Curso de Criação de Sites

Curso de Criação de Sites

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 32 minutos.

Todo mundo já sabe que a internet impactou e mudou completamente as relações comerciais, não é mesmo?

Nesse contexto, fazer um curso de criação de sites é, sem dúvida, uma ótima pedida para saber como marcar presença em meio a este mercado que ganha cada vez mais espaço e que garante excelentes oportunidades a quem sabe aproveitar.

Mas, será que é fácil ou difícil ter o seu lugar ao sol quando o assunto é criar um ambiente virtual? A criação de sites é um bicho de sete cabeças ou hoje já é um assunto mais fácil de lidar? Pois bem, essas são algumas das perguntas respondidas ao longo deste material.

Entenda os principais conceitos relacionados à criação de sites e fundamentos das melhores ferramentas de mercado, além de ser um jeito simples de ter e administrar a sua página, você que trabalha com criação de sites poderá oferecer o melhor para o seu cliente e para aqueles que ainda virão a ser, sem ter que procurar por uma escola de sites.

Curso de Criação de Sites

Ótima leitura!

Você sabe o que é Briefing? Veja a importância para o Curso de criação de sites.

Antes de falar especificamente sobre o que o curso de criação de sites aborda é preciso entender alguns conceitos comuns em Marketing Digital. Entre eles, o termo Briefing se faz presente desde o início de qualquer projeto.

Mas, você sabe o que é briefing?

Briefing, no português, nada mais é do que um “resumo” do que será feito. É o planejamento que permite que tudo o que está sendo idealizado ganhe forma de um modo mais simples.

Você expressa exatamente o que quer, ou o que o seu cliente quer, através deste briefing.

Por sua vez este deve ser detalhado para então ser aprovado antes de seguir para a próxima etapa que, por exemplo, pode ser a de criação.

briefing

A importância e o significado das cores na criação de sites

No processo de criação de sites é importante atentar-se a outros fatores que estarão de cara com o usuário, e no curso de criação de sites vamos mostrar cada detalhe para você.

Você consegue pensar quais são eles?

No geral, as cores impactam e ajudam na construção da “primeira impressão”, motivo este de se escolher com muita atenção cada tom no curso na escola de sites.

A psicologia das cores é importantíssima de ser aplicada ao design da página, sendo um tema fundamental e base para qualquer web designer, por isso abordamos esse tema no curso de criação de sites.

A escolha de cada tonalidade deve ter um motivo claro, como despertar determinado sentimento ou chamar a tona certa emoção.

Uma vez que 90% dos julgamentos das marcas são feitos de modo precipitado graças a cor, na criação de um site é determinante escolher por aquelas que convidam o visitante a ficar mais tempo, e isso podemos analisar no curso de criação de sites.

significado das cores

Motivo este que faz com que certas cores tenham seu uso barrado para garantir um melhor engajamento.

Conheça mais sobre o significado das cores.

Na escola de sites o conteúdo de qualidade atrai e retém clientes

É importante citar ainda, no contexto da criação de sites, o quanto a internet tem sido bombardeada de conteúdos que tem por finalidade atrair e reter potenciais clientes, por isso este tema não poderia ficar de fora neste Curso de Criação de Sites.

O que é preciso para se destacar quando todos investem em um mesmo sentido? A qualidade!

Uma vez que quantidade sem qualidade não pode trazer os resultados esperados, é necessário trabalhar com conteúdos diferenciados desde as suas primeiras publicações.

Quanto maior a dedicação para oferecer algo novo no curso de criação de sites, ímpar e incrível para o seu leitor, melhores as chances de que ele se torne um assíduo lead ou um cliente que faz propaganda boca a boca da sua página.

É a mesma coisa que você possuir uma empresa de tecnologia, e ela ser toda desorganizada, ou seja, não saber como lidar com o marketing, não possuir um gerenciamento de funcionários, não ter um padrão de processos a serem realizados e etc, essa empresa não vai atrair clientes, para ela se organizar seria necessário um sistema erp para empresas de tecnologia, e é a mesma coisa com um site, se você não possuir conteúdos de qualidade você não vai atrair visitantes.

Além de informar, é preciso saber trabalhar como um Copywriting, você sabe o que é isso? 

Copywriting é quem desenvolve um conteúdo incrível com a finalidade de fazer uma venda. Esse conteúdo, é claro, vai muito além de um “Compre agora!”.

Ele engaja o cliente de modo a conduzi-lo pelo funil de vendas até o fechamento.

Neste ponto é indispensável mencionar que além de preocupar-se com a realização de um curso de criação de sites é importante também investir em um Curso de SEO.

