Franquias de e-commerce saiba como elas funcionam

Franquias de e-commerce

Por Comunicação Liguesite. Postado em 13/09/2018. Última atualização em 13/09/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Que as franquias de e-commerce são os grandes destaques desta década, você já sabe, certo? Mas, o que deve ser levado em conta na hora de empreender a partir de um modelo de negócios desses? Quais são os pontos em que é necessário prestar mais atenção?

Para quem procura oportunidade de negócio, é claro que as franquias de e-commerce são a melhor opção em que investir.

Por isso, veja ao longo deste artigo mais detalhes sobre como elas funcionam e o que você deve checar no modelo de negócio antes de ser um franqueado.

CONTINUAR LENDO

O que fazem as Franquias de E-commerce?

O mercado e-commerce não para de crescer. Dentro do espaço virtual, ao longo dos últimos anos, as pessoas têm comprado cada vez mais na rede online.

São milhões de pedidos feitos e a tendência é que esses números continuem a crescer. Neste cenário, ter uma franquia de e-commerce com certeza é uma boa opção em que investir, não é mesmo?

Mas, o que fazem essas franquias? Em resumo, as franquias de e-commerce atuam no ambiente online conquistando público e gerando receita num espaço em que não existe limite.

Veja como uma franquia Liguesite fez uma empresa aumentar 1500% do seu faturamento

Repletas de vantagens, essas oportunidades garantem investimentos menores já que não é necessário desprender gastos com o ambiente físico, a possibilidade de atender e vender 24 horas por dia, 7 dias por semana e nos 365 dias do ano. Além de vendas menos desgastantes, ou seja, você não precisa ficar empurrando ou argumentando com o cliente para que ele compre.

A internet é um ambiente cuja palavra agilidade impera. Desde que a franquia de e-commerce se preocupe com o essencial, que é ser encontrado no espaço virtual, ter qualidade para prender a atenção do internauta e entregar tudo o que está sendo prometido, não tem como os resultados não serem bons o suficiente.

"Nossa missão é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet. Veja um caso real onde um franqueado Liguesite impulsionou os resultados de um cliente em 100 mil reais." Diz Wallace Castro - Diretor de Expansão da Rede Liguesite.

Agora que já sabemos o que fazem as Franquias de E-commerce, vamos entender o que checar nesses negócios, acompanhe:

Plataforma própria e exclusiva

Um dos primeiros pontos em que reparar quando o assunto é investir em uma franquia de e-commerce é saber se a franqueadora possui uma plataforma própria ou é algo padrão de mercado, afinal um franquia precisa ter o requinte da exclusividade.

Outro ponto da plataforma própria é a exclusividade dos códigos, a melhoria constante de acordo com as necessidades globais e o suporte de perto.

Essa plataforma tem integrações com a hospedagem, e com os sistemas administrativos? Essa é outra pergunta que você deve sempre fazer.

Investir em uma franquia de e-commerce que utiliza uma plataforma free como WordPress ou algo do gênero perde completamente o sentido de exclusividade.

Porque o design que usava WordPress optou por uma franquia Liguesite?

Há sistema de gestão integrado de franquias?

Outro ponto importante em que avaliar a franquia de e-commerce é se por trás dela existe também um sistema de gestão integrado e próprio.

Hoje em dia, com tantas tecnologias e avanços, é indispensável garantir que o seu negócio tenha acesso a um bom software que colabore com o desenvolvimento das atividades, bem como com o crescimento.

O sistema de gestão de franquias de e-commerce variará conforme cada caso. Mas, como regra geral, deve ajudar e agilizar no acompanhamento dos clientes, fazer nutrição, atender recursos financeiro e comerciais, tudo a fim de garantir sua fidelização.

Esses sistemas devem ainda controlar as receitas recorrentes e entregar resultados que permitam o crescimento contínuo do empreendimento. A partir dos dados do sistema deve ser possível avaliar os cenários existentes e também traçar estratégias para o futuro da sua franquia.

button_article_css]

O Ronaldo Franqueado do RS sabe bem a importância da Receita Recorrente, acompanhe! 

Existe treinamento e suporte?

Está pensando em ser um franqueado? Que ótimo! Afinal, este é um mercado de muito resultado hoje em dia. Mas, será que desde o início você saberá administrar tudo e ter excelência no oferecimento do seu serviço ou produto?

Na lista sobre o que checar no momento da escolha da sua franquia de e-commerce é indispensável saber se o franqueador disponibiliza treinamentos e suportes para que você consiga usar absolutamente todas as ferramentas e recursos que estão disponíveis no seu empreendimento. Há um passo a passo claro sobre o que e como fazer?

Um bom exemplo neste tópico é o que a Liguesite faz pelos seus franqueados. Existe nada menos do que a Universidade Liguesite, em que cada ponto da oportunidade e da rotina de trabalho da franquia é explicado com muita riqueza de detalhes para melhor aproveitamento. Fica fácil tornar-se o melhor desta forma, não é mesmo?

"Qualificar os empreendedores das franquias faz parte do nosso DNA Liguesite." Diz Ricardo Palandi - Franquia Liguesite SP Zona Norte.

Quais são os valores a serem pagos?

Também é importante avaliar quais são os valores e compromissos do franqueado com a franqueadora. Afinal, estes deverão ser mantidos pelo tempo acordado entre essas partes.

Taxas

Quais são as taxas a serem pagas mensalmente para a franqueadora? Essas taxas se referem a que, por exemplo, fundo de marketing?

Royalties

Qual o valor a ser pago mensalmente pela regalia, ou privilégio, como é a tradução do termo royalties, pela utilização da marca da franquia de e-commerce?

Vale lembrar que o direito de usar este modelo de negócio existe apenas mediante tal pagamento.

Prazo de contrato

Também é importante checar, por fim, qual o tempo de vigência do contrato.

Os contratos podem ser de 24 meses a 5 anos, na sua grande maioria. Após o término do contrato as partes ficarão livres para renovar ou encerrar a parceria.

Como prospectar e comercializar?

Para finalizar as dicas sobre o que checar quando o assunto é escolher uma franquia de e-commerce, é importante avaliar quais serão as formas de prospecção e comercialização.

Há apenas a opção de fazer contato via online ou é possível expandir para o ambiente off?

Online

Tratando-se das estratégias online é importante que sua franquia de e-commerce preveja investimentos com o AdWords, com portais especializados, além de mídias e redes sociais como Facebook e LinkedIn.

Offline

Por sua vez, quando se fala na prospecção e comercialização offline, é importante garantir que seu e-commerce tenha indicações, estratégias outbound e ente outros. Que tal usar o mercado de afiliados para garantir sua estratégia off? Vale lembrar ainda que há espaço para o porta a porta e para o boca a boca também entre as formas de prospectar e comercializar offline.

As franquias de e-commerce são, em resumo, ótimos empreendimentos quando se busca investir em algo sólido, repleto de resultados e ainda assim prático. Extinguindo a necessidade de administrar um lugar físico, podendo administrar os horários, entre outros benefícios, é uma excelente alternativa para quem procura mais flexibilidade, por exemplo.

Aproveite para entender melhor sobre as franquias de e-commerce que são verdadeiras franquias de sucesso. Garanta o seu lugar de destaque neste mercado tornando-se um franqueado de quem entende e é referência nesse assunto!

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.