Marketplace

para impulsionar suas vendas
Marketplace

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Para entendermos com clareza o que é um marketplace, basta fazermos uma breve viagem histórica sobre o mundo do comércio.

No século XX, o comércio prosperou através das lojas de rua.

Aos poucos, proliferaram as grandes lojas de departamento e surgiram as grandes marcas varejistas.

Em algum momento, alguém percebeu que poderia lucrar criando um espaço comercial onde as pessoas pudessem degustar diversas marcas e consumir produtos diversos.

Surgiram as galerias comerciais e, mais à frente, os shopping centers, ampliando esse conceito de conveniência para conveniência + entretenimento.

Em ambos os casos, estamos falando de um marketplace.

Longe de reviver a experiência das galerias e dos shopping centers, o marketplace digital revive, do ponto de vista do consumidor, o mesmo conceito das galerias comerciais.

Em outras palavras, reúne uma série de lojas no mesmo local, oferecendo conveniência ao consumidor, que lá vai pela diversidade de produtos e possibilidade de encontrá-los pelo melhor preço e condição de pagamento, já que é possível fazer essas comparações.

Pode-se dizer que o marketplace digital amplia, ainda, esse conceito de conveniência e melhora a economia relacionada ao consumo.

Alia às suas funcionalidades típicas os atributos do e-commerce, como a comodidade de comprar sem sair de casa, obter melhores preços, economizar no deslocamento e, principalmente, a maior de todas as vantagens, que é otimizar tempo e multiplicar as oportunidades de compra.

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O que é Marketplace?

O marketplace é um conceito que começou a ser implementado no Brasil em 2012, sendo o B2W, que reúne Lojas Americanas, Submarino, Walmart e Livraria Saraiva, o mais conhecido.

O marketplace é uma plataforma - imagine um shopping center! - elaborada para a venda de produtos.

Nessa plataforma, os varejistas online se cadastram e podem vender seus produtos, ganhando visibilidade e multiplicando as oportunidades de vendas.

Se você fizer compras em sites como Amazon, Netshoes, Centauro, Walmart, ShopFácil, Casas Bahia e Extra, você estará, na verdade, fazendo compras em um marketplace.

Ao comprar em sites como Americanas.com, você poderá adquirir produtos de diversos varejistas.

Esses varejistas fazem um cadastro junto à B2W e ganham uma vitrine, podendo expor seus produtos para milhões de pessoas diariamente.

Em troca, o marketplace ganha uma participação sobre as vendas.

Quais as vantagens de vender em um Marketplace?

Podemos resumir as vantagens de vender em um marketplace em três Vs:

  • Visibilidade;
  • Volume;
  • e Valor.

A Visibilidade é evidente a partir do momento em que você estará, sem precisar fazer qualquer investimento em propaganda, expondo seus produtos para milhões de pessoas, podendo, inclusive, se cadastrar em mais de um marketplace.

O Volume de vendas é consequência dessa visibilidade. Sem dúvida alguma, seu e-commerce irá vender muito mais.

Quanto ao Valor, ao expor seus produtos num grande marketplace, você agrega credibilidade à sua oferta, até porque as plataformas possuem regras rígidas para defender a própria reputação, que devem ser seguidas pelos varejistas.

Riscos em vender com Marketplace

Há dois riscos envolvidos que precisam ser avaliados antes de aderir a uma grande plataforma.

O primeiro deles é a logística

Se colocar sua loja num marketplace parece simples e tentador, isso não exime o seu negócio de um esforço de planejamento.

É preciso estimar a demanda e saber se a empresa está preparada para entregar.

Ao não conseguir entregar, a empresa compromete sua credibilidade e pode, inclusive, ser excluída da plataforma, o que seria péssimo para sua reputação.

O segundo risco está na ponta oposta

Estamos falando do o volume de vendas não atingir um patamar satisfatório.

É preciso levar em conta que, além de ter que remunerar a plataforma por cada produto vendido, seus produtos terão que concorrer em preço e em condições de pagamento, o que pode reduzir sua margem de lucro a níveis insuportáveis. 

Em resumo, quer dizer que você precisa gerar grande volume de vendas para que o lucro seja satisfatório, mas precisa cuidar para que esse volume de vendas não se transforme em fogo amigo.

Um cuidado indispensável ao usar Marketplace

O marketplace é uma tendência e não há dúvidas de que a segmentação também.

Assim como há shoppings com características, conceitos e públicos diferentes, o mesmo deve acontecer com os marketplaces.

Sob esse aspecto, é essencial que você conheça sua marca e seu público para escolher as plataformas adequadas.

Como faço para vender em um Marketplace

Como já foi abordado, o processo para vender em um marketplace é simples. 

Basicamente, você faz o cadastro da sua empresa, envia a documentação necessária, e sendo aprovado, começa os cadastros de seus produtos.

Os produtos são expostos na plataforma e oferecidos aos consumidores, de acordo com a pesquisa feita pelos mesmos.

Vale ressaltar que as plataformas trabalham com planos diversos, que dão maior ou menor visibilidade aos produtos e são diferenciados pelo percentual.

Quando você realiza a venda, a plataforma retém o pagamento até que o produto seja entregue ou por um prazo maior. Depende da plataforma que você escolher.

O pagamento é feito com a participação da plataforma já abatida. 

Não abra mão de ter sua própria loja

Ter presença num marketplace, como pudemos constatar, pode ser uma iniciativa muito lucrativa.

Isso não significa, porém, abrir mão de ter sua própria loja virtual.

Há um detalhe no marketplace que em nada reflete o glamour dos shopping centers, que é a experiência com a marca.

No shopping, você entra na loja, vive o conceito da marca, se impregna dela.

No marketplace, não existe essa experiência com a marca. Você é meramente um vendedor.

Na sua loja virtual, você direciona a experiência do cliente, faz com que ele vivencie a sua identidade visual, a sua forma de ser e se comunicar com ele, o que faz toda diferença.

Por outro lado, não podemos esquecer de que vender em sua própria loja pode significar ampliar a margem de lucro.

Afinal, você não terá que jogar os preços para baixo nem pagar comissão a ninguém.

Só não pode esquecer que terá que fazer investimento em propaganda e marketing digital.

Nesse aspecto, nós, da Liguesite, agência digital presente em todo o país, podemos ajudar.

Na Liguesite você cria sua loja virtual e tem todo o suporte de uma equipe completa de especialistas para direcionar corretamente os seus investimentos em marketing.

Talvez a melhor estratégia para você seja conciliar sua loja própria com a presença em um marketplace.

Seja estratégico, conecte-se.

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