Uma vez que a internet norteia-se cada vez mais a partir dos mecanismos de busca, é indispensável saber usar cada técnica e estratégia do assunto para ter a visibilidade e o sucesso esperado.

Portanto, não perca tempo nem deixe de ter os seus resultados. Afinal, não basta ter o melhor site se ele não estiver repleto de SEO em cada mínimo detalhe e novo conteúdo.

Aproveite para Curso de SEO agora mesmo e garanta seu lugar ao sol.

O Layout do site e tudo o que ele precisa ter

Entrando no assunto específico do curso de criação de site, a primeira pergunta que vem à tona é sobre o que é layout. É por isso que a escola de sites é um ótimo lugar para se aprender.

Tipo de grade que tem por objetivo organizar os conteúdos disponíveis em uma página tornando-a mais facilmente compreendida, o layout tem um gigantesco peso nos resultados e no sucesso do seu negócio virtual.

Um layout organizado e que foi bem planejado é absolutamente eficaz para o negócio.

“E o que está contido no layout de um site de sucesso?”, você pode estar se perguntando.

A base de um bom layout tem toda a estrutura em que será inserido o cabeçalho, os botões, o menu e entre outros, todos os pontos são mostrados no curso de criação de sites. Tem ainda a parte do corpo da página em que se inserem textos e vídeos.

Na parte de baixo do site há ainda o rodapé onde geralmente você insere os meios de contato que estarão disponíveis para que o cliente possa vir a falar diretamente com você.

Antes de seguirmos no curso para criação de sites, vale conferir esse passo a passo sobre “Como criar um site”.

Vamos então começar a falar tudo que uma escola de sites pode falar, acompanhe!

Entenda a ferramenta no Curso de Criação de Sites

Que a estrutura de um site é importante e também um fator decisivo para o seu sucesso você já sabe. Mas, que tal recapitular algumas das informações mais simples e básicas quando o assunto é justamente se dedicar a essa construção?

A estrutura base de um site através da ferramenta possui um padrão nítido e claro: Menu, cabeçalho, corpo da página, e rodapé, sendo que pode haver variação na ordem entre cabeçalho e menu conforme a necessidade de cada criação do website.

Cada estrutura mencionada possui uma área específica que permite a sua personalização. Também é possível otimizar seu tempo e seu serviço criando, por exemplo, um mesmo cabeçalho e rodapé para todas as páginas de uma só vez.

Vale lembrar que cabeçalho é a área superior do site, local em que costuma estar visível o logo da empresa, por exemplo. Além disso, nesse espaço também é comum ver algum tipo de menu base para que o cliente percorra todo o seu site.

O menu, como já mencionado, permite que o visitante transite entre as páginas existentes no site.

Todas as principais páginas costumam estar linkadas nesse menu, sendo que ele pode estar visível em todos os endereços eletrônicos do site. O curso criação de sites, ajuda você a entender os mínimos detalhes para obter o máximo em seu aprendizado.

A página, por sua vez, é a parte principal em que se inserem os conteúdos, imagens e vídeos pretendidos de atingir ao visitante e ao público-alvo. É chamada também como “corpo”.

São exemplos de páginas, além daquelas destinadas à publicação e home Page, ou seja, a página principal do site, os Links para “Quem somos”, “Contato” e entre outros.

Por fim, na área inferior do site, existe o rodapé que tem um papel de fundamental importância nessa construção.

Nesse espaço é possível acrescentar a localização da empresa, os telefones e e-mails para contato, link para as redes sociais, direitos autorais e etc. Por isso que o curso criação de sites é importante, você consegue aprender da melhor maneira em pouco tempo.

Principais funcionalidades do construtor de sites

Agora que você já recapitulou a estrutura básica para a construção de um bom layout, é importante entender nesse curso de criação de sites que o construtor de sites precisa ser completo, e que por isso possui uma grande quantidade de funcionalidades. Quer saber quais são elas?

Com um modelos de template é possível acessar vários os modelos de sites fornecidos pela empresa de criação de sites ou web designers.

Alguns dos modelos estão disponíveis para uso, enquanto para ter acesso a outros será necessário um investimento a parte para a sua liberação. É possível visualizar cada modelo nesta aba a fim de encontrar o melhor para o seu negócio.

Agora é hora de nos aprofundar neste curso de criação de sites e começarmos a conhecer outras funcionalidades.

Aprenda as configurações do curso online de criação de sites

Passando para o menu configurações é possível ter acesso a informações restritas do site, tais como o domínio e a hospedagem, tudo integrado para facilitar a vida.

