Aprenda como usar o

Marketing de Busca

Como usar o Marketing de Busca

Por Comunicação Liguesite. Postado em 19/03/2018. Última atualização em 22/04/2019.

Tempo estimado de leitura: 14 minutos.

Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas estão conectadas através de um visor. Seja pelo celular, pelo computador ou notebook, todos estão de alguma forma online. Afinal, esta é com certeza a Era Digital!

Nesse contexto entender o Marketing de Busca é uma das bases para os empreendedores que desejam ver seus negócios crescerem. É este o seu caso, certo?

O Marketing Digital já foi mais do que comprovado como de resultado na hora de empreender pelos meios virtuais. Repleto de ramificações, agora é hora de desmistificar os segredos por trás de um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

  • Quer rankear e aparecer entre as primeiras opções orgânicas ― não pagas ― do Google?
  • Precisa melhorar o número de acessos do seu site a fim de expandir suas vendas e contratações?

Você está no lugar certo! Por isso, continue acompanhando esse post!

CONTINUAR LENDO

O que é Marketing de Busca?

Muito falado, se você ainda não sabe ao certo o que significa Marketing de Busca entenda tudo sobre o tema aqui.

Mais conhecido através de sua sigla de origem inglesa, “SEM” que significa “Search Engine Marketing” esta é uma importante estratégia.

O Marketing de Busca tem por principal objetivo fazer com que seu site e sua página venham a ranquear nos mecanismos “de busca”.

A tão sonhada boa colocação no Google sem pagar, por exemplo, é um dos bons frutos dessa estratégia. Que, vale dizer, deve ser bem estruturada para dar certo.

Além do Google, outros buscadores que devem ser considerados no planejamento e na criação dessas estratégias são: o Yahoo e o Bing.

Veja um caso realComo a criação de site fez minha empresa aumentar 1500% o faturamento?

Também vale a pena usar o Marketing de Busca para melhorar o seu posicionamento em comparadores de preço. Alguns dos principais entre eles são o Buscapé, o Shopping Uol e o próprio Google Shopping.

SEM e SEO: Bases para o sucesso em Marketing Digital!

É claro que agora você já sabe o significado de SEM, que em resumo é justamente “Marketing de Busca”, tema principal deste artigo. Mas, você já ouviu falar em SEO, outra importante sigla dentro do Marketing Digital?

SEO, por sua vez, é a abreviatura de “Search Engine Optimization”. Ou, como é traduzido, Otimização de Sites.

Seu objetivo é melhorar o número de acessos em cada página através de estratégias que posteriormente podem ser mensuradas e melhoradas.

Dentro do Marketing Digital, tanto SEM quanto SEO, são ferramentas imprescindíveis para se alcançar o sucesso!

Portanto, se sua empresa ainda não utiliza desses recursos, é claro que seu site está perdendo espaço e, consequentemente, clientes também.

É hora de conhecer mais sobre tais estratégias para passar a aplicá-las dentro do seu negócio!

Dicas e passos sobre como fazer SEM e SEO

Detalhes do Marketing de Busca

Tenha uma Presença Digital

A base do marketing de busca é você ter uma presença digital e para isso a criação de um site, blog, loja virtual ou portal é fundamental, ou seja, tudo começa por aqui!

Otimize todo o seu site para SEO

A segunda dica para quem deseja começar com o Marketing de Busca é investir em SEO.

Afinal, a otimização de sites é determinante para aqueles que esperam estar entre os primeiros resultados orgânicos.

E como são muitas as estratégias a se explorar em SEO, vale conferir as dicas abaixo em detalhes.

Use Title Tag

Uma das regras simples em SEO para otimizar a página é subdividi-la em Titles Tags (H1, H2, H3 e etc). Esses “subtítulos” facilitam a leitura ao cortá-la e resumi-la, semelhante a um jornal em que você lê primeiro as manchetes.

Se a Title Tag for atrativa, com certeza seu leitor se manterá mais tempo online.

E com isso as chances de convertê-lo e até mesmo de fidelizá-lo são muito maiores.

Que tal uma URL mais amigável?

Outra medida simples e que tem muito resultado perante os mecanismos de busca é criar sempre uma URL amigável para o conteúdo. Mas, o que quer dizer isso?

Sempre que uma página é criada, automaticamente cria-se também um endereço eletrônico. E esse endereço sempre tem vários códigos, números e letras que não fazem sentido.

