Franquias de e-commerce saiba como elas funcionam

Franquias de e-commerce

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

Que as franquias de e-commerce são os grandes destaques desta década, você já sabe, certo? Mas, o que deve ser levado em conta na hora de empreender a partir de um modelo de negócios desses? Quais são os pontos em que é necessário prestar mais atenção?

Para quem procura oportunidade de negócio, é claro que as franquias de e-commerce são a melhor opção em que investir.

Por isso, veja ao longo deste artigo mais detalhes sobre como elas funcionam e o que você deve checar no modelo de negócio antes de ser um franqueado.

CONTINUAR LENDO

O que fazem as Franquias de E-commerce?

O mercado e-commerce não para de crescer. Dentro do espaço virtual, ao longo dos últimos anos, as pessoas têm comprado cada vez mais na rede online.

São milhões de pedidos feitos e a tendência é que esses números continuem a crescer. Neste cenário, ter uma franquia de e-commerce com certeza é uma boa opção em que investir, não é mesmo?

Mas, o que fazem essas franquias? Em resumo, as franquias de e-commerce atuam no ambiente online conquistando público e gerando receita num espaço em que não existe limite.

Repletas de vantagens, essas oportunidades garantem investimentos menores já que não é necessário desprender gastos com o ambiente físico, a possibilidade de atender e vender 24 horas por dia, 7 dias por semana e nos 365 dias do ano. Além de vendas menos desgastantes, ou seja, você não precisa ficar empurrando ou argumentando com o cliente para que ele compre.

A internet é um ambiente cuja palavra agilidade impera. Desde que a franquia de e-commerce se preocupe com o essencial, que é ser encontrado no espaço virtual, ter qualidade para prender a atenção do internauta e entregar tudo o que está sendo prometido, não tem como os resultados não serem bons o suficiente.

Agora que já sabemos o que fazem as Franquias de E-commerce, vamos entender o que checar nesses negócios, acompanhe:

Plataforma própria e exclusiva

Um dos primeiros pontos em que reparar quando o assunto é investir em uma franquia de e-commerce é saber se a franqueadora possui uma plataforma própria ou é algo padrão de mercado, afinal um franquia precisa ter o requinte da exclusividade.

Outro ponto da plataforma própria é a exclusividade dos códigos, a melhoria constante de acordo com as necessidades globais e o suporte de perto.

Essa plataforma tem integrações com a hospedagem, e com os sistemas administrativos? Essa é outra pergunta que você deve sempre fazer.

Investir em uma franquia de e-commerce que utiliza uma plataforma free como WordPress ou algo do gênero perde completamente o sentido de exclusividade.

Há sistema de gestão integrado de franquias?

Outro ponto importante em que avaliar a franquia de e-commerce é se por trás dela existe também um sistema de gestão integrado e próprio.

Hoje em dia, com tantas tecnologias e avanços, é indispensável garantir que o seu negócio tenha acesso a um bom software que colabore com o desenvolvimento das atividades, bem como com o crescimento.

O sistema de gestão de franquias de e-commerce variará conforme cada caso. Mas, como regra geral, deve ajudar e agilizar no acompanhamento dos clientes, fazer nutrição, atender recursos financeiro e comerciais, tudo a fim de garantir sua fidelização.

Esses sistemas devem ainda controlar as receitas recorrentes e entregar resultados que permitam o crescimento contínuo do empreendimento. A partir dos dados do sistema deve ser possível avaliar os cenários existentes e também traçar estratégias para o futuro da sua franquia.

Existe treinamento e suporte?

Está pensando em ser um franqueado? Que ótimo! Afinal, este é um mercado de muito resultado hoje em dia. Mas, será que desde o início você saberá administrar tudo e ter excelência no oferecimento do seu serviço ou produto?

Na lista sobre o que checar no momento da escolha da sua franquia de e-commerce é indispensável saber se o franqueador disponibiliza treinamentos e suportes para que você consiga usar absolutamente todas as ferramentas e recursos que estão disponíveis no seu empreendimento. Há um passo a passo claro sobre o que e como fazer?

Um bom exemplo neste tópico é o que a Liguesite faz pelos seus franqueados. Existe nada menos do que a Universidade Liguesite, em que cada ponto da oportunidade e da rotina de trabalho da franquia é explicado com muita riqueza de detalhes para melhor aproveitamento. Fica fácil tornar-se o melhor desta forma, não é mesmo?

Quais são os valores a serem pagos?

Também é importante avaliar quais são os valores e compromissos do franqueado com a franqueadora. Afinal, estes deverão ser mantidos pelo tempo acordado entre essas partes.

Taxas

Quais são as taxas a serem pagas mensalmente para a franqueadora? Essas taxas se referem a que, por exemplo, fundo de marketing?

Royalties

Qual o valor a ser pago mensalmente pela regalia, ou privilégio, como é a tradução do termo royalties, pela utilização da marca da franquia de e-commerce?

Vale lembrar que o direito de usar este modelo de negócio existe apenas mediante tal pagamento.

Prazo de contrato

Também é importante checar, por fim, qual o tempo de vigência do contrato.

Os contratos podem ser de 24 meses a 5 anos, na sua grande maioria. Após o término do contrato as partes ficarão livres para renovar ou encerrar a parceria.

Como prospectar e comercializar?

Para finalizar as dicas sobre o que checar quando o assunto é escolher uma franquia de e-commerce, é importante avaliar quais serão as formas de prospecção e comercialização.

Há apenas a opção de fazer contato via online ou é possível expandir para o ambiente off?

Online

Tratando-se das estratégias online é importante que sua franquia de e-commerce preveja investimentos com o AdWords, com portais especializados, além de mídias e redes sociais como Facebook e LinkedIn.

Offline

Por sua vez, quando se fala na prospecção e comercialização offline, é importante garantir que seu e-commerce tenha indicações, estratégias outbound e ente outros. Que tal usar o mercado de afiliados para garantir sua estratégia off? Vale lembrar ainda que há espaço para o porta a porta e para o boca a boca também entre as formas de prospectar e comercializar offline.

As franquias de e-commerce são, em resumo, ótimos empreendimentos quando se busca investir em algo sólido, repleto de resultados e ainda assim prático. Extinguindo a necessidade de administrar um lugar físico, podendo administrar os horários, entre outros benefícios, é uma excelente alternativa para quem procura mais flexibilidade, por exemplo.

Aproveite para entender melhor sobre as franquias de e-commerce que são verdadeiras franquias de sucesso. Garanta o seu lugar de destaque neste mercado tornando-se um franqueado de quem entende e é referência nesse assunto!

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.