Também é neste link que você confere formulários que podem ser de cunho geral ou específico, importantes fundamentos da parte técnica tanto da construção quanto da configuração do seu site. O curso criação de sites ajuda você a entender mínimos detalhes que podem fazer a diferença na hora de colocar seu site no ar.

layout

O próximo item no menu de funcionalidades refere-se ao layout.

Através desse link configuram-se as estruturas tidas como base da página. Além daquelas já citadas anteriormente, nesta aba é possível definir cores e fontes também.

Páginas

A opção seguinte, chamada “Páginas”, permite a construção da home e da lista geral das páginas do site.

Através dessa opção é fácil controlar onde e como cada endereço virtual do site será acessado, permitindo assim um trânsito mais seguro para o visitante. A condução pelo funil de vendas é uma das estratégias a ser utilizada nessa formatação.

Galerias

Outra funcionalidade do construtor de sites, em galerias você gerencia todas as imagens enviadas para o servidor.

Em arquivos, aba seguinte, é possível fazer o mesmo tipo de gerenciamento e trabalho com documentos e planilhas que serão postadas depois no site.

Edição rápida do curso online de criação de sites

Em edição no curso criação de sites rápida você tem a possibilidade de ver como o layout do site e a estrutura estão, podendo fazer alterações diretas e livres de códigos para facilitar qualquer melhoria como alterar caixas de texto, espaço em que são acrescentadas imagens, etc.

Na sequência é possível clicar em visualização rápida, no menu, para ter uma ideia de como a página está.

A última funcionalidade é a publicação, momento em que toda e qualquer alteração feita são finalmente disponibilizadas ao público em geral tornando-se, portanto, a nova estrutura a ser utilizada pelo site da empresa.

É a publicação definitiva, que deixa a página no ar, e isso se dá com um único clique.

Esse menu, onde todas as funcionalidades citadas estão disponíveis para acesso e total controle, chama-se “Menu de configurações do construtor”. A partir dele é possível fazer todas as melhorias de que seu site precisa, ou ainda trabalhar em sua construção.

O objetivo do curso de criação de sites é deixar tudo bem detalhado, mas você percebeu como é tudo muito prático e bem rapidinho para aprender? Bem, vamos adiante...

Curso para criar site - Lista de componentes

Seja na construção ou na atualização de um website é possível trabalhar com a lista de componentes. Disponível de forma padronizada no lado esquerdo da tela do construtor, é possível ver que dentro dessa lista existem várias abas.

Essas abas, por sua vez, são utilizadas para fazer as transformações necessárias no site. Tanto de forma geral quanto para determinada página, é possível utilizar-se dessa estrutura para trazer melhorias ao seu ambiente interno e, consequentemente, ao externo também.

Como são muitas as abas e os seus respectivos componentes que podem ser trabalhados nesse espaço, a ferramenta disponibiliza um recurso de busca.

Ali, bastará digitar o começo da sua pesquisa para que a própria ferramenta lhe ofereça opções de componentes para checar, conferir e até mesmo melhorar. Essa opção facilita muito a rotina de quem está por trás do arranjo e da criação de um bom site.

No Construtor de sites acabamos de responder:

O que cada uma dessas abas faz? 

Quais são os componentes disponibilizados pela ferramenta nesse espaço?

Curso para criar site - a árvore de componentes

Primeiramente é preciso entender que a árvore de componentes é a área destinada, dentro do espaço do construtor, para a construção das páginas e de seus respectivos layouts no curso criação de sites.

Com a nomenclatura “componentes” nesse espaço é possível ver quais deles já foram inseridos e estão sendo utilizados dentro da estrutura que permite a construção de todo o endereço virtual.

O painel é bastante simples de ser trabalhado.

Através do sistema clica e arrasta até mesmo o usuário com menos conhecimento no assunto consegue tirar de letra a criação de sites.

O material de origem vem da lista de componentes que posteriormente é solto dentro da árvore. Tenha atenção e cuidado para que o novo componente seja arrastado para o lugar certo.

Uma vez dentro da árvore vale a pena reparar que o componente acrescentado sempre aparece por último. Todavia, isso pode ser alterado uma vez que esteja mexendo diretamente nessa estrutura, certo?

A adição automática nos últimos níveis é uma forma de facilitar o encontro deste novo material caso ele seja solto antes do que o necessário. É uma defesa!

Está gostando do curso para criar site?

Entenda os níveis e nomenclaturas dos componentes

Vale lembrar ainda que os componentes no curso criação de sites possui inúmeros níveis e sub-níveis.

