Rich Snippets

: você sabe o que é e como usar em seu SEO?
Rich Snippets

Por Comunicação Liguesite. Postado em 29/11/2018. Última atualização em 29/11/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

O objetivo número um do SEO é chegar ao topo das pesquisas orgânicas nos mecanismos de busca, especialmente no Google.

Depois que alcançam o tão sonhado resultado e recebem um bom tráfego em seu site e blog, muitos profissionais acreditam que o trabalho está feito, agora podem parar, comemorar e deixar rolar.

Essa é a decisão errada a se tomar.

Após alcançar o topo, o trabalho deve continuar em cada uma das páginas. O conteúdo pode sempre ser melhorado, por isso é necessário ver o que alterar ou incluir e assim por diante.

Caso contrário, pode ter certeza que seu concorrente ficará mais que feliz em roubar o primeiro lugar.

Seu novo objetivo deve ser aumentar o número de cliques em seus links. E com toda certeza os rich snippets são as opções perfeitas para o serviço.

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O que são rich snippets?

Rich snippets são informações importantes inclusas no código HTML das páginas de um site.

Esses códigos possuem a função de organizar como as informações mais relevantes daquela página devem ser apresentadas, assim que o robô do motor de busca fizer uma leitura do seu conteúdo.

A ideia é que esse robô consiga identificar essas informações importantes e mostrá-las na SERP (Search Engine Results Page, Página de resultados).

É necessário levar em consideração que é o próprio robô quem define o que será exibido durante as pesquisas, independente do código que você inseriu.

Resumindo, um “snippet” é exibição mais compactada das informações do site que o Google apresenta para os seus usuários. Eles geralmente são formados por:

1. Título

2. URL

3. Descrição (a meta description)

Imagine a cena: Você está bem tranquilo fazendo a sua pesquisa sobre “franquias de marketing digital” e logo abaixo do título da página (na cor azul) e da URL (na cor verde) encontra um pequeno texto que resume a página, a famosa meta description. Esses elementos são chamados de snippet (fragmento).

pesquisa-rich-snippets-marketing-digital

Para os resultados tornarem-se mais assertivos e serem relevantes, a partir de 2009 o Google implementou os rich snippets, fragmentos ricos, que vão um pouco além. Eles oferecem mais informações sobre uma página entre o título e a descrição.

Como por exemplo, você está pesquisando sobre receita de sorvete de creme, em inglês, para treinar a sua leitura.

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Na pesquisa você consegue identificar as informações básicas como título, URL e a descrição, mas também encontra uma imagem como ilustração, a avaliação da receita, a quantidade de votos que ela recebeu, o tempo de preparo e também a quantidade de calorias que a receita tem.

Então só para você lembrar: os rich snippets possuem informações mais detalhadas que os snippets.

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Como criar os rich snippets?

Já sabemos que os rich snippets são informações inclusas no código de HTML por meio dos dados estruturados, e estes, são responsáveis pela organização e alinhamento das informações mais relevantes.

Por mais que você organize as informações perfeitamente e defina quais são mais relevantes que as outras, ainda é robô do Google quem define o que será exibido na SERP, durante a pesquisa.

Essas informações podem aparecer uma vez e não aparecer em outra. Tudo vai depender da estratégia do mecanismo de busca para oferecer uma excelente experiência para os seus usuários.

Para incluir os códigos você pode:

1. Usar o Schema para escrever as marcações e depois incluí-las manualmente no código HTML da sua página.

2. Usar a ferramenta de marcação de dados disponibilizada pelo Google Search Console e deixar definido quais informações o robô deve ler em sua página.

O Google disponibiliza todas as informações necessárias para quem quer aumentar o nível de otimização das páginas do seu site usando os dados estruturados.

E você ainda pode conhecer na Search Gallery, a Galeria de Pesquisa, todos os rich snippets disponíveis e as instruções de como criar os códigos.

Qual é a importância dos rich snippets para o SEO?

Com certeza esse é a pergunta que vai te convencer a ser adepto dessa estratégia.

Como você pôde perceber logo acima, os rich snippets se destacam no meio da multidão. Eles ajudam a chamar a atenção de uma maneira positiva, afinal, quanto mais informações, melhor.

Podemos dizer que eles são mais agradáveis de olhar por serem mais completos. E as pessoas gostam de clicar nos rich snippets por causa dessa riqueza de informações.

Pensando em longo prazo, os rich snippets podem afetar sua classificação no ranqueamento também. Quanto mais pessoas clicam no seu link, mais o Google vai perceber que o seu conteúdo é relevante e você tem autoridade, uma vez que as pessoas preferem você à concorrência.

Levando tudo isso em consideração, podemos dizer com certeza que seu ranqueamento vai melhorar a longo prazo. Tudo o que você precisa é de um conteúdo atraente e escolher os rich snippets certos.

Os rich snippets sozinhos podem não aumentar seu tráfego. É necessário que haja uma combinação perfeita entre título e meta description para ter um impacto ainda maior.

Mesmo com tudo isso, é preciso reconhecer que os rich snippets são sim mais atraentes e chamam mais atenção, e consequentemente, aquilo que chama mais atenção recebe mais cliques.

Assim como o SEO de um site, é necessário otimizar seu rich snippet. Você pode fazer isso de cinco maneiras:

1. Certifique-se que os dados estruturados estão organizados e nos lugares certos. Cuidado para não deixar as informações mais importantes abaixo das informações com menos importância.

2. Revise a sua página com um olhar crítico. Lembre-se que não é porque você tem dados estruturados que o robô do mecanismo de busca vai automaticamente listar os rich snippets.

3. Pesquise o que a concorrência tem feito com os rich snippets. Para evitar confusões, o robô mostra rich snippets de alguns sites e outros não, tudo pensando na experiência dos usuários que estão realizando as buscas. Por isso não se assuste se logo de cara você não visualizar as mudanças.

4. Mostre as informações que precisam ser exibidas mais rápidas com o recurso “rich cards” do Google.

5. Use ferramentas como o SEMrush para otimizar suas informações do rich snippets. Agora essa plataforma reúne todos os dados mais úteis em um só lugar, o que pode facilitar, e muito, na hora da otimização.

Aproveite mais uma ferramenta para otimizar seu site, ganhar posições no ranqueamento do Google e sair na frente da sua concorrência. Gostou do nosso conteúdo sobre rich snippets?

Se você tiver dúvidas é só deixar um comentário abaixo ou mandar um e-mail para [email protected]. Ficaremos felizes em te responder e montar uma parceria com o seu negócio para alcançar os melhores resultados!

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