SEO Off-Page

: apoio do offline para impulsionar seu negócio no online
SEO Off-Page

Por Comunicação Liguesite. Postado em 27/11/2018. Última atualização em 27/11/2018.

Tempo estimado de leitura: 15 minutos.

SEO é uma estratégia cada dia mais importante para um negócio que precisa ganhar presença digital e ser encontrado por seus clientes. 

Se você não está lembrado do que é SEO, podemos definir como um conjunto de estratégias que possuem o único objetivo de melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas, especialmente no Google, sobre algo que a sua empresa pode oferecer. 

Separamos esse conteúdo para falar sobre o SEO Off-page, os bastidores. 

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Podemos dizer que o SEO é divido em duas perspectivas: 

  • SEO On-page
  • SEO Off-page 

Os nomes podem parecer estranhos, uma vez que SEO é um conjunto de estratégias totalmente online. Mas acredite, não é o que parece.

O que é SEO Off-page

O Off-page é todo o trabalho que você faz fora do seu site. 

Para você melhorar seu posicionamento e até mesmo a sua autoridade você vai sempre depender de outros sites e blogs.  

O Off-page, ou fora da página em uma tradução livre, para funcionar precisa que ocorra um processo contínuo de compartilhamento de links que mandam os leitores para o seu site. 

É fundamental destacar que não é qualquer tipo de link, quanto mais links com alta qualidade, maiores as chances do seu site ser qualificado como relevante para seus clientes. Além de te conceder autoridade, os bons links vão aumentar o tráfego orgânico em seu site e como consequência, seu site ganhará posições no ranqueamento dos mecanismos de buscas.

Por que você não pode deixar o SEO Off-page de lado?

Antes de mais nada, se você conhece e aplica as técnicas de SEO já sabe que todos os detalhes são fundamentais para ganhar posições e aumentar o tráfego orgânico para um site ou blog. 

A Internet é uma formadora de opinião. Antes de um consumidor tomar qualquer decisão e até mesmo conhecer o seu negócio, ele fará uma pesquisa online. 

Com isso, ele vai formar uma opinião sobre o seu negócio a partir de comentários de desconhecidos, conteúdos em blogs, com pessoas próximas nas redes sociais e aplicativos (como Facebook e WhatsApp), fóruns e qualquer outro lugar online que tiver acesso. 

Levando tudo isso em consideração, seria imprudente deixar todo o trabalho de SEO Off-page de lado. 

Muitos profissionais erram ao resumir SEO Off-page apenas na prática de link building. O link building é apenas um dos meios. 

Vamos dizer que 

  • SEO On-page está relacionado à otimização do conteúdo do seu site. 

  • SEO Off-page está relacionado às menções ao seu site, à construção do seu negócio em sites e blogs externos. 

Ao trabalhar esses dois ângulos seu site vai apresentar resultados surpreendentes ao longo do tempo. 

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Estratégias de SEO Off-page

Existe todo um universo que precisa de atenção no SEO Off-page. Não basta você incluir um link em um site ou blog. Você precisa trabalhar a imagem da sua marca em espaços virtuais que são respeitados pelos seus clientes. Por isso podemos dizer que o SEO Off-page trabalha com duas áreas: 

  1. Branding (marca)
  2. Link Building 

Ao focar nesses dois campos é possível fortalecer os links compartilhados e construir a reputação online tão desejada pelo seu negócio. 

Branding

O estrategista de marketing digital Ronell Smith sempre diz que “nenhuma estratégia de SEO no mundo pode ajudar um produto ou serviço de baixa qualidade (pelo menos não por muito tempo).” 

O trabalho de branding deve ser o primeiro grande passo para uma empresa, independente se ela for pequena ou grande, nova ou tradicional. Sabe por quê? Se você não construir uma identidade respeitável para o seu negócio todo o resto pode ir por água abaixo. 

Para que sua estratégia de SEO dê resultados você precisa: 

  1. Oferecer soluções para os problemas do seu cliente, independente de qual for o seu segmento; 

  1. Defina a palavra-chave (ou palavras-chave) que mais se associa ao seu negócio 

  1. Deve ter controle da sua reputação 

  1. Analisar todos os dados do seu tráfego para entender seu público e como interagir com ele 

  1. Saber qual é a sua persona e conhecê-la como a si mesmo 

  1. Ter uma comunicação clara e atrativa, haja como se fosse uma pessoa e se aproxime do seu público. Eles querem te conhecer. Se você fizer do jeito certo não terá apenas clientes, mas verdadeiros embaixadores do seu negócio 

Trabalhe o branding do seu negócio e cuide de cada detalhe para ganhar autoridade digital. 