O novo item pode ser adicionado diretamente dentro dessas pastas, bastando que você arraste sobre a pasta e espere que apareçam duas setas indicativas de que o componente irá para dentro dessa ramificação.

Alguns componentes têm o nome de container, que nada mais é do que a inserção de componentes dentro de outros componentes. Juntos, por sua vez, eles formam a árvore.

Toda essa estrutura oferece um visual adequado e bem estruturado para o visitante da sua página.

Outra informação válida no curso criação de sites é que quando se trabalha com a árvore de componentes você tem acesso a uma visualização, que se dá nessa ordem: Componente, que nada mais é do que o próprio nome como, por exemplo, painel, tipo e ações.

Na coluna tipo o componente é classificado como um container, um page header, content block, responsive, imagem e entre outros.

Para facilitar o trabalho é indicado renomear os componentes a fim de que com a personalização fique mais fácil o seu manejo.

Em ações você consegue duplicar, ocultar e remover cada componente que já está na página.

Você também tem um painel de busca para facilitar a construção da sua página ou site. Assim como na lista de componentes, essa ferramenta agiliza muito o trabalho e aponta especificamente para o item pesquisado. 

Está gostando do curso de criação de sites? Então vamos em frente, agora é hora de ver sobre os principais componentes do construtor de sites.

Principais componentes para o Curso de Criação de Site

Galerias

Disponível no menu de opções do construtor no , a galeria deve estar sempre organizada para facilitar a manutenção e a localização das imagens que podem ser subdivididas em pastas menores, dentro da galeria raiz, que é a pasta principal e que faz parte da estrutura básica.

Para criar uma nova galeria basta clicar em “+ Adicionar galeria”. Dê um nome e crie uma pasta.

Caso seja necessário excluí-la, lembre-se de primeiramente limpar o que está dentro da pasta antes de fazer a completa exclusão.

Vale lembrar que é possível adicionar as imagens tanto na galeria raiz quanto nas demais, criadas conforme a sua necessidade.

Responsividade

Componente importantíssimo, responsividade diz respeito à adequação do conteúdo a diferentes telas e resoluções. Afinal, hoje em dia o cliente pode acessar o conteúdo a partir de computadores, tablets e celulares, não é mesmo?

No curso criação site no construtor de sites você poderá configurar a responsividade do site através de colunas. Para tanto é necessário definir com atenção as resoluções a fim de que o conteúdo se ajuste a diferentes tamanhos de apresentação garantindo assim uma melhor experiência do usuário.

Aproveite uma dica extra de responsividade, como configurar o offset:

Bordas, margens e espaçamentos

Em muitos componentes existe ainda uma aba chamada “Bordas, margens e espaçamentos”.

Para configurar, basta acessar o painel referente a esta ação e determinar em qual aba será mexida uma vez que existe a diferenciação entre tablet, PC e smartphone.

As configurações permitem que você determine, por exemplo, a cor e a espessura da borda lembrando que para facilitar você pode utilizar dos códigos HTML para fazer a completa configuração desse componente.

Com as margens e espaçamentos acontece a mesma coisa. Você determina o valor respectivo para o topo, esquerda, direita e assim por diante.

Larguras do Display

A propriedade larguras do display encontra-se disponível em algumas estruturas bases do construtor tais como rodapé e painel, por exemplo.

Com duas opções, total e padrão, as larguras podem ser personalizadas, mas indica-se primeiramente o uso dessas opções que são dadas pela ferramenta.

Por se tratar de uma questão estética é importante que na construção da página ou site sejam feitos testes, a fim de definir a melhor e mais atrativa opção.

A ocupação pode ser restringida a blocos de conteúdo e entre outros.

Títulos H1,H2, H3... H6

Componentes que estão localizados na lista, na hora de compor o seu texto no curso criação de sites, é importante fazer o uso correto dos títulos.

O Título H1, por exemplo, geralmente aparece apenas uma vez em cada página visto que trata-se do título principal do conteúdo. Contudo, os demais podem ser repetidos conforme a necessidade e o formato do texto.

É importante seguir uma ordem cronológica no uso desses títulos.

Os subtítulos devem ser escritos em H2, enquanto seus tópicos e subtópicos em H3 e H4.

Pense no desenho, na estrutura do conteúdo, para checar se o uso de tais títulos está correto e adequado.

Painel

Vale citar ainda o componente painel que é uma estrutura que permite a organização e o alinhamento facilmente percebido quando você olha ou acessa o site final.

Os componentes podem ser inseridos acima, abaixo ou dentro do painel, nunca para os lados tal como em uma linha de caderno, certo?

Nas configurações você pode renomear o painel, fazer âncoras para referenciá-lo, pode determinar os tamanhos, margens, alturas e outros.

