O que é o Google Adwords e como pode fazer sua franquia vender mais

O que é o Google Adwords e como pode fazer sua franquia vender mais

Por Artigo de João Cesar. Postado em 20/04/2017. Última atualização em 20/04/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Muitas pessoas ainda estão acostumadas a divulgarem seus serviços boca a boca e porta a porta. Ainda que esses tipos de anúncios possam ter utilidade, as campanhas de anúncios pela internet podem aumentar as chances de compra.

Diversas empresas não anunciam online por desconhecimento ou por medo de seus gestores. Independentemente do motivo, se esse é seu caso, auxiliaremos você a entender:

  • o que é o Google Adwords;
  • qual é a sua serventia;
  • qual é o funcionamento e
  • como a ferramenta auxiliará sua franquia a vender mais.

Você está preparado para aumentar suas vendas? Boa leitura!

O que é o Google AdWords?

O AdWords é a plataforma de publicidade do Google por links patrocinados. O serviço é responsável pela maior parte do faturamento da empresa. Para você ter uma ideia, praticamente 96% dos 37 bilhões conquistados em 2011 vieram da plataforma.

Esse rendimento demonstra que muitas empresas já entenderam a importância e a eficácia da plataforma do Google.

Veja também: AdWords - Um guia completo feito pelas franquias de Marketing Digital

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Para que serve?

Há algumas décadas, as vendas de serviços e produtos eram feitas, muitas vezes, de porta a porta. Porém, com o advento da internet, tornou-se interessante utilizar outras formas de promoção da sua marca, produtos e serviços.

Alguns motivos são:

  • embora muitas pessoas passem muito tempo fora de casa, estão sempre conectadas à internet em seus dispositivos móveis;
  • as pessoas querem pesquisar mais antes de comprar algum produto ou adquirir serviços;
  • existe a possibilidade de poder anunciar em sites que tratam do serviço dos anunciantes.

O que torna a plataforma muito importante é o alcance que ela possui. Ela está presente no buscador mais utilizado no mundo, bem como em serviços muito importantes como o Gmail, o Blogger e o Youtube.

Além disso, possui milhares de sites parceiros espalhados em todo o mundo, o que garante que a sua publicidade será realmente vista.

Diferentemente de outros meios de marketing, os links patrocinados garantem que o seu anúncio realmente chegará ao público que você precisa. A efetividade que você tanto procurou nas formas de divulgar sua marca e seu produto está aqui.

Em 2016, o IBGE mostrou que o número de internautas já passa dos 100 milhões. Tal dado significa que há muitas pessoas prontas para verem seu anúncio. E mais: em um número muito superior ao horário nobre da Globo em um final de novela!

Veja também: AdWords é uma solução para o seu negócio?

Como funciona?

Por meio da ferramenta, anunciantes podem divulgar seus produtos, eventos e serviços das seguintes formas:

  • em pesquisas do Google (pesquisas efetuadas no Google Play, no Google Shopping e no Google Maps (mesmo aquelas efetuadas no aplicativo);
  • em sites parceiros de pesquisa do Google, que dedicam um espaço em seu site para veiculação da pesquisa Google;
  • na Rede Display, que apresenta anúncios em páginas da empresa (como o Google Finance, Gmail, Blogger e YouTube) e de sites parceiros.

Veja outras dicas em nosso E-book Marketing digital em 6 passos.

Você pagará o que planejou

Talvez você acredite que é muito arriscado começar a anunciar, uma vez que seus gastos podem ficar descontrolados. Nesse caso, você pode ficar tranquilo!

É possível configurar um orçamento mensal para todos os seus anúncios. Isso garantirá que você não pagará mais do que deseja.

O valor será calculado de acordo com suas necessidades

A plataforma cobrará de você pela exibição dos anúncios ou pelos cliques efetuados, de acordo com a sua estratégia.

Por exemplo, uma empresa que deseje aumentar o reconhecimento de sua marca pode focar suas ações para exibir seus anúncios ao maior número de pessoas possível.

Por outro lado, para outras empresas (e a maioria das franquias) que já possuem bom reconhecimento de marca, faz mais sentido pagar apenas quando um usuário está interessado em algum serviço ou produto.