Melhore seus resultados editando essa URL e tornando-a mais visível aos buscadores.

  • Um bom exemplo de URL amigável: "www.seu-site.com.br/venda-de-camisa"
  • Um bom exemplo de URL não amigável: "www.seu-site.com.br/venda-produto-1234X"

Percebeu a diferença?

Invista em Alt text nas imagens

Outra forma de colocar em ação as estratégias do Marketing de Busca é usando o Alt text nas imagens. Afinal, não só de textos se fará uma publicação, não é mesmo?

Desta forma, sempre renomeie as fotos, infográficos e outras imagens para usar esses títulos a favor da sua página.

Procure ainda usar a palavra-chave nessas imagens, pois os buscadores indexaram melhor seu texto e lhe darão uma maior relevância. E é isso que você precisa!

Sempre use as palavras-chaves certas nos seus conteúdos

E por falar em palavra-chave, é claro que você já sabe que ela é de fundamental importância no Marketing Digital, certo?

Especificando de que trata o conteúdo que passa a ser apresentado a públicos mais específicos, é preciso pesquisar antes de fazer essa definição.

Uma dica muito importante nesse contexto é o investimento em palavra-chave de cauda longa. Delimitando melhor seu público, esse tipo de uso tem melhores resultados.

Nunca use o “Black hat”

Rankear nas páginas de pesquisa dos principais mecanismos de busca é um sonho comum a muitos empreendedores. Entretanto, jamais use estratégias erradas, as famosas e más Black hat, que tentam burlar os robôs responsáveis por essa determinação.

Mesmo que momentaneamente seja gerado algum tipo de sucesso, uma vez descoberta a má conduta, o fracasso é certo.

É melhor ir com calma, aos poucos e muito mais longe, por isso opte sempre pelas estratégias que são conhecidas e aconselhadas.

Acrescente sempre um CTA ao fim

Depois de fazer um incrível trabalho para publicar diretamente ao seu público, seja um artigo ou um formulário, por exemplo, acrescente o CTA.

O “call to action” direciona o leitor para o próximo passo que pode tanto ser sua inscrição quanto a solicitação de uma compra.

Deixar de acrescentar o CTA é um drástico erro. Visto que muitas pessoas não seguem pelo funil de vendas apenas por não saberem agir sozinhas ao término da leitura, invista aqui!

Trabalhe bem sua Meta Description

A Meta Description é um pequeno resumo sobre o seu conteúdo que será apresentado na página do buscador. Também costuma ser o material vinculado como isca nas redes sociais.

Esse resumo precisa ser atraente e instigante. Após sua leitura, a pessoa do outro lado da tela deve ter a necessidade de explorar todo o conteúdo.

Quanto maior o número de acessos, melhor a avaliação da sua Meta Description.

Mensure constantemente todos os dados

Dica imprescindível e aplicável a todos os momentos dentro do Marketing Digital, lembre-se que mensurar resultados e dados é a chave para o crescimento. Afinal, nestes momentos surgem oportunidades de consertar erros e falhas, além de melhorar o que já está bom.

Trabalhe com ferramentas e recursos que ofereçam sempre a chance de conferir números!

Beneficie o seu lead

Por fim, vale uma dica para otimizar seu Marketing de Busca e ainda melhorar a sua imagem no mercado: Sempre procure beneficiar o lead. Seja lhe passando uma informação correta, seja oferecendo opções sobre determinado assunto que lhe seja pertinente.

Nunca considere a pessoa do outro lado da tela como um número, pois isso já é sabido que não dá resultados. Por outro lado, dedique-se a conhecer as necessidades do lead e lhe ofereça possíveis soluções.

Como você pode ver, o Marketing de Busca é tanto uma obrigação quanto uma oportunidade.

Por isso, seja para empreendimentos físicos ou virtuais, preocupar-se com o assunto é inevitável. Afinal, para se manter firme no mercado é necessário ficar de olho em seus avanços a fim de criar novas estratégias, não é mesmo?

Quer entender mais sobre o Marketing de Busca e outras tendências do Marketing Digital com que contar na hora de atrair clientes? Deseja movimentar o seu negócio e prover dele um melhor rendimento? Aproveite para se inscrever e receba newsletters com novos conteúdos que lhe ensinam sobre como profissionalizar seu empreendimento!

Agora se você pretende aplicar nossas dicas para melhorar os resultados do seu negócio com marketing de busca e precisa de ajuda para ter sucesso nessa tarefa ou implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.