Você consegue definir até mesmo se quer que o painel tenha ou não uma sombra. A estética e a funcionalidade da página estão diretamente relacionadas a essa criação.

Bloco de conteúdo

Entre os componentes não poderia faltar também o bloco de conteúdo que está na aba de contêineres da lista no curso criação site.

Para inseri-lo é fácil, sistema clica e arrasta.

Com uma maior liberdade de posicionamento, o bloco de conteúdo pode ser trabalhado de várias formas dentro da sua página. Você pode renomear o título do bloco, fazer âncoras e ainda determinar margens.

Muitas opções de configuração do bloco de conteúdo são iguais as do painel. Entretanto, vale destacar que a responsividade é tratada como coluna a fim de garantir um encaixe perfeito em todas as telas e resoluções para uma melhor experiência do usuário durante a leitura.

Cabeçalho

Também no curso criação de sites com área de construção específica – layout, cabeçalho – dentro do menu do construtor, essas configurações têm um padrão básico que pode ser personalizado.

A primeira opção refere-se à cor de fundo (A) desse espaço. Também possui uma cor (B) de gradiente para dar um efeito diferenciado, uma cor secundária.

Você pode determinar a largura, total ou padrão, e a altura que não é necessário ser configurada uma vez que a acomodação de outros componentes trabalha nessa definição de modo automático.

A altura cresce conforme os acréscimos que são feitos, sendo interessante deixar o espaço vazio para uma melhor estética, salvo em casos específicos.

Menu

A maior parte dos sites tem um menu claro e de fácil acesso, não é mesmo? No construtor de sites o trabalho para oferecer esta área ao visitante é bem simples. Com dois componentes, a árvore é formada de acordo com os itens a serem inseridos.

Assim como outros componentes já citados, nas configurações é possível determinar cores A e B, o espaço destinado ao texto, possíveis imagens, entre outras especificações.

Rodapé

O último componente a ser mencionado neste curso de criação de sites, o rodapé tem uma área específica de trabalho.

A lista e a árvore de componentes se assemelham muito àqueles usados no cabeçalho com propriedades semelhantes como cor primária e secundária.

É interessante que o rodapé aparece após os componentes de modo automático. Ou seja, caso alguma página não preencha o viewport, o rodapé aparecerá logo na sequência, livrando a página de ter um amplo espaço em branco.

É claro neste curso de criação de sites abordamos os principais componentes, mas o construtor de sites tem muitos outros componentes para facilitar a vida da criação.

Nada melhor que a prática, certo? Então separamos abaixo alguns vídeos práticos de criação de sites para este curso de criação de sites ficar bem dinâmico.

Criação de sites: Você precisa ir além para atingir o sucesso!

Como você pode ver ao longo deste material, são muitos os detalhes e cuidados na hora de personalizar o seu site ou página. E, é claro, cada um desses pequenos cuidados conta, e conta muito, quando o assunto é ser a referência dentro do seu mercado, ou seja, o melhor!

Ter um construtor simples e que lhe ensine o passo a passo para ter e publicar o melhor projeto no ambiente virtual é sem dúvida um ótimo pontapé para o sucesso, motivo que evidencia a necessidade de se fazer um curso completo em criação de sites!

Criar um site é o primeiro passo para ter sucesso quando o assunto é se destacar.

Independente da área em que seu negócio atue, essa construção deve ser planejada, bem disciplinada e organizada para que atinja ao público oferecendo o que há de melhor, de um jeito simples e que converta a um maior número de clientes.

“Mas, como tirar o esboço do papel e transformar em realidade?” Essa é uma das perguntas que muitos empreendedores e empresários fazem de modo recorrente, afinal levar o negócio para o mercado virtual não é algo que aconteça da noite para o dia, certo? Pois bem, esse passo a passo é ensinado de um jeito bem simples através do curso de criação de sites.

Para aprender em maiores detalhes sobre como configurar cada um dos componentes que foram mencionados ao longo de todo este conteúdo você pode, portanto, dedicar algum tempo assistindo aos vídeos completos que falam, e mostram, especificamente sobre o tema.

Quer desmistificar a criação de sites e criar uma página atraente e bem completa para o lead?

O Curso de Criação de Sites traz um passo a passo eficiente sobre como ter o melhor site! Portanto, aproveite para ir além e obter mais conhecimentos sobre o assunto.

Veja como é simples ter o melhor endereço virtual e permita que sua marca cresça a partir de um investimento assertivo e que vai lhe trazer excelentes resultados.

Seja estratégico, conecte-se!

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.