seja um download ou uma compra.

Já o CPV (custo por visualização), é direcionado a empresas que têm o público-alvo mais definido e segmentado e é cobrado quando um usuário assiste à sua propaganda, a partir de um valor predeterminado por você.

E o E-CPC (CPC otimizado) é uma estratégia de lances que consiste em ajustar automaticamente os lances de cliques. Quando o AdWords avalia que existe maior probabilidade de conversão em sua campanha, ele passa a procurar leilões com maior probabilidade de conversões para o seu anúncio, e realiza ajustes para o lance entre (até 30% e até 100%).

5. Como fazer um anúncio?

O primeiro passo para implementar uma estratégia a partir do Google AdWords é se inscrever na plataforma com uma conta Gmail, inserindo todos os dados para iniciar uma campanha.

Ao clicar em “Criar sua primeira campanha”, você deve definir qual é o direcionamento, se é para a Rede de Display, Rede de Pesquisa, ambas ou Remarketing. A partir disso, nomeie a sua campanha, insira a descrição, a URL de destino e visualização (link encurtado).

Logo depois, você segmentará a sua campanha, definindo o local, aparelho, características do público-alvo, idioma e palavra-chave, com o auxílio do Keyword Planner. Termos que possuem muito volume de pesquisa geram maior tráfego e maior concorrência.

Já os termos que são menos pesquisados, possuem uma concorrência mais baixa, porém menor visibilidade. Eles são interessantes para você atingir o seu público-alvo de forma mais rápida e eficaz.

A partir disso, você definirá o orçamento do seu anúncio em “Estratégia de Lances” e pronto. Seu primeiro anúncio estará pronto para ser veiculado no Google.

Não é apenas fazer a campanha, Mensurar é fundamental

Após esse processo, é necessário acompanhar os resultados em tempo real pela plataforma, por meio de gráficos e métricas mais específicas, para saber se eles estão funcionando da forma que sua empresa deseja.

A partir desses resultados, você poderá modificar as suas campanhas, oferecendo sempre conteúdos de qualidade, com palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado e evitando os termos que são muito genéricos.

Invista no melhor horário

Anunciar no google é ótimo, mas anunciar em horários que o seu público mais procura pelo seu negócio é melhor ainda.

Você pode otimizar seus lances, aumentando ou diminuindo os investimentos nos melhores e piores dias e horários para sua campanha.

Lembre-se sempre que os anúncios só poderão trazer bons resultados para sua empresa se forem segmentados, a partir de um planejamento e definição de público-alvo. Assim, você estará à frente da concorrência e poderá gerar mais vendas na internet.

Estude bastante ou contrate uma empresa que entenda do Google AdWords.

6. Quero anunciar no google e ter encontrabilidade!

Quem não é visto, não é lembrado, e a ênfase para o seu negócio é encontrabilidade, não sabe o que é isso? Veja o vídeo a seguir:

Neste post, apresentamos a você dicas especiais de como anunciar no Google AdWords e quais são as vantagens desse tipo de campanha publicitária.

Quer saber sobre outras estratégias de marketing digital? Curta nossa página no Facebook e você saberá, em primeira mão, sobre recursos e ferramentas que poderão ajudar a sua empresa a crescer.

Se você precisar de ajuda para implementar o que viu acima, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Nossa missão é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!


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