Link Building 

Um dos fatores que determina a posição de uma página nos mecanismos de busca, como o Google, é a autoridade de um site ou blog. Quanto mais sites e blogs externos de qualidade apontam para o seu site, mais o Google vai interpretar o seu conteúdo como algo relevante. 

Já falamos aqui, mas vamos repetir. Vale muito mais você receber um compartilhamento de link em sites e blogs confiáveis e relevantes do que aqueles suspeitos e de baixa relevância. Aqui quantidade não é sinônimo de qualidade. 

Existem sete estratégias de link building para o SEO Off-page que você precisa ficar atento. Elas são: 

  1. Guest Post 
  2. Menções à sua marca 
  3. Monitoramento dos links quebrados 
  4. Engajamento nas redes sociais 
  5. Organização dos links internos 
  6. Interação em fóruns e blogs 
  7. Construção de um relacionamento antes de links 

1. Guest Post

Guest post, “post convidado” na tradução livre, é a prática de publicar artigos de outras pessoas em seu blog e vice-versa. O objetivo é atingir o público daquele espaço e divulgar seu negócio.  

O dono do site/blog concede um espaço para que outra empresa promova o seu negócio com um conteúdo relevante para seus leitores. E o dono do artigo pode incluir links que direcionem para o seu próprio site. 

Devemos lembrar que por mais que o blog seja de terceiro é necessário manter o mesmo padrão de qualidade, por isso o conteúdo deve ser exclusivo, relevante e bem escrito. 

2. Menções à sua marca

Grande parte dos sites recebem uma menção à marca naturalmente, você pode publicar um material relevante e outra pessoa gostar. 

Mas você pode conseguir menções estratégicas em sites populares, com um alto tráfego e considerado de qualidade pelo Google. 

Tudo o que você precisa fazer é monitorar as menções feitas à sua marca. Para isso você pode criar um alerta no Google Alerts e receber uma notificação por e-mail. 

É muito importante o monitoramento da sua marca. Como por exemplo, algum site ou blog pode citar a sua empresa, mas não incluir o seu link. Você pode entrar em contato com o dono do espaço e pedir para ele adicionar um link que direcione para o seu site. 

3. Monitoramento dos links quebrados

Analise os sites em que a sua empresa foi citada e confira o link. Se ele estiver quebrado entre em contato com o dono para ele corrigir. 

Se você quiser fazer algo diferente, leia o conteúdo e encontre o melhor link para direcionar os leitores daquele site. Isso mostra que você está preocupado com a experiência usuário. 

Caso você encontre resistência, ofereça uma troca. Você pode citar o site/blog em um dos seus conteúdos também. 

Você sabe por que isso é importante? Porque ninguém gosta de acessar um link e dar de cara com um “erro 404”. Isso é frustrante.  

4. Engajamento nas redes sociais

As redes sociais é um ótimo lugar para compartilhar os seus conteúdos e ter link externo. É um canal alternativo de comunicação e uma forma de aproximação com seu público, além de ser uma plataforma que torna a sua empresa mais humana.  

Invista em redes sociais para tornar sua reputação mais consolidada. 

5. Organização dos links internos

Links externos é para atrair tráfego, já os links internos vão deixá-los por mais tempo no seu site. Dedicar um tempo para criar novos links nos conteúdos é fundamental. Tenha cuidado para usar os links certos e concertos os quebrados.  

6. Interação em fóruns e blogs

Acredite, interagir em fóruns e blogs de assuntos relacionados ao seu negócio não é um trabalho em vão. As pessoas realmente acessam esses ambientes digitais para buscarem informações, dicas e ajuda. Existe um melhor lugar para oferecer solução do que esses lugares? A resposta é não. 

7. Construção de um relacionamento antes de links

Relacionamento é o segredo de qualquer bom negócio. Faça um networking, marque um cafezinho, troque ideias e seja tenha disposição para ajudar em algum momento ou sem esperar nada em troca. São nesses momentos que você vai conquistar novos parceiros e conseguir menções de lugares incríveis.  

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