Loja Virtual de artesanato

loja virtual de artesanato

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

A internet ainda é um desafio para o setor de artesanato.

Há dois dados importantes que devem ser levados em consideração.

Um deles é que a venda de artesanato pela internet ainda é incipiente.

O outro é que falta registro de iniciativas bem-sucedidas.

Do ponto de vista do mercado, o que temos são dados bastante contrastantes com a realidade do e-commerce.

No ano de 2016, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 44,4 bilhões.

A expectativa é que o aumento seja de 10% a 15% em 2017, o que elevaria o faturamento para a casa dos R$ 50 bilhões.

O setor vem apresentando crescimento anual, mesmo com a retração do varejo.

O número de consumidores aumenta anualmente

Em 2015, eram 39,14 milhões de compradores através do e-commerce.

Já em 2016, havia 47,93 milhões de compradores ativos.

A margem de crescimento é muito alta, se levado em consideração que o Brasil possui mais de 120 milhões de usuários de internet.

Isso significa que ainda há um vasto terreno para educar e conquistar consumidores, assim como a profissionalização das iniciativas online é uma tendência a ser seguida.

O que fica claro é que o mercado de artesanato precisa encontrar o seu caminho, talvez um modelo de negócios.

O que temos hoje é a utilização pelos produtores de plataformas como Elo7 e Ateliweb, que são voltadas para o público consumidor de artesanato.

Os produtores se cadastram, criam seu espaço e divulgam seus produtos.

Talvez o desafio se divida em três frentes:

  • conhecer melhor o consumidor de artesanato;
  • educá-lo para a compra na internet;
  • e remover o principal obstáculo, que é qualificar a experiência de compra na internet, tentando reproduzir da melhor forma a compra tradicional, bastante influenciada pela experiência visual e de contato físico com o produto.

Parece que esse é um processo longo a ser enfrentado, mas que trará excelentes resultados para quem tomar a frente, se profissionalizar, inovar e ter paciência para chegar aos resultados.

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Criando uma loja virtual de artesanato

Alguns produtores de artesanato já entenderam que um caminho possível é abrir seu próprio e-commerce.

A boa notícia é que esse tipo de iniciativa tem um custo relativamente baixo, vejamos algumas opções:

As plataformas open source, onde o próprio empreendedor cria o site, usando as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, e paga um plano que lhe oferece serviços como hospedagem e compra de domínio.

A questão é que essas plataformas atendem bem a quem já tem domínio da utilização da internet como ferramenta de negócios.

Não basta criar um site, otimizar para os mecanismos de busca e aguardar os clientes aparecerem.

É preciso que essa iniciativa seja parte de uma estratégia maior e que sejam empreendidos esforços para atrair o cliente para o site.

Uma ótima opção

Tudo depende do tamanho e das características do projeto, o que torna essencial o planejamento cuidadoso da sua loja virtual de artesanato como ferramenta de negócios, com objetivos e estratégias claras.

Algumas dicas para percorrer o caminho para ter e rentabilizar sua loja virtual de artesanato

Como já foi observado, criar a loja é apenas parte dos esforços de marketing a serem feitos.

É preciso dar outros passos, alguns bem mais simples, outros mais complexos.

Abaixo, alguns dos movimentos que levam os negócios online ao sucesso:

Planejamento de Marketing

Procure ajuda profissional para identificar quem é seu consumidor, quem são seus concorrentes e posicionar seu negócio.

Busque responder as seguintes questões:

  • quem é o consumidor de artesanato;
  • por que compra;
  • qual seu estilo de vida;
  • o que há de peculiar nele;
  • o que ele valoriza;
  • quais são os diferentes tipos de artesanato;
  • quais dão mais lucro;
  • quem compra:
    • velas artesanais;
    • moda em artesanato;
    • patchworks;
    • bordados;
    • artigos de decoração;
  • o que você faz melhor;
  • qual a variedade que você pode oferecer com qualidade;
  • como diversificar a oferta;
  • é possível e vale a pena participar de uma cooperativa;

Enfim, atender ao consumidor certo com o produto certo.

Sim, é desafiador, mas é preciso fazer essas perguntas.

Precisamos conhecer o terreno que estamos pisando para pisar com segurança, definir objetivos atingíveis, em prazos possíveis e sabendo como vamos enfrentar a travessia, que é a estratégia.

Posicionamento

O posicionamento é essencial para o sucesso do negócio, pois ele vai orientar toda a sua comunicação com seus consumidores.

Ele surge do planejamento, dos seus diferenciais, daquilo que você vai entregar à sua persona, seu consumidor.

Por exemplo:

  • Somos a loja especializada em pessoas de bom gosto?
  • Nossa loja é especializada em artigos de moda artesanais?

Identidade visual

A identidade visual é a sua logomarca, o design, as cores que você usa nas interações com seus clientes, o tom e o estilo.

Ela deve ser elaborada com base no posicionamento e estar presente no site, nas suas páginas nas redes sociais e nos seus anúncios.

Planeje bem o site

Depois que você planejou sua estratégia de marketing, é preciso planejar bem o site.

Deve-se levar em consideração a exigência de fazer com que o cliente possa visualizar da melhor e mais detalhada forma possível os produtos.

O ambiente e o design devem refletir o tom da marca.

A comunicação deve ser clara e seguir uma linha que ajude a vender o produto, mostrando seus benefícios, suas características e os cuidados para preservá-lo.

Numa loja virtual, o vendedor são as informações que você disponibiliza.

Você deve criar caminhos para que o cliente encontre o produto que procura, criando divisão por categorias de produtos.

O site deve ser responsivo, o que significa que o layout se adapta a todo tipo de tela, como smartphones e tablets.

Há muitas pessoas que já compram a partir desses dispositivos.

Segurança

Busque certificar seu site como site seguro.

As pessoas só compram na internet caso se sintam seguras.

Torne o site seguro, assim como suas operações de pagamento e divulgue isso.

Marque presença nas redes sociais

Crie páginas nas redes sociais, sempre respeitando a integridade da marca e da comunicação.

São excelentes meios para você divulgar seus produtos, principalmente em se tratando do apelo visual relacionado a eles.

Facebook e Instagram, por exemplo, oferecem essa oportunidade.

Explore o marketing de conteúdo

Essa é, talvez, a dica mais importante.

Crie conteúdo de qualidade, combinando texto e imagem, abordando temas relacionados ao seu negócio.

Artesanato é um tema riquíssimo. É possível fazer abordagens históricas, de estilo, técnicas, etc.

Você vai divulgar esse conteúdo nos mecanismos de busca e nas redes sociais.

Essas ações vão ajudar a levar pessoas para a sua loja virtual de artesanato e criar oportunidades de venda dos seus produtos.

A agência de marketing digital cuidará do SEO, que é a otimização do site e dos conteúdos para os mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade.

Além disso, através do conteúdo, você educa o cliente sobre artesanato e sobre as vantagens de comprar online.

Anuncie

Se você tiver um orçamento para isso, anuncie.

O Google AdWords é um excelente meio, pois você otimiza o anúncio para o público que você quer atingir, o custo é proporcional à visibilidade do anúncio e você paga por ação realizada pelo cliente.

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O que queremos é oferecer uma ideia do caminho a ser seguido para explorar a internet como ferramenta de negócios e lucro.

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