Marketing na era digital: o que aprender com as grandes agências do mercado?

Marketing na era digital

Por Comunicação Liguesite. Postado em 11/10/2018. Última atualização em 11/10/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

O marketing tradicional está sofrendo alterações devido à modernização da internet. Apostar em um bom posicionamento no Google, nas estratégias de SEO e em outros fatores, como a visibilidade em redes sociais, são questões fundamentais para o marketing na era digital.

Tanto é verdade, que existem diversas grandes agências no mercado especializadas apenas nesse tipo de marketing. Seguindo os fundamentos mais atuais, elas trazem para as empresas vantagens e benefícios gigantescos na captação e conversão de clientes.

Mas como é possível aprender com as práticas dessas grandes agências? Neste artigo, abordaremos os principais aspectos de suas estratégias que você precisa conhecer. Confira!

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As agências de comunicação

Os últimos anos trouxeram uma verdadeira revolução para o mercado das agências de comunicação. Com o crescimento meteórico do marketing digital, é muito comum encontrar várias agências que pararam no tempo, incapacitadas de suprir a demanda por esse meio tão importante.

O problema de muitas delas é que, em um mercado tão competitivo, investir em mão de obra ou em capacitação de profissionais para que eles se especializem em marketing digital, muitas vezes, não é uma opção.

As agências de marketing na era digital

A expansão do mercado digital fez surgirem agências de marketing especializadas na divulgação de marcas no ambiente online. Se, antigamente, o marketing digital era visto apenas com uma função das agências de comunicação tradicionais, hoje em dia existem empresas dedicadas exclusivamente a ele.

Mas o que fazem agências unicamente digitais? Entre as várias ações sob responsabilidade desse tipo de empresa, está, em primeiro lugar, o planejamento estratégico. Elas são responsáveis pela elaboração das estratégias a serem tomadas a fim de alcançar um determinado objetivo, como um aumento das vendas ou um maior alcance do público-alvo.

É de responsabilidade desse tipo de agência, também, a produção de conteúdo para o site ou para o blog da marca. Hoje em dia, esse tipo de ação é fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca, o que demanda a produção de artigos e posts qualificados e otimizados para os padrões do Google.

Além disso, uma boa agência de marketing digital escolhe as ferramentas ideais para o tipo de negócio de seus clientes. Isso porque as necessidades de grandes e pequenas empresas são muito distintas, o que faz com que seja necessário entender melhor o perfil e a disponibilidade de recursos de cada uma.

Por fim, as boas agências digitais sabem analisar com clareza as tendências do mercado, antecipando as constantes transformações do ambiente digital e oferecendo para seus clientes as oportunidades mais vantajosas. Isso sem contar, é claro, a mensuração e a análise dos resultados obtidos por cada campanha lançada. Apenas dessa forma é possível realizar o fechamento do ciclo de um bom planejamento.

Como criar uma agência de marketing digital

O funcionamento de uma agência de marketing na era digital

As boas agências digitais contam com um funcionamento bastante organizado e específico, separado em setores que, muitas vezes, podem ser comuns a outras agências. São eles:

Atendimento                                                                                            

O primeiro contato de um cliente com a agência de marketing digital é o atendimento. Esse setor é o responsável por coletar os dados do possível cliente e negociar a venda. Após essas tarefas, o atendimento passa o briefing para o setor de planejamento.

Além disso, os profissionais de atendimento também são responsáveis pela captação de novos clientes e pela manutenção e fidelização dos antigos.

Planejamento

Com o briefing elaborado, a equipe de planejamento passa a produzir as estratégias do projeto em questão, sempre levando em consideração as características específicas de cada cliente. É aqui que são definidos os passos e ações que serão executados para alcançar o objetivo final.

Caso o cliente seja uma empresa nova e sem presença digital, o planejamento também ajuda na elaboração do esboço do site para sua posterior programação e lançamento.

Criação e produção

É nesse setor que a mágica acontece. Os profissionais de criação e produção são responsáveis por colocar em prática tudo aquilo que foi preconizado pela seção de planejamento, atuando nas mais diversas frentes:

  • SEO/SEM: boas agências de marketing digital dedicam tempo para cuidar das otimizações dos mecanismos de busca de seus clientes. É nessa etapa que são definidas as palavras-chave a serem utilizadas nas campanhas e a otimização do conteúdo já existente, visando sempre ao melhor posicionamento no Google e outros mecanismos de busca;

  • Marketing de conteúdo: o setor de produção de conteúdo é também um dos mais importantes de uma agência digital. São os responsáveis por alimentar o site da empresa, gerando conteúdo para blog e para as mídias sociais;

  • Social media: o setor de social media possui profissionais que cuidam e alimentam as redes sociais de seus clientes. Hoje em dia esses meios de divulgação são essenciais para boas estratégias de divulgação online;

  • Links patrocinados: a etapa do patrocínio de links é fundamental, pois almeja gerar um tráfego de qualidade para o site. Aqui, são definidas estratégias de divulgação para o público-alvo utilizando-se do alcance aumentado dos links patrocinados;

  • E-mail marketing: o e-mail marketing é outro aspecto fundamental para a expansão do alcance do público. Montagem, manutenção e alimentação de um mailing bem estruturado são funções importantes dos profissionais responsáveis por essa etapa.

Análise de resultados

Outro ponto essencial de uma boa agência de marketing é a análise detalhada e constante dos resultados obtidos pelas campanhas. É indispensável conhecer melhor os públicos para implementar, sempre, as estratégias mais adequadas a cada um.

Franquias de Marketing na era digital

Como você pôde ver, o trabalho de uma agência de marketing digital na era digital é bastante complexo, envolvendo várias etapas e profissionais.

Se você pretende oferecer soluções digitais aos seus clientes, pense em fazê-lo com o menor custo possível. Terceirizar os Serviços Digitais é uma ótima opção, pois não será necessário expandir a estrutura da agência, por exemplo.

Pensando nesse cenário de exaltação do marketing na era digital, convém analisar a hipótese de investir em uma franquia de marketing desse tipo. Assim, você conseguirá se manter atualizado no mercado e contar com a experiência de uma empresa presente há anos no mercado mundial.

Quer saber mais sobre as práticas de agências digitais? Então não deixe de baixar nosso e-book que te ensina tudo sobre como entrar no mercado digital e conquistar novos clientes!

Quer entrar no Marketing na era digital? Vamos lá!

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