O que são e como funcionam as plataformas EAD?

Plataformas EAD

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

Existem muitas pessoas com potencial para ensinar, independentemente de terem uma formação acadêmica para serem professores.

Isso porque o conhecimento pode ser adquirido de diversas maneiras, como, por exemplo, através da experiência.

O grande problema é que a maioria dessas pessoas não sabe como distribuir esse conhecimento.

As plataformas EAD surgiram como canais de distribuição de conteúdo, permitindo que todos aqueles que têm algo para compartilhar e que gostam de ensinar possam fazer isso e ainda ganhando dinheiro.

Quer entender melhor como funciona o mercado de educação a distância?

Neste post, vamos falar tudo sobre o assunto, explicando o que são plataformas EAD e como elas funcionam a partir dos 7 recursos principais que esse ambiente virtual precisa ter.

CONTINUAR LENDO

O que são plataformas EAD?

As plataformas de ensino a distância, também conhecidas pela sigla EAD, são espaços interativos que conectam professores e alunos.

Trata-se de uma alternativa às tradicionais salas de aula físicas, nas quais os alunos devem estar presentes em um horário e local determinados para aprender algo novo.

Com o desenvolvimento tecnológico, principalmente da internet, essa nova forma de ensino está ganhando cada vez mais destaque.

As plataformas EAD já existem no Brasil e no mundo, sendo adotadas tanto para cursos livres, que podem ser ministrados por qualquer pessoa, quanto por grandes universidades e instituições de ensino.

Existem muitas diferenças entre a plataforma EAD e o ambiente tradicional de ensino, mas a intenção é a mesma: transmitir conhecimento.

Porém, a grande vantagem das aulas online é que quem estuda pela internet pode consumir informação de onde e quando quiser, desde que tenha acesso à rede.

O mesmo vale para professores, que podem distribuir seus materiais nessas plataformas, sem precisar se deslocar para instituições de ensino.

A praticidade e economia são grandes, gerando melhores resultados inclusive do ponto de vista financeiro.

Como o material é distribuído diretamente pela internet, as vendas não são limitadas pelo fator geográfico. Ou seja, é fácil ter alunos de todos os cantos.

Mas não pense aqui que estamos falando que o ensino tradicional deve ser trocado pelo online.

O que queremos mostrar é que as plataformas EAD permitiram que mais pessoas compartilhem seus conhecimentos em diversas áreas e ainda lucrem com isso. Por isso, essa é uma boa opção principalmente para quem está pensando em ter um negócio online.

Como funciona a plataforma EAD?

Para que você seja capaz de entender como funcionam as plataformas EAD, separamos uma lista com as 7 principais ferramentas existentes nesse ambiente.

Descubra como o conhecimento é transmitido e porque esse modelo está fazendo tanto sucesso.

  1. Ambiente de aprendizagem virtual

  2. Customização

  3. Meio de pagamento

  4. Ferramentas de ensino

  5. Divulgação facilitada

  6. Entrega de relatórios

  7. Suporte

1. Ambiente de aprendizagem virtual

O ambiente de aprendizagem virtual é um dos itens essenciais em uma plataforma de ensino a distância.

Trata-se de uma verdadeira sala de aula, mas completamente digital, através da qual alunos e professores se comunicam, direta ou indiretamente.

É dentro do ambiente de aprendizagem virtual que os professores colocam os cursos, para que sejam acessados pelos alunos.

Ao invés de se deslocarem até um ambiente físico para acompanhar as classes, os alunos só precisam abrir o computador ou pegar o celular para assistir às aulas. Tudo é feito de maneira remota, sem complicações.

2. Customização

Uma das grandes vantagens oferecidas pelas boas plataformas EAD é a possibilidade de customização.

O produtor de conteúdo pessoa responsável pelos vídeos, pode deixar o ambiente de aprendizagem com uma identidade visual única, compatível com o curso que está sendo ministrado.  

Essa é uma estratégia poderosa para atrair novos clientes e ganhar visibilidade, além de ser uma ótima maneira para seu público te reconhecer.