Como o AdWords pode ajudá-lo a aumentar as vendas da sua franquia?

A plataforma possui diversos motivos para que você veja suas vendas aumentarem. Veja alguns:

Segmentação de anúncios

Você pode separar apenas aquele tipo de pessoa que interessa para a sua empresa. Caso você trabalhe com a Rede Display, é possível selecionar determinados tipos de sites ou mesmo escolher especificamente quais são as páginas em que você deseja veicular seus anúncios.

Já na Rede de Pesquisa, seu anúncio será veiculado quando um internauta pesquisar termos similares àqueles que representem seus produtos ou serviços.

Além disso, caso você prefira atender apenas clientes que estão perto de você, existem segmentações para localidade. Com elas, você seleciona pessoas que estão ao redor de sua empresa.

A segmentação auxilia que os recursos serão direcionados apenas para o público desejado, diminuindo o desperdício e aumentando as chances de compra por parte do usuário.

Outras formas de segmentação são por:

  • características sociais e geográficas (local, idade e idioma) do público-alvo;
  • programação (horários, dias e frequência);
  • dispositivos (escolhe para quais dispositivos seu anúncio será visualizado).

Anúncios no Google Maps

O que você acha sobre anunciar para pessoas quando elas buscarem no Google Maps por serviços como os que você oferece?

Segundo os dados da empresa, 82% das buscas continuam posteriormente via telefone ou presencialmente. Essa é uma ótima possibilidade para você atrair clientes para seu negócio.

Grande alcance

O Google possui a marca extraordinária de 96,7% das buscas. Esse dado, por si só, já é um motivo para você considerar que anunciar nessa rede aumentará suas vendas.

A possibilidade de seus anúncios serem veiculados são maiores do que qualquer evento ou programação existentes.

Segurança

Como já demonstramos, você pode modificar a qualquer momento o investimento em suas campanhas. Isso garante a segurança que você precisa para anunciar.

Além disso, você pode modificar as configurações de suas campanhas e anúncios quando quiser, seja em relação às palavras-chave, às segmentações ou a qualquer outra questão.

Bons resultados

Os diversos casos e números gerais, divulgados pela empresa, demonstram que os negócios podem vender ainda mais com o auxílio da plataforma. Veja alguns dados impressionantes:

  • mais de 1,2 milhão de empresas investem na plataforma;
  • mais de um milhões de sites são parceiros do Google para veiculação do seu anúncio;
  • 70% dos usuários que fazem buscas por celulares ligam para as empresas pelo próprio aplicativo;
  • 72% dos especialistas em AdWords demonstraram interesse em aumentar o investimento;
  • as empresas, em média, possuem lucro de 100% do que foi investido na ferramenta.

Cada dado acima deve fazer com que você pense bastante a respeito. Como melhorar suas campanhas de marketing? Como ser efetivo e encontrar as pessoas que querem o que você oferece?

Aqui nas Franquias de Marketing Digital Liguesite, utilizamos e muito os recursos do Google AdWords, tanto para nós, como para nossas Franquias e também para nossos clientes, por isso recomendamos esse recurso para todos os negócios.

O Google Adwords oferece para você e sua franquia formas efetivas para encontrar seu futuro cliente. A cada segundo, milhares de pessoas estão procurando por serviços como os que você oferece! É interessante, assim, estar disponível para que elas encontrem sua empresa.

Na dúvida, uma forma de obter todos esses resultados é procurar um serviço especializado no assunto.

E aí, entendeu o que é o Google AdWords e como essa ferramenta pode auxiliar sua franquia? Quer conferir outras dicas exclusivas para alavancar o sucesso do seu site? Então baixe agora mesmo nosso e-book e descubra quais são as "10 coisas que o Google afirma que o seu site não pode deixar de ter".

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Até o próximo!

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Palestrante e pós graduado em tecnologia, vem empreendendo há 20 anos em diversos segmentos do mercado, atualmente participa como voluntário do ITFB e ICM, é conselheiro da rede de Franquias Liguesite.

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