3. Meio de pagamento

Caso o curso esteja disponível para venda, a plataforma EAD deve contar com um meio de pagamento eficiente, para que os interessados incluam os dados de pagamento e realizem a compra.

Esse método de pagamento, entre outras características, deve ser confiável e protegido por um certificado de segurança.

Muitos usuários da internet ainda ficam inseguros na hora de adquirir um produto digital justamente pela falta de confiança nos sistemas de pagamento disponíveis.

Sem um certificado de segurança, as transações podem ser monitoradas e sabotadas por terceiros maliciosos.

Por sorte, existem meios de pagamento responsáveis, que de fato se preocupam com a integridade das transações. Cabe ao produtor procurar pelas melhores opções disponíveis no mercado.

4. Ferramentas de ensino

As plataformas EAD estão atraindo cada vez mais pessoas, entre jovens e adultos. Um dos motivos é a praticidade de aprender e de ensinar através da internet.

Dentro do ambiente de aprendizagem virtual é possível encontrar diversas ferramentas interativas, como quiz e games.

Essas são ferramentas que tornam o curso ou treinamento ainda mais completo. Elas estimulam os alunos a se dedicarem aos estudos, facilitando a compreensão do conteúdo transmitido de forma dinâmica e divertida.

Quanto mais ferramentas de ensino disponíveis, melhor.

Muitos alunos possuem dificuldade para assimilar as informações, não sendo suficiente apenas o conteúdo em vídeo.

Por isso, é um grande diferencial quando o professor, além de produzir os conteúdos visuais, disponibiliza materiais de apoio, para contribuir com a experiência de aprendizado daqueles que mais necessitam de ajuda.

5. Divulgação facilitada

Um dos pontos altos das plataformas EAD é a divulgação facilitada.

Os produtores de conteúdo conseguem atingir clientes em vários cantos do Brasil e até mesmo do mundo. Como os produtos e serviços são comercializados diretamente pela internet, sem envio físico, a escalabilidade do negócio se torna alta.

Além disso, uma boa plataforma de ensino a distância sempre conta com profissionais especialistas que podem orientar o produtor acerca das melhores técnicas e estratégia de divulgação.

No mercado digital, esses profissionais são conhecidos como afiliados.

Então, se você tem um conteúdo para compartilhar, mas não sabe como vender, pode contar com a ajuda desses profissionais para divulgar seu curso.

Tudo para que você seja capaz de faturar cada vez mais dando aulas online.

6. Entrega de relatórios

Mas como saber se o curso está alcançado o resultado esperado?

Dentro de uma boa plataforma de ensino a distância, é possível acompanhar algumas métricas importantes, como o número de vendas, a quantidade de alunos inscritos e o lucro arrecadado, por exemplo.

Esses relatórios são muito úteis, pois permitem ao empreendedor entender onde está acertando e o que precisa melhorar.

O mais interessante é que esses materiais são gerados automaticamente pelo sistema, o que é uma grande facilidade.

Sem o acompanhamento contínuo das atividades, é fácil pensar que o negócio está indo bem, quando na verdade está indo mal, ou que o negócio está indo mal, quando na verdade está indo bem.

Por isso, quando você estiver escolhendo uma plataforma EAD para hospedar seu curso online, tenha certeza de que ela fornecerá relatórios para você acompanhar.

7. Suporte

Outra característica importante de uma plataforma EAD é ter um suporte que permita que tanto alunos quanto professores esclareçam dúvidas e se informem sobre o funcionamento da plataforma.

Geralmente, as melhores plataformas do mercado contam com profissionais disponíveis para tirar dúvidas, receber reclamações e elogios.

Com o suporte adequado, todo mundo se sente atendido e satisfeito. Afinal de contas, dúvidas são mais do que comuns e podem surgir a qualquer momento.

Quando a plataforma oferece o suporte, mostra o seu compromisso com a resolução de conflitos e melhoria da experiência do usuário.

Conclusão

Existem muitas plataformas EAD no mercado, cada uma com características diferentes, mas, como dissemos no início deste post, essas 7 características são fundamentais.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de conferir nosso post com dicas para te ajudar a escolher uma plataforma EAD para seu curso online.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.